sexta-feira, 6 de julho de 2018

Francilene Valente: Poema LENDAS DO MEU LUGAR

LENDAS DO MEU LUGAR

Lene Valente (2014)



É com grande satisfação
Que a todos vou falar
De um lugar acolhedor
E bastante popular
Para muitos que aqui
Estão a me escutar

Lá eu nasci, cresci
E me pôs a estudar
E mais tarde da comunidade
Comecei a participar
E logo em seguida
Comecei a trabalhar

Hoje muitas coisas
Os homens modificaram
E as bonitas histórias
Pra contar ficaram
Gravadas na memória
Daqueles que apreciaram.

Deste lugar eu tenho
Muito o que falar
Foram tantas as histórias
Que eu ouvia contar
E muitas delas
Eu me atrevo a relatar.

Rio Maiauatá
É de quem estou falando
E na cultura lendária de lá
Que vou mergulhando
E pelo imaginário Amazônico
Rapidamente vou viajando

Vou começar pela lenda
Da cobra encantada
Que muita noite foi
Por minha avó contada
E que eu ouvia
E ficava admirada.

A cobra já estava grande
E precisava desencantar
Mas era preciso ter coragem


Para os desafios encarar
Porque se tudo desse errado
Seu encanto ia redobrar

Mas tinha também a lenda
Da matinta pereira
Que por lá passava
Toda sexta feira
Com o seu forte assovio
Deixando aquela zuadeira.

Muito se falava
Da lenda do lobisomem
Que quando vinha
Sempre estava com fome
A noite era bicho
E de dia voltava a ser homem

Do boto namorador
Eu ouvi muita gente falar
Que a sua preferencia era
As mulheres do lar
Ele deixava o marido sair
E subia pra namorar,

A iara também era
Uma moça encantadora
Que seduzia os rapazes
De uma forma dominadora
E muito se comentava
Sobre sua beleza sedutora.

Isto é um pouco
Das lendas do meu lugar
Que por muito tempo fez parte
Da crença popular
E que aos pouco foi se perdendo
E deixada pra lá

Os nossos avós
Até tentaram preservar
Essa cultura lendária
Que hoje não se vê falar
Pois a tecnologia chegou
E roubou o seu lugar.


_________________

Nota do Blog: Francilene Farias Valente Araújo (Lene Valente) é líder comunitária na C.C. São Benedito-Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, instalada no Rio Maiauatá, onde trabalhou por mais de mais de 15 anos como Agente Comunitário de Saúde. Tem Graduações em Matemática (UNISA) e em Educação do Campo (UFPA) e cursa Especialização em Ensino de Matemática e Física (e-mail: lenefarias29@hotmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário