quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto sobre as Eleições 2008, em Igarapé-Miri e em Belém

Uma Croniquinha – que “não é” de Linguística:
Anotações sobre as Eleições 2008, em Belém e em Igarapé-Miri
Prof. Israel Fonseca Araújo(*)


Cinco de julho deste ano: eis a data-limite para os Partidos Políticos/Coligações efetuarem o registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral, em todo o território nacional, fato que não poderia ser diferente em Igarapé-Miri. Nem o foi. A seguir e de forma bastante “leiga” faremos algumas considerações sobre esse pleito que nos espera (é pleito, mesmo!).
Inicialmente, alguns números, já que as pessoas grandes confiam mesmo é nesses dados do “mundo da seriedade”, como bem poderia dizer O Pequeno Príncipe, de Saint–Exupéry: em Belém do Pará, 98ª Zona Eleitoral, foram registradas 662 (seiscentos e sessenta e duas) candidaturas (08 para Prefeito (a): Arnaldo Jordy (PPS), Duciomar Costa (PTB), João Moraes (PSL), José Priante (PMDB), Marinor Brito (PSOL), Prof. Mário Cardoso (PT) e Valéria Pires Franco (DEM) e as demais para a vereança). Em Ananindeua, a coligação que tem Helder Barbalho (PMDB) e Sandra Batista (PT), para a Prefeitura, e mais treze partidos, inscreveu bem mais de duas centenas de concorrentes na proporcional. No Pará, o total de pedidos é 13.858 (treze mil, oitocentas e cinqüenta e oito) e 140 em Igarapé-Miri (05 para Prefeito (a): Jamir Pantoja (Jamil, PRB), Mário da Costa Leão (PP), Dilza Pantoja (PMDB), Pr. Amorim (PSOL) e Roberto Pina (PT), sendo as demais para a corrida proporcional).
Depois da curiosidade numérica, algumas coisas hilárias, do tipo: o Nome “de guerra” do Candidato Fulano de Tal é “tal coisa do Fulano” ou “da Fulana” – parece que, neste mundo, o importante é ser de alguém! Mas há igualmente, aqui no “Miri”, muito requinte: temos Pr. (Pastor), Pb. (Presbítero) e outros, além de “Professor Doutor PAULO CORRÊA” (PV), todos na proporcional: isso mesmo, lá está na lista que eu, em pessoa, conferi no Átrio da 6ª Zona Eleitoral, que é a nossa de Igarapé-Miri. Trata-se do muito respeitado professor Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (UFPA), pesquisador do CNPq (onde é líder de grupo), Mestre e Doutor na área da Educação: Currículo pela PUC-SP, e acadêmico de Direito numa IES (Instituição de Nível Superior) paraense.
Do “requinte”, desçamos ao submundo da vida pública: em Belém, seis (06) candidaturas foram contestadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), a saber: na majoritária (para Prefeito) apenas Duciomar Costa foi contestado – deixemos a sua lista (longa) para depois. Os cinco (05) restantes, cuja solicitação de impugnação foi feita pelo MPE, são:

“... ex-senador Ademir Andrade e de Antônio dos Santos Neto, ambos da ‘Frente Popular’; do ex-secretário de saúde, Fernando Dourado, candidato a vereador pela coligação ‘Pra Belém Ficar Pai D’égua’ ; da comerciante Benedita de Souza Almeida – a ‘irmã Benedita’, que pretende concorrer a uma vaga à vereança pela coligação ‘Unidos por Belém’ (PR, PRTB e PSC); e do empresário André Luis Portela Dacier Lobato, o ‘Kaveira’, do (PV)” .


Pesam contra o “DUDU”, que tenta a reeleição em nossa Capita, dentre outros processos : a) utilizar de dinheiro público para fazer promoção pessoal; b) de desviar veículos adquiridos com recursos federais, por meio do SUS, de sua finalidade original para abastecer a Guarda Municipal; e c) de dispensar irregularmente licitação pública para aquisição do Hospital Sírio-Libanês, e que nunca chegou, de fato a ser implementado.
Algumas são as razões que justificam os pedidos de impugnação de candidaturas, como as que seguem: 1) a vida pregressa incompatível com a dignidade do cargo em disputa – a chamada “ficha suja”, 2) as contas rejeitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), e 3) atos de improbidade administrativa.
O prazo para defesa desses candidatos começou em 21/07 e vai até 27/07 deste julho.
Aquela situação vivida pelo prefeito-candidato belenense ilustra bem as suspeitas que, no meio do “povão”, acabam pesando contra aqueles (as) que estão administrando e tentam legalmente se manter no poder, que são, talvez, os mais vigiados (as) do Certame Eleitoral.
Aqui no “Miri”, e nesse mesmo Átrio que consultei na manhã do dia 24/07/2008, nada tinha sobre algum candidato (a) ter sofrido pedido de impugnação de registro, mas sei que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) divulgou lista de “condenados” (pessoas que estavam com problemas em prestações de contas de eventos/exercícios passados) e lá estava o nome de nosso ex-prefeito Mário da Costa Leão (PP).
Tomara com que a Justiça faça, de fato, justiça, e sempre que for “cutucada” e que se comprovar irregularidades “simples-zinhas”, como é o caso do uso da Máquina Pública em benefício próprio para levar vantagens e conquistar mais votos do que outros (as) concorrentes: pessoalmente, desafio as pessoas que dirigem prefeituras e que concorrem à reeleição a usar da publicidade de forma impessoal para mostrar à população o que estão fazendo com os recursos que recebem e como estão preenchendo o seu Quadro de Pessoal (sobretudo de pessoal contratado por tempo determinado, e por “excepcional interesse público”), ao menos nestes últimos três (03) meses – abril, maio e junho corridos, para que possamos ter certeza de que a disputa está sendo, de fato, limpa. Mas provar sem “conversa fiada”, mostrando mesmo os fatos, por “A” mais “B”, e com base na legalidade. A moralidade e a eficiência na Administração Pública agradeceriam sobremodo.
Por falar em Justiça (entenda-se Eleitoral), quero registrar aqui a minha preocupação quanto ao nosso sossego público, haja vista que nesses mais de dois meses de carro-som nas ruas há momentos em que as pessoas não têm sossego sequer no intervalo de 12 às 15h, pois os mais fortes – e sempre são os (as) mais fortes financeiramente, quase nuca em termos de competência – sempre estão querendo abafar as candidaturas mais “fraquinhas”. Parece que vivemos uma “Lei da Selva”, em que leões e leoas de tudo fazem para devorar quem atravessar os seus caminhos. Isso sem citar o limite de decibéis que nunca são respeitados, parece que ninguém denuncia e/ou, se alguém denuncia, o que ocorre? Qual é a resposta? Não sabemos. O que sabemos é que uns põem o volume sempre mais alto do que outros e, assim, sucessivamente. Para as pessoas de bem, fica o transtorno. Ouvi dizer que, neste pleito, a Justiça irá ser mais enérgica (mais justa): tomara!
Então, cidadão e cidadã mirienses, jovens, idosos, adultos (as), eis a hora de mostrar que sabemos nos defender de quem não respeita os nossos direitos já na hora de quererem os nossos VOTOS! Imagines depois. Não votemos nessas pessoas, pois já estão provando que só querem “se dar bem às nossas custas”.
O que esperarmos dessa que será a (sempre) mais acirrada corrida à caça de votos, aqui no “Miri”, e em todo lugar? Por meu lado, quero que seja uma disputa acirrada, mas ética, dentro dos limites impostos pela legislação mais geral de nosso País (CF/88) e pelas específicas, como um todo. Que seja humana, acima de tudo. Que não deixemos o fervor da disputa dizimar amizades construídas desde muito tempo atrás, como já vi acontecer; que irmãos, parentes, conhecidos (as), depois de ganharem/perderem desmontem os palanques e continuem trabalhando para que o nosso Igarapé-Miri cresça.
Por falar em crescimento para o “Miri”, em breve discorreremos sobre os (as) sanguessugas que aparecem por aqui de 4 em 4 anos querendo nos enganar, porque pensam que temos o nariz furado pra cima e que, por isso, morreremos afogados (as) na primeira chuvada que nos abater. O tempo mostrará que estamos amadurecendo e aprendendo (também) com as porradas que já levamos.

(*) Israel Fonseca Araújo é professor de língua Portuguesa na Rede Pública de Ensino de Igarapé-Miri, PA. e-mails: fonsecaraujo@bol.com.br; poemeiro@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário