quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OPINIÃO

Admitir ou ignorar: Somos uma corrente de corruptos

Eu lia uma entrevista do cientista político, Bolívar Lamonier, concedida ao jornal "O Estado de São Paulo". Que afirma "o Brasil é essencialmente corrupto e precisamos encarar isso..."
Ainda segundo Lamonier, há vários motivos para tal fato. Primeiro é o crescimento econômico, lá nos anos 50, desenvolvimentista, acreditávamos que o enriquecimento do país levaria a uma população mais bem educada, isto é, teríamos um estado impessoal, no qual todos que quebrassem a lei seriam punidos, o Brasil enriqueceu e nada disso aconteceu. E sempre que ha um momento de crescimento econômico e modernização, o que é o caso do Brasil, surgem novas oportunidades de corrupção. E é assim em todo lugar, afirma o cientista, França, Japão e no próprio EUA.
A diferença entre eles (EUA) e o Brasil é que nós, os brasileiros, temos o conceito do Bom Selvagem de Jean Jacques Rosseau. "o homem é bom, mas a sociedade o corrompe". Aqui, no Brasil, a elite é ruim, mas o povo é essencialmente bom. Essa impressão é profundamente superficial, pois vamos simplificar, quando você encontra um objeto de valor, você o devolve ao dono, ou ainda, quando você passa um troco errado á uma pessoa, sabendo que o valor é injusto para com a mesma você o devolve, entrega as autoridades? E então, o povo é Bom?
Já os norte-americanos, a cabeça deles não é Russeau, mas a de Thomas Hobbes. Para eles, as pessoas são más. É preciso vigiar o comportamento a toda hora. E preciso cumprir a lei, porque se não cumprir a transgressão será generalizada. Na política, não tem que achar que as pessoas são boas ou más. Tem que olhar as transgressões. E nesse ponto estamos distantes de eliminar, ou pelo menos, diminuir a corrupção nesse país.
Na verdade, nada indica que estamos a caminhos de um mundo melhor, corrupção e clientelismo não estão dando sinais de terem diminuído. acho que estão aumentando...os fatos são evidentes, nós brasileiros temos uma vontade incansável de ter uma vida melhor do que a de nossos pais e as oportunidades de corrupção aparecem, junto com o crescimento econômico, modernização do país - especialmente para a copa de 2014, grandes obras e licitações. Ah! Eu queria ser um "passarinho" dentro desses gabinetes, quantos acordos de campanha estão em jogo. E por ultimo, as imposições para quem transgride as leis. Tudo isso contribui. É... o futuro não nos anima quando o assunto é política!!!

"baseado na entrevista do cientista político ao jornal O

Estado de S. Paulo"

josiel_farias@hotmail.com
Graduando em gestão de Recursos Humanos

A palavra corrupção: sinonimos de depravação, suborno, alteração, sedução. Mas vamos ficar com a última, sedução, parece que quando chegamos lá (administração pública, principalmente) somos seduzidos por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário