sábado, 4 de julho de 2009

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO

Açaí de Igarapé-Miri foi manchete no Globo Repórter

Estudos dizem que o fruto da Amazônia ajuda a prevenir o câncer, diabetes e doenças cardíacas.

A edição especial sobre a Amazônia do programa Globo Repórter da Rede Globo de Televisão, que foi ao ar no ultimo dia 12 de junho, visitou Igarapé-Miri (município conhecido como capital mundial do Açaí)para falar do açaí. Um fruto que já conquistou o povo brasileiro e tem chegado até outros países da América e Europa.A reportagem lembrou que até pouco tempo (mais ou menos 10 anos) o açaí era uma fruta sem valor, e a extração do palmito (dessa palmeira) era a única utilidade do produto. Foi o momento e que produtores mirienses descobriram que a palmeira em pé poderia dar mais lucro e pediram ajuda Universidade Federal do Pará, com o intuito de encontrar uma fórmula para transformar o açaí em dinheiro.Para o professor Ailton Pires de Lima do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema), não é fácil rimar desenvolvimento sustentável com preservação da natureza. Mas foi o que aconteceu na região. "Nós entendemos que o primeiro problema deles é que estavam muito presos aos atravessadores. Alguns comerciantes levavam o produto deles sem nenhuma garantia. Muitas vezes, diziam que não conseguiam comercializar e pagavam o que queriam", lembra o professor.
Com ajuda da Universidade produtores mirienses construíram uma pequena fábrica de beneficiamento do açaí "Na pequena indústria, começamos a comercializar açaí com por um valor bem melhor. Isso nos ajudou muito e nos motivou ainda mais. Criamos uma cooperativa. Depois veio outra, e mais outra. Hoje temos várias no município",comemoram João Serrão e Raimunda Almeida (Mundinha). Já são mais de 20 mil famílias trabalhando com o açaí na região.As cooperativas se organizaram para beneficiar os frutos e conseguir preços bem melhores. O agricultor Marco Noda que herdou a plantação hoje tem cem mil pés de açaí. Com isso, dá para abastecer o mercado durante seis meses, na entressafra.Segundo ele, manejar tudo para a entressafra compensa. O produtor abriu até um canal aberto para facilitar o transporte da produção na época das chuvas.
A reportagem mostrou como na hora do almoço, o Mercado do Ver o Peso, em Belém, fica lotado de pessoas consumindo o produto com peixe frito. Segundo a reportagem, ao contrário do que se pensava, açaí não combate a anemia, mas tem muitas outras propriedades. E para quem só pensa nas calorias de um bom pote de açaí... "Um copo contendo aproximadamente 100ml equivale a 67 calorias. Ou seja, é um fruto que contribui com o valor energético. Por outro lado, a quantidade de fibra, em torno de 6,7%, também é extremamente importante", afirma a nutricionista Lúcia Yuyama, coordenadora de pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).O açaí é também, antioxidante. Uma pesquisa mostra que tomar aproximadamente 100ml de açaí por dia é equivalente à proteção de um copo de vinho. O perfil de gorduras do açaí é muito parecido com o do óleo de oliva, que é reconhecido por ter um perfil propício para a saúde. O açaí ajuda a prevenir doenças que estariam relacionadas ao coração. Segundo o diz o professor Jesus N.S. de Souza, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA.
Nós teríamos que pensar sempre no número de calorias que seriam ingeridas durante o dia. Se você tiver uma dieta balanceada, com número máximo de calorias, poderia utilizar o açaí, limitando uma quantidade diária". Para saber o que de fato nosso organismo aproveita dessa fruta, um grupo de pesquisadores testou o que acontece quando comemos açaí. Cada voluntário consumiu 500ml do produto, durante 24 horas eles fizeram exames de sangue e urina. E os resultados foram animadores. "A quantidade absorvida é pouca em relação ao que tem no açaí. Mas essa quantidade é suficiente para beneficiar a saúde. Podemos prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes", revela Camila Bastos, engenheira de alimentos da UFPa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário