segunda-feira, 8 de agosto de 2011

POLÍTICA & CIDADANIA: Entrevista com Roberto Pina Oliveira

OS IMPACTOS DA ERA LULA NO CONTEXTO REGIONAL DO BAIXO-TOCANTINS E AS PROJEÇÕES DO GOVERNO DILMA PARA A AMAZÔNIA, SEGUNDO O OLHAR DO EX-PRESIDENTE DO MODERT E ATUAL PREFEITO DE IGARAPÉ-MIRI, ROBERTO PINA OLIVEIRA (PT).


Por: Antonio Marcos Ferreira e Vanilza Moraes Ferreira

Roberto Pina Oliveira nasceu às margens do Rio Santo Antonio (Igarapé-Miri), formou-se no seios dos movimentos sociais e nas comunidades eclesiais de Base(CEBS). Foi um dos Fundadores do Partido dos Trabalhadores em Igarapé-Miri. Coordenou o MODERT (Movimento em Defesa da Região do Baixo-Tocantins) passando a ser também uma liderança política regional. Após disputar as eleições de 2000 e 2004, elegeu-se prefeito de Igarapé-Miri, em 2008, pelo Partido que ajudara a fundar, no município.



MATINTA: Prefeito, para começar esta entrevista que trata dos impactos do governo Lula e as projeções para o governo Dilma na nossa região, é imprescindível que iniciemos fazendo um resgate da história do partido dos trabalhadores. Fale-nos em que contexto surgiu o PT e que fatores estão atrelados à fundação do Partido? Cite os motivos da rejeição inicial à proposta petista?

PINA: A fundação do Partidos dos Trabalhadores no ano de 1980, está atrelada ao momento em que o país clamava pelo fim da ditadura militar, implantado no Brasil pós 64 por um discurso conservador anti-comunista. O que na verdade foi um discurso fantasioso para a implantação de um modelo ditatorial. O PT surgiu nesse contexto de luta pela abertura política. Em nível local, o PT surgiu no contexto de declínio da economia da cana-de-açúcar (fechamento dos engenhos), causando desemprego e conseqüentemente miséria na zona rural e juntamente a isso, o surgimento das CEB’s (Comunidades Eclesiásticas de Bases) que inspiradas no discurso da Teologia da Libertação apresentaram uma proposta de rejeição a toda injustiça social e política. É claro que iríamos encontrar resistência, éramos taxados de comunistas (como se o comunismo fosse alguma coisa demoníaca). É claro que no inicio o movimento era mais radical e isso era também motivo de rejeição inicial a nossa proposta.

MATINTA: Em se tratando do seu Partido Político, o PT, como se deu, de maneira geral, a caminhada do Partido dos Trabalhadores até a conquista do poder, sacramentada na eleição de Lula, em 2002?
PINA: Bem, tanto a ditatura militar, quanto a nova republica e finalmente o avança Brasil de FHC (PSDB) continuavam o modelo que não era coletivo e portanto não valorizava a classe trabalhadora. O PT sempre propôs diferente e quando chegou ao poder buscou consolidar suas propostas em políticas públicas. Em linhas gerais aqueles governos não tinham compromisso com o social, ao passo que o PT buscou ser vanguarda da classe trabalhadora, preocupando-se com o crescimento coletivo.

MATINTA: Em sua opinião, quais os principais impactos do governo LULA deixados aqui na Amazônia, no Pará, e mais especificamente na região do BaixoTocantins, inclusive em Igarapé-Miri?

PINA: Como já dissemos, o PT tem buscado em seus governos transformar as suas propostas em políticas publicas, beneficiando agora, principalmente o mais pobres.Lembra do salário mínimo? que sonhávamos chegar aos cem dólares? Hoje já a tempo já ultrapassou essa marca.O PT tem se diferenciado por ter propostas para o social e todas ações do governo Lula revelaram essa direção, o Bolsa Família promove essa diminuição da pobreza e traz esperança para os menos favorecidos que agora também podem cursar uma universidade por que o PROUNI, o FIES lhe dão essa oportunidade.

MATINTA: É sabido o quanto a figura de Lula é marcante nos Movimentos Sociais, nacionalmente falando. Qual a relação atual entre os governos do PT (nas três esferas) e os Movimentos Sociais? Ainda há autonomia desses Movimentos?

PINA: Há sim autonomia, os movimentos sociais, mais do que nunca agora desempenham um papel fundamental. É claro que a principio parece haver uma crise já que a classe trabalhadora também começa a assumir o poder. Mas de maneira alguma o governo pode interferir no movimento, o qual deve clamar a formação de novas lideranças garantindo o patrulhamento em defesa da sociedade.

MATINTA: Quais as projeções e previsões para o Governo de Dilma Roussef para a na nossa região (Baixo-Tocantins): continuidade ou início de um novo modelo? Como fica Igarapé-Miri nesse novo contexto?

PINA:Não tenho duvida que o governo federal agora com a Dilma terá como meta a continuidade. O país hoje possui um projeto de desenvolvimento e tanto é que já estamos entre os grandes. É claro que o país precisa investir no social e isso foi o que marcou o governo Lula e irá continuar com Dilma.Quanto a nossa região, e mais especificamente o nosso município, temos agora um novo cenário, que exige nossa capacidade de diálogo cobrando responsabilidade dos que ocupam gestão do Estado. Temos grandes problemas a resolver como pavimentação da PA 407 e a questão da água na Vila Maiauatá, além do problema da violência na cidade, que nós enquanto gestão municipal não somos omissos.Todo mundo sabe que estrutura de segurança do município era precária e hoje temos Delegacia de Policia Civil, novo Fórum e Quartel da Polícia Militar.É claro temos deficiências, mas temos que cobrar a responsabilidade do Governo do Estado.

MATINTA: Prefeito, sabemos que o Sr. foi uma das lideranças responsáveis pela criação do partido dos Trabalhadores no município de Igarapé-Miri, que a exemplo na esfera nacional também chegou ao poder tendo o Sr. como vitorioso na corrida à Prefeitura do Município (2008). Como se deu esse processo e o que o seu governo tem feito de diferente nesses dois anos?

PINA:Todos sabem que eu sou fruto de uma história de luta. Aprendi nos movimento sindical, nas CEBs(Comunidades Eclesiais de Base), no MODERT(Movimento em Defesa da Região Tocantina) e no Partido dos Trabalhadores, que a gente tem que buscar o diferencial. E com essa direção eu continuo, hoje, na gestão municipal. Protegemos o direito do servidor regularizando sua situação junto ao INSS,realizamos concurso público, estamos pagando os servidores em dia e garantimos a estabilidade do município.Hoje quase todas as Secretarias possuem prédios próprios inclusive a Educação ( que hoje posou uma bela sede e hoje já não está de aluguel), construímos e reformamos escolas em todos os cantos do município...Estamos cientes de que estamos cumprindo nosso papel.

MATINTA: Prefeito, em recente entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Brasil, o ator Vagner Moura, da rede Globo, fez uma crítica ao Partido dos Trabalhadores, resumindo-a na seguinte frase: “O PT construiu um projeto de Poder”. Até que ponto essa crítica é verdadeira? O que o PT fez de diferente no Brasil, que o distingue do modo de governar dos outros partidos?

PINA: Todos os partidos constroem projetos de poder inclusive o PT, o que diferencia é o compromisso que nos todos possuem, o Brasil governado pelo FHC era um o Brasil com o Lula, o PT e as alianças é outro. O PT trabalha pelo social, o Bolsa família é um dos exemplos que nossa meta é a diminuição e erradicação da miséria.PT também zela pela democracia e pelo controle social e suma o PT tem responsabilidade e compromisso com o Brasil, por país deu certo com Lula ( tanto é sua a provação foi incontestável) e vai continuar dando certo com Dilma.

MATINTA: Prefeito, faça as suas considerações para a REVISTA MATINTA e obrigado pela entrevista!

PINA: Quero parabenizar pela iniciativa da proposta de publicação da Revista . A MATINTA chega em uma boa hora em que carecemos de veículos populares e sérios. É importante democratizar a comunicação e uma Revista que vem com uma proposta de debate de idéias e valorização da Cultura da nossa gente merece nossos desejos de sucesso.Parabéns e vamos à luta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário