segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EDITORIAL

ASSIM CAMINHA O BRASIL, DEPOIS DA COPA DO MUNDO...

O BRASIL perdeu, ou melhor, “A SELEÇÃO BRASILEIRA” comandada pela ditadura da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi eliminada, mas isso pouco importa, nem todo brasileiro irá fazer esse tipo de reflexão. A verdade é que todos nós que vestimos a nossa camisa amarela e enfeitamos as nossas casas e ruas com as cores da bandeira brasileira estamos arrasados com eliminação do time de DUNGA, que todos adotamos como “O NOSSO” TIME. Depositamos todas as nossas expectativas e passamos a torcer. Nossos problemas parecerem que ficaram para escanteio, “VESTIMOS AS MESMAS CORES”, falamos a mesma língua, torcemos pelos mesmos ideais. Quanta confraternização!Quanta celebração! (isso não é legal? Claro que é! Inclusive ganhamos apoio de torcedores e outros povos que não tem tanta expressão no assunto que passaram a torcer juntos conosco). A vitória da seleção parece ser simbolicamente “A NOSSA VITÓRIA”.
Mas o “BRASIL” perdeu e parece que todos os problemas voltaram para as nossas vidas após a eliminação. A desigualdade (embora nível menor a partir do governo LULA) ainda permanece viva; a corrupção e a falta de CONSCIÊNCIA POLÍTICA, nem sem fala; e na educação ainda não temos tanto a comemorar, sobretudo, aqui no norte (que nos digam os últimos números do IDEB). Enquanto isso uma cambada de brasileiros de “MEIA-TIGELA”, nem esperou o jogo com a Holanda terminar que já “tirou a camisa”, logo agora que estamos nos aproximando das eleições presidenciais, e o país vai precisar de nosso verdadeiro exercício de cidadania! Como dizia o saudoso CAZUZA: Brasil mostra a tua cara!
Que mania que temos de “ser brasileiros” apenas em época de copa do mundo! A copa passou, deixou algo de bom? Claro que sim. Quem conhecia a verdadeira África antes do mundial (ainda lembramos o APARTHEID?), quanto desigualdade que na prática ainda encontramos todos os dias inclusive aqui no Brasil (Digo aqui mesmo em Igarapé-Miri).
A copa acabou, mas não podemos “TIRAR A CAMISA” agora e esquecer que ainda somos brasileiros, ou seria melhor dizer: vamos ver quem ainda vai continuar sendo brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário