sábado, 7 de junho de 2008

PARA FALAR EM DESENVOLVIMENTO LOCAL/REGIONAL SUSTENTÁVEL:UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO
A idéia de desenvolvimento vem mudando ao longo da história, diferentemente do que se tentou impor como pensamento único no passado, cujo objetivo era o crescimento econômico sendo o mercado condutor de todos os processos, hoje se tem clareza da existência de várias concepções sendo disputadas.
Para Furtado (2000:09), o desenvolvimento enquanto idéia de progresso tem suas raízes em três correntes do pensamento europeu do século XVIII, ao assumirem uma visão otimista da história. 1) O iluminismo, onde a história é uma marcha progressiva para o racional; 2) A acumulação de riqueza, como opção de um futuro que encerra uma promessa de melhor bem estar e 3) A expansão geográfica da influência européia, como acesso a uma forma superior de civilização para os povos da terra ditos “retardados”.
A rigor pode-se compreender que o desenvolvimento econômico é o crescimento econômico acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população proporcionando alterações profundas no modelo da economia, da organização política e social.
O período pós-guerra é um marco para o conceito de desenvolvimento econômico, devido à criação de organismos internacionais como o BIRD e FMI com o objetivo de reconstruir os países arrasados pela 2ª guerra mundial e emprestar dinheiro para o desenvolvimento dos países do terceiro mundo.Assim nos anos 50 e 60 o conceito de desenvolvimento evolui com a inclusão das questões sociais entre outras questões, incorporadas pela tecnocracia das instituições financeiras multilaterais.
Na década de 70, o conceito de desenvolvimento avançou com o efervescer do debate sobre a consciência dos impactos ambientais tanto a nيvel mundial com as grandes questões que colocam em cheque a vida no planeta como a níveis locais com problemas de poluição localizadas, em fim estão em debate os limites do uso indiscriminado dos recursos naturais.
Para Ignacy Sachs (1993), partindo do conceito de “ecodesenvolvimento”, todo planejamento do desenvolvimento deveria levar em conta cinco dimensões de sustentabilidade: sustentabilidade social, sustentabilidade econômica, sustentabilidade ecológica, sustentabilidade espacial e sustentabilidade cultural. Portanto o “ecodesenvolvimento” buscaria a satisfação das necessidades básicas; solidariedade com as gerações futuras; participação da população envolvida; preservação dos recursos naturais e do meio ambiente; elaboração de um sistema social que garanta emprego, educação, segurança social e respeito a outras culturas.
Em 1983 a Assembléia Geral das Nações Unidades, cria a Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland, que irá publicar em 1987 o relatório "Nosso Futuro onde desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que responde às necessidades do presente de forma igualitária, mas sem comprometer as possibilidades de sobrevivência e prosperidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades”. .
Por fim a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida também como Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro teve a finalidade de ter e reverter à degradação ambiental bem como promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente (Foladori 2001, Almeida 2001) e até hoje vem servindo como referência para o debate da questão ambiental e da concepção de desenvolvimento sustentável.
Edson Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário