sábado, 31 de março de 2012

Sexo Frágil!

(Para Lene Araújo, pelo 29 de março de 2012)
Israel Fonseca Araújo


Sexo frágil!
Oh, ideia mais absurda nunca vi;
Rotineiramente, participo da vida
de uma grande Mulher
(digo, de até bem mais de uma),
forte como tantas outras
porém ainda muito mais forte
(Vencedora de obstáculos tais
que nem sabemos imaginar).

É forçoso dizer que, das pessoas,
ninguém tem mais vigor
(social, humano, Poético)
Do que “nossas” Mulheres.
A força, de fato, está com elas.

Como aguentar, historicamente,
tanta injustiça, e injúrias?
Tanto tratamento diferenciado,
Injusto – por este mundo afora?

Tantos Homens (e Mulheres)
Dependentes e carentes de suas Forças.

domingo, 15 de janeiro de 2012

DEVOÇÃO À SÃO SEBASTIÃO EM VILA MAIAUATÁ E NA BOA UNIÃO MANTÉM TRADIÇÃO EM IGARAPÉ-MIRI

Segundo o historiador Rosário Pantoja a Festa de São Sebastião, em Vila Maiauatá (Igarapé-Miri,Pa)teve início em 1925, com o coronel Sebastião Pantoja, patriarca de uma das grandes famílias residentes às proximidade do então povoado de Concórdia. A festa era realizada na Casa-Grande, de propriedade do patriarca, com uma vasta programação religiosa e com bailes dançantes no encerramento. Os bailes eram repletos de muito respeito e glamour, onde se exigia do cavalheiro trajes de gala (inclusive paletó e gravata). Após a morte de Sebastião Pantoja, a devoção a São Sebastião continuou com o genro do patriarca Anilo Cardoso, o qual anos depois transferiu a coordenação da Festa para Comunidade Cristã de Vila Maiauatá (CC. Nossa Senhora de Nazaré). Para falar sobre os assunto no último dia 14/01 o programa "Remanço do INCAM",da Rádio Natureza FM fez uma entrevita com o Prof. João Maria Quaresma (J. Santiago/Ciêntista da Religião) que abordou a importância das Festas de padroeiro na construção da identidade religiosa miriense, onde citou as Festividades de São Sebastião em Vila Maiauatá e na Boa União como exemplos de preservação da tradição e da fé popular. No caso da Festividade na Vila Boa União, após a transferências das famílias tradicionaisBorges e Gonçalves (que iniciaram a devoçao) para a capital paraense, a realização da festa passou a ser responsabilidade da comunidade católica local, que sempre contou com a permente participação daquelas famílias. Após a decisão da Prelazia de Cametá em não mais realizar festas com vendas de bebidas alcólicas, a comunidade local devolveu os espaços físicos da Boa União à entidade criada pela familias Borges e Gonçalves (IBUAM - Instituto Boa União da Amazônia) que 2011 criaram a SEMANA CULTURAL IBUAM, realizando agora a novena à São Sebatião sob a responsabilide desta entidade, e não mais da Comunidade Cristã local vinculada à Paróquia, que hoje ganhou a nome de Divino Espírito Santo. Já na Vila Maiauatá, a Festividade de São Sebastião, sob a coordenação da CC. Nossa Senhora de Nazaré transformou-se na mais tradicional programação religiosa e opção turística de Vila Maiauatá, realizando-se sempre no mês de janeiro, encerrando-se no dia 20, com Missa matinal e procissão vespertina. CARNAVAL DA VILA: A festa secular estende-se pelos dias 21 e 22 com o tradicional carnaval da vila "carna vila": alguns blocos como " bicho folharal", " Coyote", "Bole-bole" e o recém criado "os cachaças" fazem a festa popular para brincantes da Vila Maiauatá, assim como de outros municípios que participam do evento

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

DALILA AFONSO CUNHA REALIZA I LITERO MUSICAL

ESCOLA DALILA AFONSO CUNHA EM VILA MAIAUATÁ VIVE DIAS DE ENCANTO COM A REALIZAÇÃO DO I LÍTERO MUSICAL

Por Antonio Marcos Ferreira¹

Alunos, professores, funcionários da Escola Dalila Afonso Cunha e comunidade maiauatense estiveram presentes no I Lítero Musical – realizado nos dias 28,29,30 de dezembro do espaço físico da escola. Diversas atividades marcaram os três dias do evento que foi idealizado pela professora Erenildes Ribeiro e teve apoio dos professores da Escola Dalila. Foram apresentadas exposições, peças teatrais, amostras de vídeos e musicais que encantaram o público presente. Autores como Camões, Olavo Bilac, Cecília Meireles foram apresentados em “prosa e verso”. Um dos momentos marcantes foi à encenação de “o velho da horta” (baseado na obra de Gil Vicente). Outro momento de encanto foi a apresentação da musica erudita com o recital “o fantasma da ópera”. Algumas atividades simultâneas acontecem dentro do evento, dentre elas a apresentação de vídeos de temas filosóficos pelos alunos do 3° ano B (tarde), dentro do projeto Curta Filosofia coordenado pelo Prof. Antonio Marcos Ferreira, assim como oficina de reciclagem (utilização de garrafas pets na confecção de artesanatos) com participação de alunos dos turnos tarde e noite. O evento foi fundamental para o resgate da auto-estima dos alunos da escola Dalila Afonso Cunha, que há mais seis anos estudam em um prédio escolar em precárias condições (atualmente a escola passa por uma modesta reforma, que embora ainda não contemple as expectativas da comunidade escolar já garante a possibilidades de realizações de eventos como o I Lítero Musical). No final do evento a professora Irenildes lembrou o empenho dos alunos e professores que colaboram com o evento.O Coordenador pedagógico Alzyr Melo citou o empenho da professora Irenildes e disse que esse foi um importante momento da Escola. Houve sorteio de 2 exemplares da obra “Escritos em Verso e Prosa” (lançada em janeiro de 2011 e organizada pelos professores Antonio Marcos Ferreira e Israel Araújo a qual conta com a participação de 19 autores mirienses). O Gestor da Escola, Prof. Otávio Carvalho finalizou o evento agradecendo a todos os que colaboraram com o evento e parabenizou os alunos do 3º ano pela conclusão do ensino médio e disse acreditar que esse é só o começo de um novo tempo na Escola Dalila Afonso Cunha.


¹Professor de Filosofia da Rede Estadual de Educação do Pará (SECUC), com lotação nas Escolas Enedina Sampaio Melo e Dalila Afonso Cunha. Diretor do Núcleo de Cultura e Educação Popular do Instituto Caboclo da Amazônia (INCAM.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VEM AÍ A III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI

Paraenses são premiados na maior Feira de Ciências da América Latina

Os projetos "Matapi Ecológico" e “Farelo do Resíduo do Palmito para Suínos” renderam a dois alunos paraenses premiações na maior Feira de Ciências da América Latina, a 26ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de outubro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Além da Mostra, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, ocorreram paralelamente o 18º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet) e o 3º Salão da Inovação, evento que busca mostrar os avanços tecnológicos de empresas e instituições.
A Mostratec reuniu jovens cientistas, na faixa etária de 14 a 21 anos. Nesta edição da Feira foram apresentados 350 projetos, distribuídos por 13 áreas. Cada uma das categorias premiou os quatro melhores classificados, e os destaques gerais receberam prêmios de tecnologia, oferecidos por empresas e instituições do Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Iraque, Itália, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai.
Os estudantes paraenses foram bem sucedidos no evento. O projeto “Matapi Ecológico” conquistou o 1º lugar na categoria de Gerenciamento do Meio Ambiente, além do Prêmio Braskem de Tecnologia para Incentivo à Sustentabilidade, que entregou a cada integrante da equipe um computador. A aluna pesquisadora Regiane Silva, da Escola Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba (Região do Baixo Tocantins), que desenvolveu o projeto do matapi (objeto usado na captura do camarão em rios do Pará) sob a orientação do professor Gilberto Silva, foi credenciada para representar o Brasil na “Exporecerca Jove”, em março de 2012, em Barcelona (Espanha).
O projeto de Regiane visa a melhoria da captura do camarão na localidade onde ela mora, às margens do Rio Tauerá de Beja, na zona ribeirinha de Abaetetuba. Ela propôs uma mudança no matapi, que os ribeirinhos confeccionam de forma artesanal, com a tala do jupati e cipó retirados da mata, aumentando o espaçamento entre as talas. O novo matapi possibilita a saída dos camarões pequenos, respeitando seu ciclo de vida e capturando apenas os camarões adultos, trazendo mais lucro para quem trabalha com camarão.
Alternativa - Outro projeto premiado foi o “Farelo do Resíduo do Palmito para Suínos”, que credenciou o aluno Cleisionor Santos, da Escola Dalila Afonso, do município de Igarapé-Miri, para representar o Brasil na Expo-science AmLAT (Milset), em julho de 2012, em Assunção, no Paraguai. O projeto defende a produção alternativa do farelo para suíno, por meio do resíduo do palmito (“pé” e “talo”), para diminuir os impactos ambientais e sociais provenientes do beneficiamento do palmito em Vila Maiuatá, localidade do município. A pesquisa foi orientada pela professora Vânia Machado.
Já o projeto “Saúde na Escola” deu aos alunos pesquisadores Manoel Pedro e João Pantoja, da Escola Manoel Antônio de Castro, de Igarapé-Miri, o direito de representar o Pará na Feira de Ciências e Tecnologia, que acontecerá em Imperatriz, no Maranhão, em outubro de 2012. O objetivo do projeto é fazer um trabalho de educação preventiva das helmintíases (verminoses) na comunidade escolar do município, que não possui nenhum programa de educação preventiva relacionado a essa patologia. Em 2012, este projeto também participará do Foro Internacional, na categoria supra nível, no Chile. O trabalho tem como orientadores os professores Hélio Júnior e Josineide Costa.
Para Gilberto Silva, coordenador de Incentivo à Pesquisa, da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri, a participação de alunos e professores nesse tipo de evento é de grande importância, pois eles têm a oportunidade de conhecer outros alunos e professores do Brasil e de outros países. “Este intercâmbio cultural vivenciado por eles muda a visão de mundo, transformando-os em cidadãos críticos, com novos olhares para os problemas do meio onde vivem. A iniciativa desses alunos demonstra também que, muitas vezes, não é necessário ter laboratórios ou equipamentos sofisticados para desenvolver projetos de pesquisa importantes”, ressaltou.

fonte: Ascom/Seduc

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“RABETAS” E ‘’RABUDOS’’: TECNOLOGIA QUE PROPORCIONA AVANÇOS, FACILIDADE E MELHORIAS AOS RIBEIRINHOS OU PERIGO A PRÓPRIA VIDA?

Prof.Nildo Moraes¹

O numero de motores a gasolina ou a diesel conhecido como “rabudo” vem aumentando significativamente na zona ribeirinha da região. Sendo que a facilidade de adquiri-lo, das disponibilidades dos financiamentos e pela facilidade de manuseio contribui para o crescimento desses motores na região.
É um avanço da tecnologia que esta proporcionando aos ribeirinhos um meio de transporte rápido e pratico, substituindo até radicalmente nossas indígenas canoas pequenas (ou cascos) à remos.
No entanto, por serem fáceis de manuseá-los, qualquer garoto de 10 anos ou até menos faz uso desse meio de transporte. Causa pela qual, provavelmente vem acontecendo inúmeros acidentes no município.
Em varias localidades como: Panacauera, Anapu-zinho, Pindobal Meruu dentre outros; e mais recente, no inicio do mês de março, deste ano no rio Cambeua ocasionando a morte de uma mulher que chegou a ser levada ao hospital, mas devido aos graves ferimentos não resistiu e veio a falecer. Acidentes mais leves são muito comuns de acontecer, pela imprudência dos condutores e as disputas frequentes das porfias entre ‘’rabudos’’, comparado com os rachas. Os motores são conduzidos em alta velocidade, desrespeitando assim todos os limites.
No rio Mrutipucu acidentes acontecem também com frequência, já chegou a virar um casco em cima de um garoto, mas as consequências não foram tão desastrosas, havendo apenas ferimentos leves. Acidente ocasionado também devido as disputas entre rabudos.

¹Miriense, natural do Rio Murutipucu.Graduado em Educação Fisica pela UEPA- Universidade do Estado do Pará.

A LIBERDADE E O PLURIPARTIDARISMO

Ana Cláudia C.Miranda

Na obra “O que é Política?”, a autora Hannah Arendt, resume o seu pensamento sobre o assunto dizendo que o sentido da política é a liberdade.No Brasil a liberdade política foi uma das grandes conquistas depois do regime militar, o que possibilitou o surgimento de vários partidos.Mas qual a relação existente entre liberdade e pluripartidarismo?
Vivemos em um país que já passou por uma ditadura onde governantes eram escolhidos de maneira arbitrária. Assim com no nazismo e fascismo a ditatura brasileira implantada pelos militaria recusava o pluripartidarismo.
Hoje, a partir do processo de redemocratização podemos perceber a presença de vários partidos.Cada cidadão tem a liberdade para filiar-se a qualquer partido de acordo com sua afinidade, de acordo com sua formação política, assim como como votar em qualquer candidato,exercendo a sua cidadania. Homens e Mulheres podem usufruir dos seus direitos e deveres e partir da liberdade fazer suas opções.
Ser livre, no entanto, não significa a ausência de regras, mas a possibilidade agir, pensar, opinar, escolher algo que nos convém ser coagido.
Quando optamos pela filiação à algum partido estamos exercendo a nossa liberdade e manifestando a nossa proposta de abraçarmos uma ideologia que orientará as nossas escolhas. Assim podemos interferir na historia de nosso país, exercendo as nossas escolhas votando naqueles que apresentam as melhores propostas.

(Estudante do 3º ano, do Ensino Médio, na Escola Estadual Dalila Afonso Cunha,Vila Maiauatá,Igarapé-Miri/PA)