quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Paraenses são premiados na maior Feira de Ciências da América Latina
Os projetos "Matapi Ecológico" e “Farelo do Resíduo do Palmito para Suínos” renderam a dois alunos paraenses premiações na maior Feira de Ciências da América Latina, a 26ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de outubro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Além da Mostra, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, ocorreram paralelamente o 18º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet) e o 3º Salão da Inovação, evento que busca mostrar os avanços tecnológicos de empresas e instituições.
A Mostratec reuniu jovens cientistas, na faixa etária de 14 a 21 anos. Nesta edição da Feira foram apresentados 350 projetos, distribuídos por 13 áreas. Cada uma das categorias premiou os quatro melhores classificados, e os destaques gerais receberam prêmios de tecnologia, oferecidos por empresas e instituições do Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Iraque, Itália, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai.
Os estudantes paraenses foram bem sucedidos no evento. O projeto “Matapi Ecológico” conquistou o 1º lugar na categoria de Gerenciamento do Meio Ambiente, além do Prêmio Braskem de Tecnologia para Incentivo à Sustentabilidade, que entregou a cada integrante da equipe um computador. A aluna pesquisadora Regiane Silva, da Escola Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba (Região do Baixo Tocantins), que desenvolveu o projeto do matapi (objeto usado na captura do camarão em rios do Pará) sob a orientação do professor Gilberto Silva, foi credenciada para representar o Brasil na “Exporecerca Jove”, em março de 2012, em Barcelona (Espanha).
O projeto de Regiane visa a melhoria da captura do camarão na localidade onde ela mora, às margens do Rio Tauerá de Beja, na zona ribeirinha de Abaetetuba. Ela propôs uma mudança no matapi, que os ribeirinhos confeccionam de forma artesanal, com a tala do jupati e cipó retirados da mata, aumentando o espaçamento entre as talas. O novo matapi possibilita a saída dos camarões pequenos, respeitando seu ciclo de vida e capturando apenas os camarões adultos, trazendo mais lucro para quem trabalha com camarão.
Alternativa - Outro projeto premiado foi o “Farelo do Resíduo do Palmito para Suínos”, que credenciou o aluno Cleisionor Santos, da Escola Dalila Afonso, do município de Igarapé-Miri, para representar o Brasil na Expo-science AmLAT (Milset), em julho de 2012, em Assunção, no Paraguai. O projeto defende a produção alternativa do farelo para suíno, por meio do resíduo do palmito (“pé” e “talo”), para diminuir os impactos ambientais e sociais provenientes do beneficiamento do palmito em Vila Maiuatá, localidade do município. A pesquisa foi orientada pela professora Vânia Machado.
Já o projeto “Saúde na Escola” deu aos alunos pesquisadores Manoel Pedro e João Pantoja, da Escola Manoel Antônio de Castro, de Igarapé-Miri, o direito de representar o Pará na Feira de Ciências e Tecnologia, que acontecerá em Imperatriz, no Maranhão, em outubro de 2012. O objetivo do projeto é fazer um trabalho de educação preventiva das helmintíases (verminoses) na comunidade escolar do município, que não possui nenhum programa de educação preventiva relacionado a essa patologia. Em 2012, este projeto também participará do Foro Internacional, na categoria supra nível, no Chile. O trabalho tem como orientadores os professores Hélio Júnior e Josineide Costa.
Para Gilberto Silva, coordenador de Incentivo à Pesquisa, da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri, a participação de alunos e professores nesse tipo de evento é de grande importância, pois eles têm a oportunidade de conhecer outros alunos e professores do Brasil e de outros países. “Este intercâmbio cultural vivenciado por eles muda a visão de mundo, transformando-os em cidadãos críticos, com novos olhares para os problemas do meio onde vivem. A iniciativa desses alunos demonstra também que, muitas vezes, não é necessário ter laboratórios ou equipamentos sofisticados para desenvolver projetos de pesquisa importantes”, ressaltou.
fonte: Ascom/Seduc
A Mostratec reuniu jovens cientistas, na faixa etária de 14 a 21 anos. Nesta edição da Feira foram apresentados 350 projetos, distribuídos por 13 áreas. Cada uma das categorias premiou os quatro melhores classificados, e os destaques gerais receberam prêmios de tecnologia, oferecidos por empresas e instituições do Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Iraque, Itália, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai.
Os estudantes paraenses foram bem sucedidos no evento. O projeto “Matapi Ecológico” conquistou o 1º lugar na categoria de Gerenciamento do Meio Ambiente, além do Prêmio Braskem de Tecnologia para Incentivo à Sustentabilidade, que entregou a cada integrante da equipe um computador. A aluna pesquisadora Regiane Silva, da Escola Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba (Região do Baixo Tocantins), que desenvolveu o projeto do matapi (objeto usado na captura do camarão em rios do Pará) sob a orientação do professor Gilberto Silva, foi credenciada para representar o Brasil na “Exporecerca Jove”, em março de 2012, em Barcelona (Espanha).
O projeto de Regiane visa a melhoria da captura do camarão na localidade onde ela mora, às margens do Rio Tauerá de Beja, na zona ribeirinha de Abaetetuba. Ela propôs uma mudança no matapi, que os ribeirinhos confeccionam de forma artesanal, com a tala do jupati e cipó retirados da mata, aumentando o espaçamento entre as talas. O novo matapi possibilita a saída dos camarões pequenos, respeitando seu ciclo de vida e capturando apenas os camarões adultos, trazendo mais lucro para quem trabalha com camarão.
Alternativa - Outro projeto premiado foi o “Farelo do Resíduo do Palmito para Suínos”, que credenciou o aluno Cleisionor Santos, da Escola Dalila Afonso, do município de Igarapé-Miri, para representar o Brasil na Expo-science AmLAT (Milset), em julho de 2012, em Assunção, no Paraguai. O projeto defende a produção alternativa do farelo para suíno, por meio do resíduo do palmito (“pé” e “talo”), para diminuir os impactos ambientais e sociais provenientes do beneficiamento do palmito em Vila Maiuatá, localidade do município. A pesquisa foi orientada pela professora Vânia Machado.
Já o projeto “Saúde na Escola” deu aos alunos pesquisadores Manoel Pedro e João Pantoja, da Escola Manoel Antônio de Castro, de Igarapé-Miri, o direito de representar o Pará na Feira de Ciências e Tecnologia, que acontecerá em Imperatriz, no Maranhão, em outubro de 2012. O objetivo do projeto é fazer um trabalho de educação preventiva das helmintíases (verminoses) na comunidade escolar do município, que não possui nenhum programa de educação preventiva relacionado a essa patologia. Em 2012, este projeto também participará do Foro Internacional, na categoria supra nível, no Chile. O trabalho tem como orientadores os professores Hélio Júnior e Josineide Costa.
Para Gilberto Silva, coordenador de Incentivo à Pesquisa, da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri, a participação de alunos e professores nesse tipo de evento é de grande importância, pois eles têm a oportunidade de conhecer outros alunos e professores do Brasil e de outros países. “Este intercâmbio cultural vivenciado por eles muda a visão de mundo, transformando-os em cidadãos críticos, com novos olhares para os problemas do meio onde vivem. A iniciativa desses alunos demonstra também que, muitas vezes, não é necessário ter laboratórios ou equipamentos sofisticados para desenvolver projetos de pesquisa importantes”, ressaltou.
fonte: Ascom/Seduc
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
“RABETAS” E ‘’RABUDOS’’: TECNOLOGIA QUE PROPORCIONA AVANÇOS, FACILIDADE E MELHORIAS AOS RIBEIRINHOS OU PERIGO A PRÓPRIA VIDA?
Prof.Nildo Moraes¹
O numero de motores a gasolina ou a diesel conhecido como “rabudo” vem aumentando significativamente na zona ribeirinha da região. Sendo que a facilidade de adquiri-lo, das disponibilidades dos financiamentos e pela facilidade de manuseio contribui para o crescimento desses motores na região.
É um avanço da tecnologia que esta proporcionando aos ribeirinhos um meio de transporte rápido e pratico, substituindo até radicalmente nossas indígenas canoas pequenas (ou cascos) à remos.
No entanto, por serem fáceis de manuseá-los, qualquer garoto de 10 anos ou até menos faz uso desse meio de transporte. Causa pela qual, provavelmente vem acontecendo inúmeros acidentes no município.
Em varias localidades como: Panacauera, Anapu-zinho, Pindobal Meruu dentre outros; e mais recente, no inicio do mês de março, deste ano no rio Cambeua ocasionando a morte de uma mulher que chegou a ser levada ao hospital, mas devido aos graves ferimentos não resistiu e veio a falecer. Acidentes mais leves são muito comuns de acontecer, pela imprudência dos condutores e as disputas frequentes das porfias entre ‘’rabudos’’, comparado com os rachas. Os motores são conduzidos em alta velocidade, desrespeitando assim todos os limites.
No rio Mrutipucu acidentes acontecem também com frequência, já chegou a virar um casco em cima de um garoto, mas as consequências não foram tão desastrosas, havendo apenas ferimentos leves. Acidente ocasionado também devido as disputas entre rabudos.
¹Miriense, natural do Rio Murutipucu.Graduado em Educação Fisica pela UEPA- Universidade do Estado do Pará.
O numero de motores a gasolina ou a diesel conhecido como “rabudo” vem aumentando significativamente na zona ribeirinha da região. Sendo que a facilidade de adquiri-lo, das disponibilidades dos financiamentos e pela facilidade de manuseio contribui para o crescimento desses motores na região.
É um avanço da tecnologia que esta proporcionando aos ribeirinhos um meio de transporte rápido e pratico, substituindo até radicalmente nossas indígenas canoas pequenas (ou cascos) à remos.
No entanto, por serem fáceis de manuseá-los, qualquer garoto de 10 anos ou até menos faz uso desse meio de transporte. Causa pela qual, provavelmente vem acontecendo inúmeros acidentes no município.
Em varias localidades como: Panacauera, Anapu-zinho, Pindobal Meruu dentre outros; e mais recente, no inicio do mês de março, deste ano no rio Cambeua ocasionando a morte de uma mulher que chegou a ser levada ao hospital, mas devido aos graves ferimentos não resistiu e veio a falecer. Acidentes mais leves são muito comuns de acontecer, pela imprudência dos condutores e as disputas frequentes das porfias entre ‘’rabudos’’, comparado com os rachas. Os motores são conduzidos em alta velocidade, desrespeitando assim todos os limites.
No rio Mrutipucu acidentes acontecem também com frequência, já chegou a virar um casco em cima de um garoto, mas as consequências não foram tão desastrosas, havendo apenas ferimentos leves. Acidente ocasionado também devido as disputas entre rabudos.
¹Miriense, natural do Rio Murutipucu.Graduado em Educação Fisica pela UEPA- Universidade do Estado do Pará.
A LIBERDADE E O PLURIPARTIDARISMO
Ana Cláudia C.Miranda
Na obra “O que é Política?”, a autora Hannah Arendt, resume o seu pensamento sobre o assunto dizendo que o sentido da política é a liberdade.No Brasil a liberdade política foi uma das grandes conquistas depois do regime militar, o que possibilitou o surgimento de vários partidos.Mas qual a relação existente entre liberdade e pluripartidarismo?
Vivemos em um país que já passou por uma ditadura onde governantes eram escolhidos de maneira arbitrária. Assim com no nazismo e fascismo a ditatura brasileira implantada pelos militaria recusava o pluripartidarismo.
Hoje, a partir do processo de redemocratização podemos perceber a presença de vários partidos.Cada cidadão tem a liberdade para filiar-se a qualquer partido de acordo com sua afinidade, de acordo com sua formação política, assim como como votar em qualquer candidato,exercendo a sua cidadania. Homens e Mulheres podem usufruir dos seus direitos e deveres e partir da liberdade fazer suas opções.
Ser livre, no entanto, não significa a ausência de regras, mas a possibilidade agir, pensar, opinar, escolher algo que nos convém ser coagido.
Quando optamos pela filiação à algum partido estamos exercendo a nossa liberdade e manifestando a nossa proposta de abraçarmos uma ideologia que orientará as nossas escolhas. Assim podemos interferir na historia de nosso país, exercendo as nossas escolhas votando naqueles que apresentam as melhores propostas.
(Estudante do 3º ano, do Ensino Médio, na Escola Estadual Dalila Afonso Cunha,Vila Maiauatá,Igarapé-Miri/PA)
Na obra “O que é Política?”, a autora Hannah Arendt, resume o seu pensamento sobre o assunto dizendo que o sentido da política é a liberdade.No Brasil a liberdade política foi uma das grandes conquistas depois do regime militar, o que possibilitou o surgimento de vários partidos.Mas qual a relação existente entre liberdade e pluripartidarismo?
Vivemos em um país que já passou por uma ditadura onde governantes eram escolhidos de maneira arbitrária. Assim com no nazismo e fascismo a ditatura brasileira implantada pelos militaria recusava o pluripartidarismo.
Hoje, a partir do processo de redemocratização podemos perceber a presença de vários partidos.Cada cidadão tem a liberdade para filiar-se a qualquer partido de acordo com sua afinidade, de acordo com sua formação política, assim como como votar em qualquer candidato,exercendo a sua cidadania. Homens e Mulheres podem usufruir dos seus direitos e deveres e partir da liberdade fazer suas opções.
Ser livre, no entanto, não significa a ausência de regras, mas a possibilidade agir, pensar, opinar, escolher algo que nos convém ser coagido.
Quando optamos pela filiação à algum partido estamos exercendo a nossa liberdade e manifestando a nossa proposta de abraçarmos uma ideologia que orientará as nossas escolhas. Assim podemos interferir na historia de nosso país, exercendo as nossas escolhas votando naqueles que apresentam as melhores propostas.
(Estudante do 3º ano, do Ensino Médio, na Escola Estadual Dalila Afonso Cunha,Vila Maiauatá,Igarapé-Miri/PA)
UM TRIBUTO A QUEM MERECE.
J. SANTIGO
ERAS PEQUENO.
MEIO ENCURVADO ANDAVAS,
MAS COM TEUS VERSOS FAZIAS
O BELO JOGO DAS PALAVRAS.
OH! POETA, DA ALEGRIA.
MANOELZINHO FARIAS
MOLDADO NO DURO TRABALHO,
NOS GRANDES ROÇADOS DAS CANAS,
TEUS VERSOS SERIOS NÃO TINHAM ATALHO.
E OUTROS, ERAM UM TANTO SACANAS,
MAS EM TODOS SE NOTAVA,
UMA PUJANTE ZOMBARIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
MENTE RÁPIDA E FUGAZ.
FALAVAS DE TODO MUNDO,
DO MENINO, VELHO OU RAPAZ.
POR ISSO SINTO NO FUNDO,
OUTRO, TEUS VERSOS NÃO FAZ.
PORQUE ELES TINHAM MAGIAS,
QUE O TEMPO HOJE NÃO TRAZ.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
TEU OLHO NEGRO E MIUDO.
ÁGIL NA ÓRBITA SE ESCONDIA,
QUANDO FALAVA CISUDO.
NAS PIADAS QUE OUSADIA!
NEM TU MESMO,
ILESO DELES SAIAS.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
MUITO HUMILDE.
NÃO SABIAS O TEU VALOR,
FAZIAS VERSOS, REPENTES,
COM O MAIS PROFUNDO AMOR.
NÃO TE VANGLORIAVAS,
HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII,
RIR SOMENTE QUERIAS.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
QUEM NUNCA TE OUVIU,
NÃO SABE O QUE PERDEU
É COMO O CEGO OLHAR A NOITE,
SEM SABER QUE ESCURECEU.
FICA SÓ A SAUDADE DOS VERSOS QUE DIZIAS,
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
TUA CHEGADA EM QUALQUER
LUGAR EM QUE IAS,
FAZIAM TRASBORDAR, RISOS
E AS VEZES NOSTALGIA.
DOS VERSOS RAPIDOS,
FALADOS COM MAESTRIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
SEJA NO SANTO ANTONIO,
LÁ NA BOCA DO FURINHO.
PRO JUARIMBÚ ONDE FOSTES,
SEMPRE DAVAS UM JEITINHO.
DE RIMAR SANTO OU DEMONIO,
CONTIGO A RIMA CRESCIA
SEMPRE COM ALEGRIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
NÃO QUERIA TE HOMENAGEAR,
ASSIM, DESSE JEITO.
POIS TEU CORAÇÃO JÁ NÃO BATE NO PEITO.
MAS TAMBÉM NÃO POSSO DEIXAR,
DE PRESTAR HONRA E RESPEITO.
PRA MIM ESTAS PALAVRAS,
TE DIZER PESSOALMENTE NECESSITARIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
FAÇO ESSA HOMENAGEM,
NA RIMA QUE TU FAZIAS.
PARA OS ERUDITOS, ELA É POBRE,
MAS ESPELHAM O TEU CORAÇAO NOBRE.
E EU NÃO VEJO NINGUÉM AO REDOR,
POIS, NELA FOSTES O MELHOR.
NOS DIAS DEPOIS DE TUA IDA, SÓ TRISTEZA,
NÃO MAIS ALEGRIA.
SEM OS TEUS VERSOS,
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
QUASE NÃO LIA,
POUCO OU QUASE NADA ESCREVIA.
MAS DE TUA MEMÓRIA,
OBRAS DE ARTE SAIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
POR AQUI IGUAL A TI NUNCA VI,
SENSO AGUÇADO, RÁPIDO NA FORMAÇÃO.
AS PALAVRAS NÃO ENGASGAVAM,
SAIAM DO CORAÇÃO.
PORTANTO ESTA HOMENAGEM, PRESTO A TI.
FOSTES, ÉS E SERÁS, O MELHOR REPENTISTA
DE IGARAPÉ-MIRI.
AQUI EU TERMINO
MAIS TERIA MUITO PRA FALAR.
FUI UM DOS QUE TEVE O PRAZER,
DE CONTIGO CONVIVER.
MUITAS COISAS A LEMBRAR,
COMO A RIMA DA PERNINHA DO SARARÁ.
COM A QUAL GARGALHAR ME FAZIAS.
OH! SAUDOSO POETA,
MANOELZINHO FARIAS.
.
ERAS PEQUENO.
MEIO ENCURVADO ANDAVAS,
MAS COM TEUS VERSOS FAZIAS
O BELO JOGO DAS PALAVRAS.
OH! POETA, DA ALEGRIA.
MANOELZINHO FARIAS
MOLDADO NO DURO TRABALHO,
NOS GRANDES ROÇADOS DAS CANAS,
TEUS VERSOS SERIOS NÃO TINHAM ATALHO.
E OUTROS, ERAM UM TANTO SACANAS,
MAS EM TODOS SE NOTAVA,
UMA PUJANTE ZOMBARIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
MENTE RÁPIDA E FUGAZ.
FALAVAS DE TODO MUNDO,
DO MENINO, VELHO OU RAPAZ.
POR ISSO SINTO NO FUNDO,
OUTRO, TEUS VERSOS NÃO FAZ.
PORQUE ELES TINHAM MAGIAS,
QUE O TEMPO HOJE NÃO TRAZ.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
TEU OLHO NEGRO E MIUDO.
ÁGIL NA ÓRBITA SE ESCONDIA,
QUANDO FALAVA CISUDO.
NAS PIADAS QUE OUSADIA!
NEM TU MESMO,
ILESO DELES SAIAS.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
MUITO HUMILDE.
NÃO SABIAS O TEU VALOR,
FAZIAS VERSOS, REPENTES,
COM O MAIS PROFUNDO AMOR.
NÃO TE VANGLORIAVAS,
HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII,
RIR SOMENTE QUERIAS.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
QUEM NUNCA TE OUVIU,
NÃO SABE O QUE PERDEU
É COMO O CEGO OLHAR A NOITE,
SEM SABER QUE ESCURECEU.
FICA SÓ A SAUDADE DOS VERSOS QUE DIZIAS,
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
TUA CHEGADA EM QUALQUER
LUGAR EM QUE IAS,
FAZIAM TRASBORDAR, RISOS
E AS VEZES NOSTALGIA.
DOS VERSOS RAPIDOS,
FALADOS COM MAESTRIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
SEJA NO SANTO ANTONIO,
LÁ NA BOCA DO FURINHO.
PRO JUARIMBÚ ONDE FOSTES,
SEMPRE DAVAS UM JEITINHO.
DE RIMAR SANTO OU DEMONIO,
CONTIGO A RIMA CRESCIA
SEMPRE COM ALEGRIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
NÃO QUERIA TE HOMENAGEAR,
ASSIM, DESSE JEITO.
POIS TEU CORAÇÃO JÁ NÃO BATE NO PEITO.
MAS TAMBÉM NÃO POSSO DEIXAR,
DE PRESTAR HONRA E RESPEITO.
PRA MIM ESTAS PALAVRAS,
TE DIZER PESSOALMENTE NECESSITARIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
FAÇO ESSA HOMENAGEM,
NA RIMA QUE TU FAZIAS.
PARA OS ERUDITOS, ELA É POBRE,
MAS ESPELHAM O TEU CORAÇAO NOBRE.
E EU NÃO VEJO NINGUÉM AO REDOR,
POIS, NELA FOSTES O MELHOR.
NOS DIAS DEPOIS DE TUA IDA, SÓ TRISTEZA,
NÃO MAIS ALEGRIA.
SEM OS TEUS VERSOS,
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
QUASE NÃO LIA,
POUCO OU QUASE NADA ESCREVIA.
MAS DE TUA MEMÓRIA,
OBRAS DE ARTE SAIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.
POR AQUI IGUAL A TI NUNCA VI,
SENSO AGUÇADO, RÁPIDO NA FORMAÇÃO.
AS PALAVRAS NÃO ENGASGAVAM,
SAIAM DO CORAÇÃO.
PORTANTO ESTA HOMENAGEM, PRESTO A TI.
FOSTES, ÉS E SERÁS, O MELHOR REPENTISTA
DE IGARAPÉ-MIRI.
AQUI EU TERMINO
MAIS TERIA MUITO PRA FALAR.
FUI UM DOS QUE TEVE O PRAZER,
DE CONTIGO CONVIVER.
MUITAS COISAS A LEMBRAR,
COMO A RIMA DA PERNINHA DO SARARÁ.
COM A QUAL GARGALHAR ME FAZIAS.
OH! SAUDOSO POETA,
MANOELZINHO FARIAS.
.
PAROQUIA DE MAIAUATÁ: POSSIBILIDADE REAL OU SONHO IMPROVÁVEL?
Por Rosário Pantoja¹
No dia 26 de dezembro de 2010 a Igreja Católica em Vila Maiauatá , Igarapé-Miri, viveu momentos de festa Nessa data ocorreram as ordenações presbiteral e diaconal , respectivamente de Francinaldo dos Santos e Otávio Carvalho ( diácono permanente), ambos filhos da região de Maiauatá e frutos da Comunidade Cristã dessa vila . Pelo que me recordo, é o terceiro padre que sai da comunidade de Vila Maiauatá, juntamente com um diácono. Seria esse mais um motivo para se discutir a criação de uma paróquia para a região de Maiauatá?
Em principio quero aqui lembrar o quanto foi oportuno participar desta bonita cerimônia de ordenação e ouvir a pregação do Bispo da Prelazia de Cametá, Dom Jesus Maria, que na oportunidade manifestou muita preocupação com o quadro social e religioso de Igarapé-Miri.
Ele questionou: onde é que estamos falhando? Como cuidar melhor da juventude e das nossas famílias?Citou como exemplo Tucurui, cidade migratória, que já está com cem mil habitantes. Lá foram criadas duas áreas pastorais. Essa denominação “área pastoral”. Ele disse: assim também podemos pensar para região de Maiauatá.
Estaria ele fazendo uma provocação de um primeiro passo para a Criação da Paróquia de Maiauatá? Será que a região já merece este tratamento por parte da Igreja?
Sem dúvida alguma, eu particularmente acredito que sim. A população da área rural do município de Igarapé-Miri precisa ser mais assistida, nem só pelo poder público, como também pela Igreja. Algum tempo atrás conversei com o Pároco de Igarapé-Miri, ele me falou que para instalar uma nova paróquia, primeiramente é necessário criar condições de infra-estrutura, como organizar as comunidades e capelas em projetos de Perpétuo Socorro, Fátima, São Sebastião.
Mas eu vejo que isso para avançar depende da presença permanente do padre junto às lideranças das comunidades. O padre com suas motivações, animará todas as comunidades para realizar as obras necessárias, materiais e espirituais. Desafios que agora precisam ser encarados pela Prelazia e a Paróquia de Santana de Igarapé-Miri.
¹Historiador e Economista pela UFPA - Universidade Federal do Pará , natural de Vila Maiauatá/Igarapé-Miri. Atualmente reside na capital paraense,porém nunca perde uma chance de rever os seus familiares na sua vila centária.
No dia 26 de dezembro de 2010 a Igreja Católica em Vila Maiauatá , Igarapé-Miri, viveu momentos de festa Nessa data ocorreram as ordenações presbiteral e diaconal , respectivamente de Francinaldo dos Santos e Otávio Carvalho ( diácono permanente), ambos filhos da região de Maiauatá e frutos da Comunidade Cristã dessa vila . Pelo que me recordo, é o terceiro padre que sai da comunidade de Vila Maiauatá, juntamente com um diácono. Seria esse mais um motivo para se discutir a criação de uma paróquia para a região de Maiauatá?
Em principio quero aqui lembrar o quanto foi oportuno participar desta bonita cerimônia de ordenação e ouvir a pregação do Bispo da Prelazia de Cametá, Dom Jesus Maria, que na oportunidade manifestou muita preocupação com o quadro social e religioso de Igarapé-Miri.
Ele questionou: onde é que estamos falhando? Como cuidar melhor da juventude e das nossas famílias?Citou como exemplo Tucurui, cidade migratória, que já está com cem mil habitantes. Lá foram criadas duas áreas pastorais. Essa denominação “área pastoral”. Ele disse: assim também podemos pensar para região de Maiauatá.
Estaria ele fazendo uma provocação de um primeiro passo para a Criação da Paróquia de Maiauatá? Será que a região já merece este tratamento por parte da Igreja?
Sem dúvida alguma, eu particularmente acredito que sim. A população da área rural do município de Igarapé-Miri precisa ser mais assistida, nem só pelo poder público, como também pela Igreja. Algum tempo atrás conversei com o Pároco de Igarapé-Miri, ele me falou que para instalar uma nova paróquia, primeiramente é necessário criar condições de infra-estrutura, como organizar as comunidades e capelas em projetos de Perpétuo Socorro, Fátima, São Sebastião.
Mas eu vejo que isso para avançar depende da presença permanente do padre junto às lideranças das comunidades. O padre com suas motivações, animará todas as comunidades para realizar as obras necessárias, materiais e espirituais. Desafios que agora precisam ser encarados pela Prelazia e a Paróquia de Santana de Igarapé-Miri.
¹Historiador e Economista pela UFPA - Universidade Federal do Pará , natural de Vila Maiauatá/Igarapé-Miri. Atualmente reside na capital paraense,porém nunca perde uma chance de rever os seus familiares na sua vila centária.
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA: CRIAR É PRECISO!
Prof. Antonio Marcos Q.Ferreira¹
O ano de 2009 foi especial para o município de Igarapé-Miri, já que foi o ano em que realizamos nossa I Conferência Municipal de Cultura (como etapa integrante da II CNC - Conferência Nacional de Cultura, convocada pelo MINC- Ministério da Cultura). Naquele momento discutimos inúmeras propostas fundamentais para o fortalecimento da cultura do nosso Município, assim como elegemos 18 (dezoito) Delegados (as) dos quais 11 (onze) garantiram a participação do Município na II Conferência Estadual de Cultura, sendo eles: Benedita dos Santos Miranda (Profa. Benoca - Secretária Municipal de Cultura), Lindalva Fonseca Costa, João Batista da Costa Pinheiro e Ângela Lopes Gonçalves, como representantes da esfera governamental; Antonio Marcos Quaresma Ferreira, Maria Antonia Nonato, Raimundo Moraes Franco e Silvio Antônio Pantoja Corrêa, como representes da Sociedade Civil.
Na II Conferência Estadual de Cultura, realizada em dezembro do mesmo ano no HANGAR, Centro de Convenções da Amazônia, Belém-PA, os Delegados(as) do nosso Município, foram somados aos Delegados dos demais municípios paraenses, com a incumbência de eleger as Propostas Estaduais que seriam encaminhadas para II CNC, onde conseguiríamos (graças à articulação da nossa Delegação junto aos Delegados do Baixo Tocantins), eleger o Representante da Região para a Conferência Nacional.
Como delegado eleito para a II Conferência Nacional de Cultura (realizada em março de 2010, em Brasília, DF), participei de decisões importantes, entre elas a aprovação das 32 Propostas prioritárias que deverão orientar as políticas culturais no (do) País, tanto no que diz respeito à aprovação de Leis em andamento como, a PEC 150, que propõe a vinculação à cultura de 2% (dois por cento) da Receita Federal, 1,5% (um e meio por cento) das Receitas estatuais e 1% (um por cento) das Receitas municipais, assim como a criação de outras, conforme o anseio das propostas.
No que tange aos municípios percebeu-se, na maioria deles, a ausência de ferramentas essenciais para o desenvolvimento cultural, como por exemplo os Conselhos de Cultura. Nesse sentido, por entendermos que a importância dessa ferramenta para o bom funcionamento da cultura estamos propondo e debatendo a criação do nosso Conselho Municipal de Cultura.
Compreendemos que a Cultura é a expressão da capacidade criativa de um povo, assim como expressão de identidades ligada à nossa história, comandada pela diversidade, pelo plural e diferenças étnicas e religiosas, que não devem ser razões de conflito e sim de enriquecimento para a Democracia. O Respeito às Diferenças, o reconhecimento de outros significados, relacionados às tradições e à multiplicidade de expressões culturais, artísticas e estéticas é o que nos permite diferentes interações que movimentam a Humanidade. Nossos eventos como: Festival do Açaí & Encontro das Cobras, Festival do Camarão, Semana dos Povos Indígenas, Feira da Cultura Ribeirinha, Carnaval Miriense, Carnaval do Sujo, na Vila Maiauatá... e outros, manifestam muito bem essa diversidade da Cultura Miriense.
Somos sabedores que a sociedade do século XXI evolui para a fase do saber e do conhecimento, mas ao mesmo tempo acaba construindo desigualdades sócio-culturais. O progresso é muito importante, e não podemos negar isso, mas é preciso que venha respeitando a História, os nossos significados, a nossa Memória, pois não podemos desumanizar os espaços.
Nesse sentido cabe à Gestão Municipal, como centro da execução das políticas culturais, fortalecer a participação de todos(as) na construção das política culturais, democratizando suas ações e garantindo a manifestação da Diversidade da produção cultural, presente na nossa identidade.
Assim, a criação do Conselho Municipal de Cultura, “unindo” integrantes dos Movimentos Sociais, da Sociedade Civil Organizada e das Esferas de Governo, representará para nós uma conquista fundamental, visto que garantirá a participação de todos na construção do Projeto-Político Cultural para os “Caminhos de Canoa Pequena”, que vincule suas estratégias às outras políticas públicas fundamentais para este Município, como Educação, desenvolvimento econômico, Turismo, Segurança e Meio Ambiente e assim por diante.
¹Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará,Graduando em Administração Pública também pela UFPA. Poeta, Prosador, Professor de Filosofia na Rede Pública do Estado (SEDUC PA) em Igarapé-Miri. Foi delegado regional da II Conferência Nacional de Cultura,realizada em março 2010, em Brasília É atualmente diretor do Núcleo de Cultura e Educação Popular do INCAM - Instituto Caboclo da Amazônia.
Assinar:
Postagens (Atom)