sábado, 7 de junho de 2008

Editorial

AMAZÔNIA:DE FATO UMA TERRA SEM LEI?
A absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura (O Bida), que até então era tido como acusado de ter sido um dos mandantes da execução da missionária americana Doranty Stang em 2005 na cidade de Anapu,colocou mais uma vez o Estado do Pará em evidencia na imprensa nacional e internacional.Justamente uma semana após uma comissão da CNBB ter visitado a Amazônia e promovido varias discussões sobre as questões de violência no campo, exploração sexual, trabalho infantil, além de outros temas que também afetam os direitos humanos na região .
A absolvição foi um choque para as lideranças de movimentos sociais, ecumênicos e defensores dos direitos humanos na Amazônia que ficaram perplexos ao serem pegos de surpresa diante da decisão anunciada pelo Júri. Esse fato ocorreu poucos dias depois de um senhor também defensor dos direitos humanos nestas terras ter sido assassinado a poucos metros de sua casa (O que também nos rendeu noticiais em rede nacional).
Ao mesmo tempo pelo menos três bispos paraenses estão sendo ameaçados de morte por também ousarem defender as mesmas questões, inclusive o Dom Flávio, bispo da Diocese da nossa vizinha cidade de Abaetetuba.
Afinal, será que nossa região é de fato uma terra sem lei? Será que os conflitos agrários continuarão conduzindo os nossos “15 minutos de fama” na mídia brasileira? Quando será que a Justiça paraense vai resolver punir os que a um muito tempo tem sido os verdadeiros “senhores” da nossa tão querida e maltratada região amazônica? Por que é tão difícil resolver as questões agrárias no Pará? Será de fato a falta de poder para enfrentar os mandões desta região? Ou será mesmo falta de vontade política para enfrentar o problema ?Acho que pelo menos a justiça poderia sentir um pouco de indignação diante de tanta crueldade e fazer a sua parte! Ou então continuaremos a “ver navios”sendo manchete negativa em rede nacional e internacional por muito tempo!
Prof°.Antonio Marcos Ferreira
Diretor de Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário