terça-feira, 22 de setembro de 2009

“Escola Açaí” foi tema da 2ª Conferência Municipal de Educação de Igarapé-Miri

“1. Ato ou efeito de conferir.
2.Confronto, cotejo. 3. Congresso”: assim encontramos definido no Dicionário MiniAurélio o termo Conferência. Eu definiria uma Conferência como um dos mais importantes canais de participação da Comunidade na vida cidadã, legado de nossa “Constituição Cidadã”/1988, que nada mais é do que uma inegável conquista da sociedade brasileira – a civil organizada, ressalte-se. É a vivência, por excelência, do princípio da Participação, da Representatividade (Art. 1º/CF/1988: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”. O ano de 2010 marca o ano da Conferência Nacional de Educação (CONAE, devidamente propalada pela Mídia) e, por isso, Estados e Municípios devem fazer as suas ainda em 2009.
Igarapé-Miri, com bastante atraso, realizou a sua 1ª Conferência Municipal de Educação em 2007 – cujo saldo de tanto esforço parece que não podemos ainda vislumbrar – e, entre 20 e 22 de agosto último, fez acontecer a sua 2ª edição. “Coisa” bastante esperada pela sociedade local, notadamente por educadores(as). O tema Central foi “Escola Açaí: princípios, diretrizes e ações da educação”. A “Escola Açaí” é a proposta pedagógica de escola Pública para o nosso “Caminho de Canoa”, apresentada à sociedade miriense na Abertura Oficial do Evento, cuja exposição coube ao Prof. Esp. Janilson Oliveira Fonseca, atual Secretário Municipal de Educação deste Torrão.
Foram trabalhados nas plenárias de preparação à Conferência Magna os Eixos Norteadores: a) Acesso e permanência do educando na escola, com sucesso; b) Valorização dos Profissionais da educação; c) Gestão democrática da educação no âmbito do Município; e d) Controle da Gestão Pública: participação e controle social, por meio de Conselhos. Nos dias “oficiais” do Evento houve Mini-Plenárias em torno desses mesmos Eixos, com acolhimento das Propostas vindas das Pré-Conferências e colhimento de Propostas nos dias penúltimo e último da 2ª Conferência.
Enfatizo aqui um dos pontos mais debatidos nas “rodas” de conversa entre educadores(as) do Miri, nos últimos anos: Eleições Diretas para Gestores das nossas Escolas (cf. item “c”, acima), já referidas na nossa (quase caduca) Lei Orgânica!, mas que até 2009 não vimos sair do papel, nem das conversas. Imagina-se que se está fazendo um teste para que se possa comprovar o ditado popular: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Tema este, o das Eleições diretas para dirigentes escolares, enfatizado e reiterado na 1ª edição.
Uma grande equipe de técnicos da SEMED e servidores/colaboradores(as) percorreu os oito Distritos administrativos de nosso “Caminho de Canoa Pequena” (cidade/Sede; Vila Maiauatá; Anapu; Icatu; Caji; Pindobal; Meruú-Açu e Alto Meruú), durante a realização das Pré-Conferências, que ocorreram entre os dias 11 e 14/08/09. A participação de seis (06) segmentos sociais diretamente envolvidos na Educação Escolar do Miri foi de fundamental relevância para o sucesso do “Congresso”: Pais; Alunos; Professores; Gestores/Coordenadores Escolares; Funcionários de Apoio e Movimentos Sociais. Digo que, entre muitos prós e tantos contras, fomos sucedidos nessa empreitada – que não é apenas do Governo Municipal e, sim, da sociedade miriense que acredita na nossa Escola Pública e que nela labuta e por ela luta todos os dias da semana.
Na edição de 2007, este professor presenciou até a um bate-boca no último dia da Conferência e, para esta, tinha feito “preces” para não ter de ver “tal gesto educativo” nesta 2ª. Felizmente, não foi preciso um trabalhador rural ensinar algumas pessoas acadêmicas a se portarem de maneira elegante!. Uma conseqüência prática desta 2ª edição poderá ser a criação do CME (Conselho Municipal de Educação) de Igarapé-Miri, que instituirá o Sistema de Ensino deste Município: são anos de atraso que precisam ficar para trás e serem superados com a mediação desse Conselho, que cuidará da regularização de uma série de “coisas” (“básicas”, como Cursos das nossas Escolas), a fim de podemos avançar com a nossa Educação Escolar, nem que seja a lentos passos. Fica aqui a nossa torcida para que o amanhã seja-nos mais digo de louvor: nisso quero acreditar. Que assim seja.

Prof. Israel Fonseca Araújo(*)
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(*) Brevíssima Nota Autobiográfica: Educador do Município de Igarapé-Miri (PA): da SEMED e da SEDUC-PA (Português). Até então Gestor da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Caetano Corrêa Leão”. Poeta, cronista, colaborador dos jornais: A Folha de Maiauatá e Jornal Miriense; dos blogs afolhademaiauata.blogspot.com; escolaenedinasampaio.blogspot.com. Mantém a página www.fonsecaraujo.blogspot.com (com Isaac Fonseca, educador popular, acadêmico de Letras/Português (UEPA)); escreve no Recanto das Letras (www.recantodasletras.uol.com.br). Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária (UEPA) e Licenciado Pleno em Letras/Português (UFPA). Ex-Professor no Curso de Letras, no IESSB-CAPANEMA/PA.

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