segunda-feira, 2 de agosto de 2010
ESCRITOR ELÁDIO LOBATO DEIXA VIDA, MAS SEU NOME PERMENECERÁ NA HISTÓRIA DE IGARAPÉ-MIRI
Igarapé-Miri decreta luto após o falecimento do escritor Eládio Lobato, ocorrido no dia 15 de maio na capital paraense onde ele residia. Eládio Correa Lobato, nasceu no município de Igarapé-Miri em 29 de outubro de 1921, filho do Capitão da Guarda Nacional Arcelino Brasiliano de Miranda Lobato e Inês Tourão Correa Lobato.Foi Soldado da Borracha, em 1942, por ocasião da Segunda Guerra Mundial.
Político atuante, escritor, jornalista e editor. Foi vereador, exerceu dois mandatos de prefeito de Igarapé-Miri e duas vezes deputado estadual. Deixou varias obras e artigos publicados, entre as quais a obra “Caminho de Canoa Pequena”, obra mais importante para o município, já que conta a história de Igarapé-Miri, desde antes mesmo de sua fundação política. Eládio Lobato escreveu outras obras importantes como “A Festa de Nazaré e Vila Maiauatá”, “Festas Centenárias de Igarapé-Miri”, “A Fêmea do Cupim” além de outras. Colaborou com jornais de grande veiculação no estado (A província do Pará), editou e escreveu o periódico Correio de Igarapé –Miri, ao lado de sua filha Graça Garcia Lobato, por um longo tempo.
Acadêmico de varias instituições teve seu lugar definitivamente marcado nas Letras do Estado do Pará, como cadeira 01 da Academia Paraense de Jornalismo, cadeira 32 da Academia Paraense Literária Interiorana, membro da Academia de Imprensa de Belém, Associação Paraense de Escritores, Centro Paraense de Estudos Folclóricos e cadeira 19 do Instituto Histórico e Geográfico. O destacado senso de civismo o levou a criar no inicio da década de 70 o Brasão de armas e pavilhão de Igarapé-Miri.Todos esses e atributos o tornaram um mito que ainda continua sempre vivo na História do município de Igarapé-Miri. Após a noticia do falecimento do escritor Eládio Lobato (aos 88 anos), o prefeito em exercício, Francisco Pantoja decretou luto durante três dias no município em forma de reconhecimento pelos inúmeros serviços prestados à historia de Igarapé-Miri.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
olá, eu gostaria de sabe se o Eládio Lobato era irmao de Alberone Lobato?
ResponderExcluirNão! Eládio era tio da esposa de Alberone.
ExcluirPrezados:
ResponderExcluirOnde posso encontrar o Livro "Caminho de Canoa Pequena" de Eládio Lobato?
Existe alguma livraria que tenha para vender?
Agradeço a resposta.
Marco MIranda
Prezados:
ResponderExcluirMais uma vez apelo para a gentileza dos amigos:
Onde posso encontrar o Livro "Caminho de Canoa Pequena" de Eládio Lobato?
Existe alguma livraria que tenha para vender?
Não consigo encontrar em nenhum lugar.
Existe algum familiar do escritor, ou alguém que tenha ficara com alguns livros e se disponha a vender?
Poderia informar qual editora?
Agradeço a resposta.
Marco MIranda
No sebo potiguar, cadastrado no estante virtual, tem o livro de eladio lobato – “caminho de canoa pequena, edição de 1985. tem dedicatória do autor e custa R$ 50,00.
ExcluirMeu querido vc pode pode pesquisar na internet, pois eu conseguir encontrar um livro usado por um preço acessível de 22 reais.
ExcluirProcure por Graça Lobato, fiha de Eladio Lobato, e que tambem tem livro publicado sobre a região https://www.facebook.com/graca.lobato.1?fref=ts
ResponderExcluirEm que ano Eládio Lobato foi prefeito?
ResponderExcluiro acai ta fino
ResponderExcluir