quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Não existe “CAPADÓCIA” em Igarapé-Miri: sobre desrespeitos a nossa memória coletiva

Prof. Israel Araújo(*) – poemeiro@hotmail.com


A Rede Globo de Televisão (e outras coisas não declaradas?) exibiu, no ano de 2012, uma telenovela “das” nove (21h), intitulada “Salve Jorge”, uma produção que contava a mesma história contada por todas as novelas desse horário, com atores e atrizes prestigiados, sedutores(as), triângulos amorosos e muitas simulações de senas de sexo – isto para faturar audiência maior e maior volume financeiro com os comerciais da “KIA” e outros apoiadores desse conglomerado midiático.

Posicionamento diferente pode ser encontrado na enciclopédia mais visitada destes tempos, que afirma:

A novela falou sobre a fé e a devoção a São Jorge, e abordou também o tráfico ilegal e escravização de garotas no exterior, resultando numa grande campanha de esclarecimento da população sobre o modus operandis dessas máfias, estimulando denúncias que resultaram no desbaratamento de quadrilhas e na libertação de muitas brasileiras que vinham sendo mantidas como escravas sexuais no exterior. A novela teve como núcleo central o Complexo do Alemão, além da Capadócia, região da Turquia onde São Jorge nasceu(...) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Salve_Jorge; acesso: 17/06/2014 – grifos meus).

Não nos parece uma inverdade essa afirmação quanto ao “papel social” que pode exercer uma telenovela exibida por um canal tão poderoso quanto esse. Até dizemos que tal equivale a uma verdade.
A Capadócia de fato existe e está bem distante de nosso território municipal (além do mais, em nosso Plano Diretor não há menção de território nominalizado dessa forma). Eis a Capadócia:

CAPADÓCIA(**)

Um céu colorido de balões dá “bom-dia” todas as manhãs aos visitantes da Capadócia, na Turquia. Eles vão surgindo às dezenas no horizonte, quando o sol nasce. Antes do primeiro raio soa dos minaretes o chamado para a reza - uma das cinco que os muçulmanos devem fazer. O dia vai tomando cores surreais e a paisagem vai se revelando.(...) A Capadócia fica a 700 km de Istambul e 300 km da capital Ankara, e não sem razão é uma das regiões mais procuradas pelos turistas na Turquia. Na verdade, já se destacava desde as eras mais remotas.
Foi terra dos hititas (cerca de dois mil anos antes de Cristo), frígios, assírios, medos, cimérios e persas. Foi assediada por Alexandre, o Grande, e província do Império Romano. Depois respondeu aos impérios bizantino e otomano. Guerras, intrigas e perseguições moldaram sua história assim como a ação do vento e a atividade vulcânica deram os contornos da paisagem que se vê.”

Pois bem, quando a TV Globo exibia a sua “Salve Jorge” (devoção da personagem principal) nosso Igarapé-Miri ganhou, graças aos esforços da eficiente gestão do petista Roberto Pina Oliveira, um condomínio popular, o Residencial “Açaí Lar”, que pertence ao Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV), do governo federal. Foram muitas centenas de casas construídas à margem da PA-151, quase caindo na beira do rio Igarapé-Miri.

Até aí, tudo bem, não fosse uma horrorosa bolada nas costas de nossa história, nossa cultura, nossa economia e, logo, nossas identidades (nada está tão ruim que não possa piorar, não é mesmo?): por causa das cenas picantes(?) da citada produção global as pessoas começaram a chamar o citado condomínio de “Capadócia” (começaram a ser produzidos enunciados do tipo: “Ah, eu lá na Capadócia”,  “Minha irmã ‘ganhou’ uma casa lá na Capadócia”, ou “Eu tava tomando umas lá na Capadócia”... E o nosso residencial Açaí Lar (nome escolhido em votação) deixou de ser uma identificação e uma saudação a nossa cultura, pois este município é cantado como “A Capital Mundial do Açaí” – graças ao trabalho dos legítimos trabalhadores(as) da cultura do açaí – para se transformar numa saudação à manipulação ideológica mais poderosa que a Globo pode fazer com os seus telespectadores mais desavisados(as).

Consequência: “a cagada já tá feita e fedendo muito”, como se diz nesta Terra (ainda se diz, mas essa cultura está em ruínas, pois tem poucos representantes). Deixaremos que uma instância da mídia venha a mandar em nossa história, venha decidir até os modos de nominalizar os nossos territórios – que são territórios de nossas intimidades coletivo-individuais?

Vejamos este fato. Uma vez eu queria namoros com uma moça muito das bonitas e, acreditando que eu tinha chances reais de sucesso na empreitada, dei o “ponta-pé” inicial, ao que ela respondeu: “Isso não pode acontecer”, com a devida segurança requerida para uma situação de “saliência” dessas. Ora, não existe “Capadócia” em Igarapé-Miri. Nenhum de nossos bairros se chama dessa maneira, nem distrito administrativo algum tem essa identificação. Vamos parar de aplaudir quem nos humilha dia si, outro talvez.

Já esquecemos de como os paraenses fomos tratados por essa emissora? Somos, mesmo e de fato, “bichos” que não conhecem computador e nem praias de areia, nem o Marajó, Salinas, Mosqueiro e outras?






_________________
(*) Professor e professor; cursa Mestrado Acadêmico em Letras na Universidade Federal do Pará (UFPA, 2013-2015).

(**) Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/turquia/istambul/roteiros/capadocia-surpreende-com-rochas-inusitadas-e-cidades-subterraneas/index.htm (acesso em 17/06/2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário