Vinte anos se passaram desde 1990, trabalhadores e trabalhadoras, representantes de organizações sindicais e eclesiais de base pensaram num projeto que viesse dar suporte para os trabalhadores, buscando uma economia sustentável em substituição a monocultura da cana-de-açúcar. Foi nesse momento que surgiu a iniciativa política fruto do acúmulo de vivências e organização que levou a construção de um projeto alternativo de superação do período da estagnação e do êxodo rural para retomada da economia local com organização de processos produtivos reconstruindo os rumos do desenvolvimento do município. Este projeto foi batizado com o nome de “PROJETO MUTIRÃO”.
A história do início do projeto data os dias 30 e 31 de maio de 1990, onde 68 pessoas reunidas na comunidade Tracuateua realizaram o primeiro mutirão na sede da associação com trabalhos de voluntários e solidários que daí em diante continuou mensalmente e sempre aumentando mais pessoas ( um mutirão de dois dias por mês que durou 10 anos: 1990- 2000). Com essa organização os trabalhadores conseguiram comprar uma área 545 hectares localizado às margens do Rio Meruú- Açu/ Ponta Negra com apoio financeiro de uma ONG católica denominada MANITESE ( italiana), que ajudou na construção da infraestrutura: barcos e centro de formação.
Em 2000 foi feita uma avaliação dos 10 anos de mutirão e processo de reflexão a respeito da prática desenvolvida pela associação, sua organização social e cultural.
Em 2004 os produtores de açaí de Igarapé-Miri conquistaram a certificação orgânica do produto. Em comemoração a essa conquista foi realizada em novembro de 2004 a I Festa do Açaí Orgânico que atualmente é um dos principais festivais do município. Em 2008 através do “Projeto Produzir” foram formadas mais de 420 famílias agroextrativista, a estas famílias foram distribuídas cerca de 10 mil mudas de vegetais permanentes.
Ao completar 20 anos de história o Projeto Mutirão continua sendo materialização da luta contínua pela valorização da qualidade de vida e pela consolidação de um novo projeto de desenvolvimento para o município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário