segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“RABETAS” E ‘’RABUDOS’’: TECNOLOGIA QUE PROPORCIONA AVANÇOS, FACILIDADE E MELHORIAS AOS RIBEIRINHOS OU PERIGO A PRÓPRIA VIDA?

Prof.Nildo Moraes¹

O numero de motores a gasolina ou a diesel conhecido como “rabudo” vem aumentando significativamente na zona ribeirinha da região. Sendo que a facilidade de adquiri-lo, das disponibilidades dos financiamentos e pela facilidade de manuseio contribui para o crescimento desses motores na região.
É um avanço da tecnologia que esta proporcionando aos ribeirinhos um meio de transporte rápido e pratico, substituindo até radicalmente nossas indígenas canoas pequenas (ou cascos) à remos.
No entanto, por serem fáceis de manuseá-los, qualquer garoto de 10 anos ou até menos faz uso desse meio de transporte. Causa pela qual, provavelmente vem acontecendo inúmeros acidentes no município.
Em varias localidades como: Panacauera, Anapu-zinho, Pindobal Meruu dentre outros; e mais recente, no inicio do mês de março, deste ano no rio Cambeua ocasionando a morte de uma mulher que chegou a ser levada ao hospital, mas devido aos graves ferimentos não resistiu e veio a falecer. Acidentes mais leves são muito comuns de acontecer, pela imprudência dos condutores e as disputas frequentes das porfias entre ‘’rabudos’’, comparado com os rachas. Os motores são conduzidos em alta velocidade, desrespeitando assim todos os limites.
No rio Mrutipucu acidentes acontecem também com frequência, já chegou a virar um casco em cima de um garoto, mas as consequências não foram tão desastrosas, havendo apenas ferimentos leves. Acidente ocasionado também devido as disputas entre rabudos.

¹Miriense, natural do Rio Murutipucu.Graduado em Educação Fisica pela UEPA- Universidade do Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário