segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IGARAPÉ-MIRI DÁ ADEUS AO POETA MANOEL MACHADO

Faleceu no dia 09 de junho um dos nomes mais importantes da escrita miriense. O maior nome da literatura de cordel no município “deixa a vida” aos 80 anos de idade, porém o seu nome certamente não será esquecido. MANOEL ALEXANDRINO DE CASTRO MACHADO nasceu no Rio das Flores no dia 22 de setembro de 1929. Filho muito amado do casal Pedro Paulo Machado e Isabel de Castro Machado. Teve uma infância muito feliz. Desde sua infância, já mostrava seu lado poeta, tendo sua mãe como professora e a principal incentivadora. Esse dom que Deus lhe confiou, com dez anos de idade ela lhe pediu que recitasse uma poesia ao então Governador Magalhães Barata, e Machado levado como ele só, puxou uma cadeira, subiu nela e declamou o poema “A Árvore e o Menino” e foi muito aplaudido por todos. Ele foi crescendo e seu dom foi ficando mais refinado. Casou-se com Nazaré da Costa Machado com quem teve 6 filhos. Foi convidado por vários políticos e celebridades para fazer as suas trajetórias de vida. Ficou muito conhecido por suas obras: “Nossa Terra, Nossa Gente; Brasil 500 anos; Os Artistas de Igarapé-Miri; Igarapé-Miri na era dos Engenhos;” e não podemos deixar de falar do marco das suas obras: “A Balsa dos Derrotados” que sempre levou o povão a rir após a decisão das eleições. Ultimamente aposentado a sua diversão diária era estar com os amigos no fim de tarde jogando “sueca”. Todos seus familiares e amigos sentem-se orgulhosos por terem um ícone tão respeitado, e agradecem a Deus por seus 80 anos de felicidade; pelo exemplo de dedicação, respeito, amor fraternal e acima de tudo o exemplo de como vivermos verdadeiramente!

3 comentários:

  1. Realmente, foi uma grande perda, mas certamente a estrela do ilustre poeta Manoel Alexandrino está a brilhar ainda mais lá no céu, ao lado do Mestre Patativa do Assaré e outros grandes vates da nossa Literatura de Cordel (www.zacamartins.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o M.M. foi um ícone na poesia, e uma pessoa maravilhosa na intimidade de nossa família, só quem conviveu com ele sabe como ele era maravilhoso e como nós sentimos sua falta.
    Agradecemos primeiramente a Deus pela oportunidade de tê-lo em nossas vidas por 80 anos, e agradecemos a vcs pelas homenagens feitas a ele, que o enchia de orgulho.

    O Machado será eterno em nossas vidas.
    Família Machado

    ResponderExcluir