sábado, 19 de janeiro de 2019

VIVA SÃO SEBASTIÃO: VILA MAIAUATÁ E BOA UNIÃO ESTÃO EM FESTA



Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, Vila Maiautá



                                                
Celebra-se neste dia 20 de janeiro dia de São Sebastião. No município de Igarapé-Miri a devoção é mantida nas localidades Vila Maiauatá e Boa União (Rio Murutipucu).
Em Vila Maiauatá, segundo o historiador Rosário Pantoja, a festa teve início em 1925, com o coronel Sebastião Pantoja, patriarca de uma das grandes famílias da localidade. A festa era realizada na Casa-Grande, de propriedade do coronel, onde uma vasta programação religiosa era realizada, encerrando sempre com grandes bailes.
Os bailes eram repletos de muito respeito e glamour, onde se exigia do cavalheiro trajes de gala (inclusive paletó e gravata). Após a morte de Sebastião Pantoja, a devoção a São Sebastião continuou com o genro do patriarca, Anilo Cardoso, o qual anos depois transferiu a coordenação da Festa para Comunidade Cristã de Vila Maiauatá (CC. Nossa Senhora de Nazaré).


                      Vila Boa União, Rio Murutipucu 

Já na localidade Boa União, segundo informações dos organizadores, a festividade teve seu início em 1850, quando dona Páscoa Maria de Belém, nascida em 1825, sendo possuidora de uma imagem de São Sebastião, de sua devoção, deu início às novenas. Em 1857, dona Páscoa teve uma filha que deu-lhe o nome de Maria Porquéria de Farias que, quando já moça, passou a ajudar sua mãe com as organizações das festas. Dona Páscoa veio a falecer em 1902, ficando assim sua filha Maria encarregada dos festejos, que permaneceu com as mesmas devoções. Dona Maria que teve alguns filhos, entre eles a Maria Santana, que se casou com Raimundo Borges Gonçalves, membro de uma tradicional família da localidade, o qual passou a fazer parte nas orientações dos festejos, até que em 1947, sua sogra Maria Porquéria veio a falecer, aos 90 anos de idade, quando seu genro Raimundo Borges Gonçalves, tomou a frente a direção da festa ao Glorioso São Sebastião.
Durante muitos anos a Festividade foi coordenada pela Paróquia de Sant’Ana de Igarapé de Igarapé-Miri. Mas em 2011, após as decisões da Prelazia de Cametá a programação voltaria à responsabilidade da entidade “BOA UNIÃO DA AMAZÔNIA” que desde então passou a realizar a SEMANA CULTURAL IBUAM, onde além da novena realiza também atividades socioculturais na localidade.
Em Vila Maiauatá, a Festividade de São Sebastião, transformou-se na mais tradicional programação religiosa e opção turística de Vila Maiauatá, encerrando-se no dia 20 de janeiro, com Missa matinal e procissão vespertina.


                                          (Imagem "Sujo da Vila": Foto de Raison Wallace)

CARNAVAL DA VILA: Após a programação religiosa do dia de São Sebastião, uma programação cultural estende-se pelos dias 21 e 22 com o tradicional “Festa do Sujo” com desfile dos blocos " bicho folharal", " Coyote", "Bole-bole" entre outros.  A programação reuni brincantes de vários municípios da região.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

PLANEJAMENTO DO INCAM APONTOU RUMOS DA ONG PARA 2019-21

Israel Fonseca Araújo (Vice-Presidente)


(Divulgação)


Aconteceu na manhã de hoje, na sede do Sintepp em Igarapé-Miri, o Encontro de Planejamento do INCAM - Instituto Caboclo da Amazônia. O Planejamento da ONG foi definido em Reunião ampliada do mesmo, dia 11.12.2018, na Escola Estadual "Enedina Sampaio Melo".

Na pata de hoje, desafios do Incam para 2019-2021, término da gestão que tem na Presidência o professor e Sócio-Fundador Antonio Marcos Quaresma Ferreira (Israel F. Araújo: Vice-Presidente). Entre os desafios, definir periodicidade para a realização do Fórum de Educação na Amazônia, a Feira da Cultura Ribeirinha e o lugar dos Grupos de Pesquisa do Incam: INTERSABERES (liderado por Israel Araújo, Antonio Marcos Ferreira e José Luiz Franco) e GEPET (liderado por Isaac Fonseca).

Após apresentado um retrospecto da criação do Incam, apresentados seus Objetivos institucionais e realizada uma avaliação sobre o alcance dos mesmos, passou-se a discutir os Programas da ONG, definidos em eventos/encontros de sistematização anteriores. Em seguida, foi-se aos projetos que a ONG vem efetivamento em Igarapé-Miri. Em forma de resumo, seguem alguns dos principais apontamentos:


1. FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA
Será realizado a cada dois anos, sendo que, em 2019, tem previsão de acontecer nos dias 24 e 25 de maio.
Equipe de Referência: Antonio Marcos, Isaac, Ruth Helena e Glaybe Antonio
Obs.: Grupos de Pesquisa (Intersaberes e Gepet): ambos integrarão o evento/Fórum, mas poderão ter estratégias e ter eventos de divulgação etc., a qualquer momento do ano

  
2. Feira da Cultura Ribeirinha das Ilhas de Igarapé-Miri/PA
Será realizada a cada dois anos, sendo que, em 2020, tem previsão de acontecer nos dias 21 a 23.08
Equipe de Referência: Israel, Vanilza, Francilene, Manoel de Jesus (“Nenel”)


3. Projeto “Leitura na Praça”
Equipe de Referência: José Moraes, Antonio Marcos, Izabella
Data/Período de Realização: aos sábados, de preferência; pós-Festa de Sant’Ana é período considerado prioritário


4. Programa de Rádio “Remanso do Incam”
Equipe de Referência: Antonio Marcos e Israel (José Jr. e Marinaldo)
Data/Período de Realização: aos sábados


5. Projeto “Café com Verso & Prosa
Equipe de Referência: Antonio Marcos, Nazaré, Izabella
Data/Período de Realização: edições mensais

_______________

Próxima Reunião do Incam será no turno noturno, já discutindo formato e outras ideiais para o Fórum.