O Emprego de hoje e dos próximos anos
*josiel_farias@hotmail.com
O mundo nunca experimentou um avanço tecnológico como dos últimos 60 anos. Enquanto que no século XIX, uma invenção demorava décadas para ser ultrapassada, hoje calcula-se que a cada seis meses uma novidade tecnológica já esteja defasada, e isso é tão verídico que as operadoras de celulares vem cada vez mais com aparelhos multifuncionais, as câmaras fotográficas quem o diga.
No mundo dos negócios não é diferente, haja vista de que ele se desloca de uma base tradicional ou industrial para uma economia de serviços baseada na informação, essa mudança é tão importante quanto a passagem da economia agrícola para o mercantilismo. Entretanto podemos deixar de citar o quanto isso mexe com perfil dos empregados no cenário mundial, se no início do século XX o setor que mais empregava era o industrial, hoje e nos próximos anos, sem sobra
de dúvidas é o da tecnologia da informação e processamentos da informação que obrigará os chamados trabalhadores da informação, bem como: programador de computadores, professor, pesquisador, advogado e consultores a ser - se já não são, os mais procurados no mercado de trabalho.
Portanto, a qualificação desses profissionais, e de outros que também
serão exigidas, é de grande importância para um mercado cada vez mais globalizado e com um mercado gigantesco que é o da tecnologia da informação.
*Acadêmico no curso de Recursos Humano - Univesidade Paulista (UNIP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário