segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A "BALSA DOS DERROTADOS" E A ESSÊNCIA DA DEMOCRACIA



 Com  apenas uma semana após o dia da votação, assim como a deflagração dos resultados das eleições municipais em todo o país, aqui em Igarapé-Miri, já podíamos nos deliciar com a leitura do Texto em Cordel “A Balsa dos Derrotados” que a exemplo de outros anos era produzido pelo saudoso poeta miriense Manoel Machado (à 2 anos falecido), como o ditado popular “filho de peixe peixinho é” as vezes costuma da certo, desta vez por aqui deu , e o legado paterno caiu bem ao jovem Professor Maelson Machado, matemático também amante das palavras rimadas  que agora é quem se atreve a escrever a “Balsa dos Derrotados”, e promete manter viva essa tradição, desta vez para narrar a Vitória nas urnas do prefeito eleito Ailson Amaral/Pé de Boto e conseqüente derrota de Roberto Pina (atual prefeito), assim como a queda dos 125 candidatos a vereadores que ao lado dos 13 eleitos somavam 138 concorrentes à Câmara Miriense.
Pois bem, os  povos gregos da antiguidade entendiam que a política é a melhor maneira que o ser humano tem para trabalhar pelo bem comum da sociedade. E entendiam também que é pela ação e pelo discurso que a verdadeira política se manifesta.
Essas ideias constituem a essência da democracia e foram fundamentais para a construção da consciência política no ocidente ao longo dos tempos.  Daí a nossa lamentação por conta do assalto à liberdade promovido pelos regimes totalitários  que patrocinaram  uma verdadeira ruptura com o verdadeiro sentido da política. A perda de tal sentido tem se perpetuado até os dias de hoje, sendo triste presenciarmos as inúmeras atitudes de homens e mulheres que na sociedade atual se recusam a contribuir com o processo democrático, se negando a participar do debate político e do confronto de ideias. É necessário sim que tenhamos a maturidade política para legitimar as decisões que provem do âmbito popular, no entanto é necessário repudiarmos as abusivas práticas antidemocráticas vivenciadas nos nossos dias, do contrário as nossas eleições se equivalerão ao período do coronelismo onde o poder econômico do coronel sempre se sobrepunha a qualquer possibilidade de um adversário que ousasse buscar o poder.
Reiteramos dizendo que é necessário garantir o reconhecimento das decisões do povo, todavia e também necessário combater toda e qualquer atitude que não contribua com a democracia e digo ainda que aqueles que se recusam passar pela prova do debate político e o confronto de ideias não deveriam sequer sentir o desejo pelo poder em uma sociedade democrática.
No mais queremos parabenizar aos homens e mulheres que ajudaram mais uma vez a manter a  festa da nossa democracia, e desejamos boa sorte ao prefeito eleito Aílson Amaral/Pé de Boto, assim como aos 13 vereadores que deverão assumir a direção do município a partir do dia 1º de janeiro de 2013. Bom mandato a todos!!!

EMPRESÁRIO PÉ DE BOTO É ELEITO NOVO PREFEITO DE IGARAPÉ-MIRI: Câmara dos vereadores também já tem seus 13 escolhidos para o quadriênio 2013-2016.


No dia 07 de outubro, seguindo o exemplo dos cidadãos de todo o Brasil  84,7 %  dos 43.906  mirienses aptos a votar foram às urnas a fim de escolher o gestor municipal assim como vereadores que deverão estar à frente do município nos próximos quatro anos. A corrida aos cargos eletivos iniciou ainda no mês de junho quando os partidos realizaram suas convenções, fizeram composições de coligações, deram entrada nos registros de candidaturas, assim como aguardaram homologação pela justiça eleitoral.
Em Igarapé-Miri, apenas duas coligações majoritárias foram formadas, sendo elas
1) Coligação “Com  a força do Povo, Pina de Novo”, que defendia a reeleição de líder sindical Roberto Pina Oliveira (PT) – Vice Francisco Pantoja (PMDB) com a parcerias de outros partidos como: PSC, PSB, PTN, PV, PRP, PPL, PC do B.
2) A coligação “De mãos dadas com o povo” defendendo  candidatura do empresário Aílson Santa Maria do Amaral (Pé de Boto/DEM), que foi para disputa do cargo pela primeira vez e que teve como vice  o senhor Edir Corrêa (PSD), esposo da ex-prefeita Dilza Pantoja, contando com apoio de partidos como: PSDB, PP, PR, PDT entre outros.
As campanhas ganharam mais fervor a partir de agosto com a realização dos primeiros comícios, carreatas, barquetas, programas de rádio, etc. Finalizando na sexta feira (05/10) quanto as duas candidaturas realizaram suas últimas carreatas.
Nas vésperas e durante o dia da eleição era possível perceber nas ruas e rios o clima tenso por conta do pequeno número de policiais no município.
Por volta das 19 horas o site do TSE já revelava o resultado favorável à coligação de mãos dadas com o povo, e os partidários da “candidatura amarela” já festejam a vitórias de Aílson Amaral/Pé de Boto nas urnas com um número total de 18.616 contra 16.031 votos da candidatura de Roberto Pina.
Já a disputa  para os cargos dos 13 vereadores terminou  antes das 21 horas e ficaram assim definidas: 1º Fuxico (DEM) com 1.252 votos - 2º Nenca (PMDB) com 1.234-3º Nayara Pantoja (PSD) com 1.143 - 4º Rufino Leão (PSC) com 1.119 - 5º Toninho do Muritinga (PSB) com 993 - 6º Josias Belo (PSC) com 978 - 7º Santuri (PMDB) com 907- 8º Toninho Peso Pesado (PMDB) com 902-  9º Lula (PP) com 898 - 10º Dalva Amorim (PTB) com 894- 11º Profª Melry (PT) com 748 -  12º Carmozinha (PV) com 744 - 13º Augusto(PDT) com 494 votos.
É Importante citar também que dos vereadores atuais apenas 4 conseguiram reeleição sendo eles: Fuxico, Toninho Peso Pesado, Santuri e Carmozinha.
Todos os candidatos eleitos deverão tomar posse no mês de janeiro de 2012 para mandatos até 2016.
 (Por Antonio Marcos Ferreira)