domingo, 21 de outubro de 2018

COMUNIDADE RIBERINHA FESTEJA MAIS UM CÍRIO DE NAZARÉ: A FESTIVIDADE OCORREU NO SEGUNDO DOMINGO DE OUTUBRO NO RIO MAMANGALZINHO, IGARAPÉ-MIRI, PA.





Ribeirinhos do município de Igarapé-Miri, Pará, acompanharam mais uma edição do Círio de Nazaré, na localidade de Mamangalzinho, próximo à Vila Maiauatá.
De acordo com algumas lideranças das da localidade, a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, do Rio Mamangalzinho, teve início após uma promessa feita pelo Senhor José Roberto da Costa (Zé Roque) e sua esposa Dona Antônia Farias da Costa (Dona Sinhá), ambos já falecidos.
O senhor Zé Roque e Dona Sinhá eram genitores, da hoje professora aposentada Odete Maués, uma das baluartes da história da comunidade, que hoje é conhecida como C.C Nossa Senhora de Nazaré do Rio Mamangalzinho.
Tudo aconteceu no ano de 1953, quando na época a pequena Odete, de apenas dois anos de idade ficou muito doente, de uma febre extremamente alta, os pais de Odete, apavorados com a situação, contrataram um “reboque[1]” para levá-la para a cidade de Abaetetuba.
Era época do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, quando às oito horas da manhã, o Senhor Zé Roque e Dona Sinhá, ajoelharam-se em frente ao Cruzeiro da Igreja de Conceição, e rezando fervorosamente, clamaram a mãe de Jesus Cristo pela recuperação da filha.
Para alegria e felicidade do casal, Odete foi curada, e assim o casal passou a cumprir a promessa de mandar rezar, em outubro de cada ano uma novena à Nossa Senhora de Nazaré, na casa do próprio casal.
Atualmente a festa é realizada na pequena capela da localidade, culminando com o círio fluvial que sai de Vila Maiauatá até o rio Mamangalzinho, sempre no segundo domingo de outubro.  



[1] Transporte à remo na época muito utilizada na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário