segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PAROQUIA DE MAIAUATÁ: POSSIBILIDADE REAL OU SONHO IMPROVÁVEL?

Por Rosário Pantoja¹

No dia 26 de dezembro de 2010 a Igreja Católica em Vila Maiauatá , Igarapé-Miri, viveu momentos de festa Nessa data ocorreram as ordenações presbiteral e diaconal , respectivamente de Francinaldo dos Santos e Otávio Carvalho ( diácono permanente), ambos filhos da região de Maiauatá e frutos da Comunidade Cristã dessa vila . Pelo que me recordo, é o terceiro padre que sai da comunidade de Vila Maiauatá, juntamente com um diácono. Seria esse mais um motivo para se discutir a criação de uma paróquia para a região de Maiauatá?
Em principio quero aqui lembrar o quanto foi oportuno participar desta bonita cerimônia de ordenação e ouvir a pregação do Bispo da Prelazia de Cametá, Dom Jesus Maria, que na oportunidade manifestou muita preocupação com o quadro social e religioso de Igarapé-Miri.
Ele questionou: onde é que estamos falhando? Como cuidar melhor da juventude e das nossas famílias?Citou como exemplo Tucurui, cidade migratória, que já está com cem mil habitantes. Lá foram criadas duas áreas pastorais. Essa denominação “área pastoral”. Ele disse: assim também podemos pensar para região de Maiauatá.
Estaria ele fazendo uma provocação de um primeiro passo para a Criação da Paróquia de Maiauatá? Será que a região já merece este tratamento por parte da Igreja?
Sem dúvida alguma, eu particularmente acredito que sim. A população da área rural do município de Igarapé-Miri precisa ser mais assistida, nem só pelo poder público, como também pela Igreja. Algum tempo atrás conversei com o Pároco de Igarapé-Miri, ele me falou que para instalar uma nova paróquia, primeiramente é necessário criar condições de infra-estrutura, como organizar as comunidades e capelas em projetos de Perpétuo Socorro, Fátima, São Sebastião.
Mas eu vejo que isso para avançar depende da presença permanente do padre junto às lideranças das comunidades. O padre com suas motivações, animará todas as comunidades para realizar as obras necessárias, materiais e espirituais. Desafios que agora precisam ser encarados pela Prelazia e a Paróquia de Santana de Igarapé-Miri.

¹Historiador e Economista pela UFPA - Universidade Federal do Pará , natural de Vila Maiauatá/Igarapé-Miri. Atualmente reside na capital paraense,porém nunca perde uma chance de rever os seus familiares na sua vila centária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário