segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A LIBERDADE E O PLURIPARTIDARISMO

Ana Cláudia C.Miranda

Na obra “O que é Política?”, a autora Hannah Arendt, resume o seu pensamento sobre o assunto dizendo que o sentido da política é a liberdade.No Brasil a liberdade política foi uma das grandes conquistas depois do regime militar, o que possibilitou o surgimento de vários partidos.Mas qual a relação existente entre liberdade e pluripartidarismo?
Vivemos em um país que já passou por uma ditadura onde governantes eram escolhidos de maneira arbitrária. Assim com no nazismo e fascismo a ditatura brasileira implantada pelos militaria recusava o pluripartidarismo.
Hoje, a partir do processo de redemocratização podemos perceber a presença de vários partidos.Cada cidadão tem a liberdade para filiar-se a qualquer partido de acordo com sua afinidade, de acordo com sua formação política, assim como como votar em qualquer candidato,exercendo a sua cidadania. Homens e Mulheres podem usufruir dos seus direitos e deveres e partir da liberdade fazer suas opções.
Ser livre, no entanto, não significa a ausência de regras, mas a possibilidade agir, pensar, opinar, escolher algo que nos convém ser coagido.
Quando optamos pela filiação à algum partido estamos exercendo a nossa liberdade e manifestando a nossa proposta de abraçarmos uma ideologia que orientará as nossas escolhas. Assim podemos interferir na historia de nosso país, exercendo as nossas escolhas votando naqueles que apresentam as melhores propostas.

(Estudante do 3º ano, do Ensino Médio, na Escola Estadual Dalila Afonso Cunha,Vila Maiauatá,Igarapé-Miri/PA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário