quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Justiça Federal concede Liminar (parcial) obrigando a FACETE a Suspender Anúncios Publicitários e Paralisação de Matrículas...

A Juíza Federal Substituta LUCYANA SAID DAIBES PEREIRA, da 5ª Vara, da Seção Judiciária do Estado do Pará, concedeu Liminar Parcial, a partir de pedido do Ministério Público Federal (Procuradoria da República no Pará - PRPA), cujo pedido de Liminar fora assinado pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva (09/02/11), a partir de Procedimento Administrativo (PA nº 1.23.000.002072/2010-11) instaurado nessa Procuradoria, com a respectiva consulta ao Ministério da Educação (MEC), na qual obriga a FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – FACETE a paralisar a realização de “quaisquer anúncios publicitários com oferta de cursos de ensino superior” e, ainda, as “matrículas nos referidos cursos, suspendendo-se o início
ou, eventualmente, o curso do respectivo período letivo”, conforme especificado a seguir:
A partir de Consulta ao MEC, feita pela PRPA, assim manifestou-se o Ministério:

"[...] 4. Em pesquisa realizada no sistema e-MEC sobre a regularidade da
instituição, constata-se que a Faculdade de Educação Tecnológica do
Pará não está credenciada junto a este Ministério da Educação, como
Instituição de Ensino superior – IES.

6. Conforme será esclarecido a seguir, a mencionada instituição não
pode ministrar/ofertar cursos de educação superior no Brasil,
uma vez que não se encontra credenciada, não suportando,
portanto, os efeitos da supervisão e avaliação realizadas pelo MEC.

19. Importa esclarecer que a referida instituição pode ofertar cursos
livres, destacando-se que, por se tratar de instituição não educacional,
o registro torna-se prescindível, podendo apenas emitir certificado de
participação no curso, jamais diploma de nível superior. É
importante ressaltar que o certificado obtido nesses cursos livres não
pode ser chancelado por nenhuma outra IES sob pena de flagrante
desrespeito à legislação educacional vigente."
(Grifos do original – retirado do texto da Decisão Judicial)

Já a Justiça Federal, em Belém, na Liminar determina que a FACETE divulgue Nota na internet, em dois jornais de grande circulação e em outros espaços relevantes, em que afirme com os seguintes termos:

"A FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ - FACETE
INFORMA: POR ORDEM DO JUÍZO FEDERAL DA 5a VARA DA SECÃO
JUDICIÁRIA DE BELÉM, FOI DETERMINADA A PARALISAÇÃO DE
QUAISQUER ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COM OFERTA DE CURSOS DE ENSINO SUPERIOR (GRADUAÇÃO E/OU PÓS-GRADUAÇÃO LATU
SENSU E STRICTU SENSU), BEM COMO A PARALISAÇÃO DAS
MATRÍCULAS NOS REFERIDOS CURSOS, SUSPENDENDO-SE O INÍCIO
OU, EVENTUALMENTE, O CURSO DO RESPECTIVO PERÍODO LETIVO,
EM FACE DA DECISÃO PROLATADA NOS AUTOS DA AÇÃO CIVIL
PÚBLICA N0 4853-41.2011.4.01.3900, AJUIZADA PELO MINISTÉRIO
PÚBLICO FEDERAL".

Em seu sítio a Instituição divulgou a seguinte Nota:

"A Faculdade de Educação Tecnológica do Pará - FACETE informa: por ordem do juízo Federal da 5º Vara de seção judiciária de Belém, foi determinada a paralisação de quaisquer anúncios publicitários com ofertas de cursos de ensino superior (Graduação e/ou Pós-graduação Latu Sensu e Strictu Sensu), bem como a paralisação das matrículas nos referidos cursos, suspendendo-se o início ou, eventualmente, o curso de respectivo período letivo, em face da decisão prolatada nos autos da ação civil pública nº 4853-41.2011.4.01.3900, ajuizada pelo ministério público federal".
http://www.facete.com.br/Nota_informativa.html (acesso em 22/2/11)

Do pedido de Liminar, a Juíza citada só não concedeu totalmente a Liminar porque:

“Outrossim, INDEFIRO o pedido de suspensão temporária das atividades da ré, haja vista a possibilidade da mesma de ministrar cursos livres, isto é, sem valor oficial, os quais prescindem de credenciamento ou autorização pelo MEC.” (grifos no texto da Decisão)

A Procuradoria da República no Pará (PRPA) divulgou a seguinte Notícia em seu sítio (www.prpa.mpf.gov.br) - acesso em 22/2/1:

“Justiça proíbe empresa de manter cursos de graduação e de pós sem autorização do MEC
Facete terá que suspender atividades acadêmicas e anúncios sobre cursos irregulares


A Justiça Federal determinou na última sexta-feira, 18 de fevereiro, que a Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete) deve interromper imediatamente as atividades acadêmicas e as matrículas nos cursos de graduação e de pós-graduação que oferece sem autorização do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a Facete sequer está credenciada no MEC como instituição de ensino superior.
A juíza Lucyana Said Daibes Pereira, da 5ª Vara Federal em Belém, também determinou a suspensão imediata dos anúncios publicitários que a Facete esteja veiculando para promover os cursos. A Justiça Federal ainda obrigou a empresa a publicar em jornais paraenses, nas dependências da Facete e na internet nota com resumo da decisão liminar.
A ação do MPF havia sido encaminhada à Justiça Federal no último dia 10. Além dessas medidas urgentes, o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva pediu à Justiça que, ao final do processo, a Facete seja condenada ao pagamento de danos materiais e morais individuais e coletivos causados aos alunos e a toda a sociedade. Além do pagamento aos prejuízos que cada aluno teve individualmente, o MPF requereu o pagamento de R$ 200 mil pelos danos morais.
De acordo com material de propaganda ao qual o MPF teve acesso durante a investigação do caso, a Facete, que fica na passagem Jarbas Passarinho, em Ananindeua, oferece graduação em matemática, pedagogia, história, ciências sociais, geografia, filosofia, letras, ciências da religião, física e teologia e pós-graduação em psicopedagogia, educação inclusiva, gestão e supervisão escolar e ensino religioso.
“Entretanto, na resposta enviada a este Ministério Público, o Ministério da Educação afirma de forma clara e inequívoca que a Facete não está credenciada junto àquele ministério como instituição de ensino superior”, denunciou Mansur Silva. “Tal afirmação demonstra a completa violação, pela faculdade, dos preceitos constitucionais e legais que regem o ensino superior em nosso país”, criticou o procurador da República.
Caso a Facete não cumpra a decisão judicial, terá que pagar multa diária no valor de R$ 2 mil para cada item desobedecido.
Processo nº 4853-41.2011.4.01.3900 – 5ª Vara Federal em Belém
• Íntegra da decisão
• Íntegra da ação
• Acompanhe aqui a tramitação processual
Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 3299-0148 / 3299-0177
E-mail: ascom@prpa.mpf.gov.br
Site: www.prpa.mpf.gov.br”

A íntegra da Decisão está disponível em www.prpa.mpf.gov.br.

Texto: prof. Israel Fonseca Araújo
Co-editor do Blog afolhademaiauata.blogspot.com

17 comentários:

  1. Boa tarde, sou de Curralinho. As aulas continuam normalmente na FACETE.E então?

    ResponderExcluir
  2. Passaram na minha cidade dizendo que “a Facete tem 8 anos no mercado. Por meio dessa empresa muitas pessoas já foram certificadas. A Facete nunca fez propaganda de que era autorizada pelo MEC”.
    Sei que a Fibra e Faci estão passando pela mesma situação. A Uva já passou e superou. Abriu jurisprudência e a Facete também vai superar.
    Os parceiros da Facete não estão denunciando-a. Quem tem interesse nisso são os concorrentes que viram a Facete com excelentes professores crescer em todo o Pará. Isso causa ciúmes. Sou aluna e vou apostar que tudo vai dar certo pra seguir minha vida com sucesso.
    É sempre assim. Atiram pedras em árvore que tá dando frutos.

    ResponderExcluir
  3. Vc está certa, no seu otimismo, acho que todos(as) nós devemos torcer para que tudo acabe bem, pois não queremos ver as nossas pessoas queridas tendo prejuízos - morais e financeiros. Israel

    ResponderExcluir
  4. moro em salinas e aqui e facil de enganar ate amigos da prefeitura entraran no golpe pois pagava a metade das mensalidades dos alunos que trabalhavam seguindo esse exemplo eu me matriculei,agora perdemos dinheiro,passamos vergonha perante familiares e amigos,estou fustrada,gostaria que fosse investigada esta açao aqui em salinas

    ResponderExcluir
  5. aqui em vigia tem aula normal, e teve a ter matricula para novos alunos. Acoordenadora diz que e mentira da empressa.
    os professores "nem todos" enrolam a gente, ñ dão conteuto todo, ñ saber explica resumindo "pensan q agente e "besta" so porque somos do enterior.
    E pra compreta agente esta no 5 periodo, e com declaracao no trabalho, q cara famos fica perante os nossos diretores.
    Sem prensa que tem gente que comer ovo para pagar a mensalidade.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, aqui em Curralinho as aulas da FACETE estão ocorrendo normalmente. Eles seriam muito caras de pau de não fossem resolver a situação...È muita gente estudando. Somente aqui tem 14 turmas. CReio e torço para que tudo termine bem e que A FACETE seja autorizada pela MEC. È meu povo marajoara que está estudando nela.São meu povo humilde.Batalhador.E creio que iremos vencer essa Guerra.Força, FACETANOS..Não esmoreçam. Não desanimem.O Eterno é conosco!Eu não estudo nela e não tenho parentes estudando nela, mas tenho o meu povo Curralinhense, Marajoara lutando por dias melhores para Curralinho, para o Marajó.Para o Pará.Para o Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, aqui em tomé-acu os professores estao vindo normalmente dar as aulas e tem professor que ainda fica bravo quando se comenta so que os alunos nao sao bestas nao estao dando encima dos responsaveis ou irresponsaveis por tudo isso, alem do que, teve uma pessoa responsavel pela facete que veio justificar a facete para nos e com seu muito saber acabou desacatando alguns alunos por os mesmos diziam ter medo de perder tudo que estavam investindo o responsavel disse a mesma que o misero 200.00 reais que ela dava nao ia fazer falta a facete e que ela poderia se retirar da facete

    ResponderExcluir
  8. responsavel pela facete disse que teriam muitos alunos formados e com seus diplomas em maos + no entanto apareceu uma jovem dizendo que quando levou seu documento para a secretaria para poder dar aula acharam uma irregularidade dizendo que ela taria devendo seis meses de faculdade e nao tava devendo ate porque como eles dariam um diploma se a pessoa ta devendpo e FACETE sou aluna e quero que isso se resolva o mais rapido possivel pois receber o meu diploma reconhecido pelo mec vai ser um orgulho

    ResponderExcluir
  9. CASO FACETE

    DECISÃO JUDICIAL:

    NESTA 5ª feira 31 de março de 2011, o DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª PRIMEIRA REGIÃO EM BRASILIA, Drº DANIEL PAES RIBEIRO CONCEDE a FACETE, atravéz do pedido de AGRAVO de instrumento, o A SUSPENSÃO DA LIMINAR QUE DETERMINA A PARALIZAÇÃO DAS SUAS ATIVIDDES, expedida pela JUIZA FEDERAL DA 5ª vara em Belem, Drª LUCIANA SAID.

    DE ACORDO COM O RESUMO:
    PODEMOS AFIRMAR QUE A FACETE DERRUBOU A LIMINAR QUE PROIBIA A INSTITUIÇÃO EM MINISTRAR SEUS CUSOS, ISSO SIGNIFICA QUE VAMOS VOLTAR AS AULAS
    GRAÇAS A DEUS!!!

    ResponderExcluir
  10. Sou de Ponta de Pedras-MARAJO, e estamos passando pelos mesmos problemas , a FACET, ou melhor seus coodenadores, dizem que esta tudo sobre controle, mais na verdade ,quando pesquisamos na internet ,tudo continua da mesma maneira,sendo que a s aulas voltaram ao normal sem nehuma explicação que me fizesse acreditarque sta tudo bem.
    alem de sermos cobrados nas mensalidades atrazadas, sendo ameaçados de nossos nomes constarem na lista do SPC ou SERASA.
    Vou lutar ate o fim pela minha turma de BIOLOGIA, pois sem lutar para obter a verdade não vamos, conseguir exito algum

    ResponderExcluir
  11. meus queridos, eu acho que minha assinatura atualmente tem mais crédito que esse faker chamado facete.

    ResponderExcluir
  12. Professores estou alegres por saber q vcs fazem parte de mais um q procura atrapalhar a educação andar no Brasil, como podemos ver e perceber atraves de tudo que esta postado. Desse jeito nosso Brasil ainda continua colonia, me diz qual é a vantagens de vcs sobre a Facet é realmente inveja, visto que demais Instituições tem passado por isso e sobreviveram ou melhor continua vivendo, eu compreendo vcs apesar de achar que estão errados; é claro que não podem viver parados tem que achar algo e com quem mexer, acredito que quem tem mente para pensar vai atras de fundamento e comprovação como eu fui atrás e sei de toda a realidade que esta acontecendo.
    Bom os fracos procuram derrubar os fortes.
    Os invejosos também.
    Pra quem tem tantas duvidas sobre a Facete procure achar esclarecer e não ficar difamando que coisa feia pra quem diz que estuda prá ter educação e ser educador.
    “O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”.
    Isso é degradante para a humanidade que se diz pregar um pais de igualdades. Pessoas querendo subir na vida, ma sprá isso tem que pisar e passar por cima das pessoas.
    Que tipo de gente é essa que vivem da infelicidade dos outros. Podem me dizer, não conseguir ainda, mesmo estudando a Psicologia.

    ResponderExcluir
  13. Caros alunos, saiam fora dessa instituição que é uma roubada, procure as instituições que estão regulamentadas pelo MEC.

    ResponderExcluir
  14. Procurem uma universidade pública

    ResponderExcluir
  15. que merda eu tambem estou nessa cilada!

    ResponderExcluir
  16. MEUUUUUUUUUUUUUUU DEUUUUUUUUUUUUUUUUUS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. AINDA É O CASO DA 'FALCETE'TEM QUE PRENDER ESSE CARAS.

    ResponderExcluir