O MARUIM
Manifesto Cultural e Político-Social dos Poetas/Educadores Antonio Marcos Quaresma Ferreira & Israel Fonseca Araújo - a Interação Social mediada pela Palavra que pica e incomoda
Ano 1; Nº II, 04/12/10 (versão virtual); texto único em 2 páginas, tiragem ilimitada!
SEM MEDO DE SER FELIZ: MOVIMENTOS SOCIAIS CHORAM O FALECIMENTO DE “MANOEL LUIZ”, UM LÍDER NATO QUE AJUDOU A CONSTRUIR HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NESTE TORRÃO (IFA e AMF)
Os grandes meios de comunicação da região não registraram. Mas o dia 11/03/2011 foi um dia triste para os trabalhadores (sobretudo os do campo) do Município de Ig -Miri. Naquele dia faleceu no rio Mamangal-Grande o Trabalhador Rural, Sindicalista, ativista dos Movimentos Sociais, Fundador do Partido dos Trabalhadores em Ig.-Miri (ao lado de outros nomes, como Manoel Raimundo Pinheiro -Raimundo Velho e Roberto Pina Oliveira), animador das CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base ao também de Roberto Pina e Otávio Carvalho) e fui também um dos articuladores na fundação da Patoral da Juventude, nessas terras. Foi Homem Público (na acepção positiva da palavra) Manoel Luiz Ferreira Fonseca. Nascido e criado no rio em que faleceu, o ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Ig.-Miri e da Associação Mutirão tinha mais de três décadas atuando na organização dos trabalhadores(as) do campo e foi candidato a Prefeito de Igarapé-Miri, em 1992, pelo Partido Político que ajudara a fundar. A Igreja de Sant’Ana ficou pequena diante durante a celebração de despedida de Manoel Luiz. Foram muitas as homenagens, lideranças religiosas, políticas, de movimentos sindicais caminharam emocionados até o cemitério Bom Jesus onde o corpo de Manoel Luiz, descansa em Paz, na certeza de que sua luta será sempre lembrada nas conquistas dos trabalhadores que não cessarão em tê-lo com exemplo de humildade e perseverança.
INCAM (EM PARCERIA COM ESCOLA ENEDINA) REALIZA PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS DIAS NACIONAL E INTERNACIONAL DA POESIA (A.M.F): O evento que neste ano teve como tema “ Ortografias Poéticas”aconteceu no auditório da Escola Enedina Sampaio Melo, como ação integrante do Projeto “Com- Verso e Prosa” coordenado pelo Instituto Caboclo da Amazônia- Núcleo de Cultura e Educação Popular.
ESCOLA ENEDINA SOB NOVA DIREÇÃO (A.M.F): A equipe de transição já está trabalhando a todo vapor para a posse da nova direção da Escola Enedina Sampaio, que após a gestão da Profª Nazaré Rodrigues, será agora conduzida por uma trilogia que tem a frente a Profª. Joana Cellis, nós do Maruim, e como educadores enedinenses que somos desejamos sucesso à nova gestão.
O MAPARÁ FOI LONGE, MAS O TIME DA CURUZU LEVOU 1º TURNO (A.M.F): Depois do terminado o 1º turno do Campeonato Paraense o (meu) Leão que tome esperteza, por que depois da Saga do Marapá (Cametá E.C)no campo do Bacural onde um confronto desleal teve um resultado inesperado para o torcedor do Remo (que nem em Belém conseguiu vencer),as coisas não ficaram boas para o Time do Baenão. O Paisandu venceu o 1º Turno e o Leão (temos que ser realistas) ainda vai ter que remar muito para voltar a reinar....
PASSAGEM ENEDINA: O tempo passa... nada muda na entrada da Passagem que dá acesso ao Portão de Entrada da Escola Enedina. O lixo continua sendo jogado pelos morados da rua, sem nenhuma cerimônia, às vezes chegando quase interditar a passagem. Até quando?Ninguém sabe...
INCAM REALIZOU FÓRUM, LANÇOU 2 LIVROS E CONTAGIOU A SOCIEDADE MIRIENSE! (A.M.F.)
O Instituto Caboclo da Amazônia - Incam realizou no período de 13 a 15 de Janeiro o I FORUM MIRIENSE DE CULTURA, EDUCAÇÃO POPULAR, TECNOLOGIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O evento foi sediado na Casa da Cultura contou com a participação de educadores, estudantes, lideranças de movimentos sociais, além de segmentos do governo municipal e convidados das Universidades Estadual e Federal do Pará.. O encerramento foi marcado pelo lançamento das obras: ESCRITOS EM VERSO & PROSA e EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E SOCIEDADE. A primeira reúne trabalhos de estudantes, professores, pesquisadores(as)... militantes da Cultura - e foi organizada pelos poetas/educadores Antonio Marcos Ferreira e Israel Fonseca Araújo com a participação de 19 autores mirienses. A obra é prefaciada pelo Prof°. Dr. Paulo Sérgio de A. Corrêa (UFPA). A segunda obra possui um perfil parecido com Escritos em Verso & Prosa, já que trabalha a Diversidade. Seus escritos vêm de vários segmentos sociais, profissões, perfis profissionais, diferenciado dos “Escritos”, basicamente, pelo fato de ser constituída por 6 Artigos Acadêmicos (elaborados por ex-acadêmicos da UFPA e UEPA e pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA), e foi organizada pelo educador popular Isaac Fonseca Araújo, Presidente do Incam. Os Artigos versam, basicamente, sobre: O sentido da Política; Educação do Campo/Letramento; Literatura/Gênero/Análise Literária; Orçamento Participativo... As críticas até agora são bastante positivas, que bom!!!
BLOG ENEDINENSE: Você já acessou p blog da Escola Enedina? (http//: escolaenedinasampaio.blogspot.com) Se não, leia e depois me fale...A página ganhou um novo designer e está cada vez mais bonita. Levando as informações de tudo que acontece em uma das Escolas mais conceituadas de Igarapé-Miri. Dê uma passadinha e confira! (AMF)
INFORMAC
Grata foi a minha surpresa quando encontrei em meu “email” o Informativo co Colégio Estadual de Ensino Médio “Manoel Antonio de Castro”, o InforMAC, mais um bom veículo de comunicação genuinamente miriense, de responsabilidade do competentíssimo professor José Maria Ribeiro Pinto (Especialista em Abordagem Textual/UFPA – e em Mídias). O projeto é originário da Espaço Pedagógico do MAC (Biblioteca) e conta com as valiosíssimas colaborações de toda a família “mac-ana”, em especial das professoras das Línguas: Rejane Nonato, Aurora Pantoja e Clede Nonato. Os sinceríssimos votos de Sucessos a bela essa iniciativa, que só vem mostrar que a qualidade da Educação em Igarapé-Miri está, sim, melhorando – através de trabalhos em equipe, de iniciativas de articulação de forças por parte das Equipes Gestoras das Escolas, das boas propostas em curso em espaços pedagógicos (criados na gestão do prof. Mário Cardoso, às frente da Seduc-PA, em 2007) – dentre outras. Os Parabéns dO Maruim. (IFA)
CURTAS, QUASES GROSSAS:
(1) O Remanço do Incam – o Programa que valoriza a Nossa Terra – está fazendo estrondoso Sucesso nas manhãs de sábado (10 às 12h), em todo o território do Miri. Até lá pras bandas “de Cametá” a audiência é geral.
VENHA PARA A REDE COM “O MARUIM”
Participar das Edições dO Maruim é fácil: basta enviar um e-mail para poemeiro@hotmail.com ou antoniomarcospoeta@yahoo.com.br; você pode enviar Sugestões, Críticas, fotos, notícias (textos curtos), Frases, Pensamentos etc. (citar a fonte, sempre). Acompanhe O Maruim na grande rede: afolhademaiauata.blogspot.com; professorisraelaraujo.blogspot.com; twitter.com/omaruim.
VEM AÍ
A) ASSEMBLEIA-GERAL EXTRA-ORDINÁRIA DO INCAM (08/4), momento em que o Instituto avaliará a execução de seus Projetos em execução (como Feira da Cultura Ribeirinha – das Ilhas de Igarapé-Miri; Cultura Cabocla...) e visualizará Desafios para os próximos anos.
B) A Posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ig.-Miri (Comsean-IGM), dia 1.., no Centro de Formação “Açaí” – o Órgão é constituído por ... membros, sendo dois terços (2/3) da Sociedade Civil Organizada e um terço (1/3) do Poder Público Municipal. O Incam está na composição pelo primeiro segmento.
C) Assembléia para Criação do Conselho de Cultura (ainda com data Indefinida). Será que vai ser dessa vez!!!!
D) Será no dia 16 de abril o anúncio da sede/2011 da Feira da Cultura Ribeirinha das Ilhas de Igarapé-Miri. As inscrições das localidades interessadas seguem até o dia 11 de abril, no STTR e na Secretaria da Paróquia.
FRASE DE D(FEITO):
Navegar é preciso, viver também é preciso! ( A.Marcos)
(sobre os inúmeros acidentes de “rabetas” e “rabudos” cada vez mais constantes em nossa região)
Um cidadão comum, se quiser fazer concurso público para porteiro do congresso, precisa apresentar certidão negativa de antecedentes criminais, mas se quiser candidatar-se a Senador da Republica não precisa nada disso!(Um senador de Minas Gerais)
( Referindo-se a validade da Lei do “Ficha Limpa”, adiada só para 2012)
CRÉDITOS:
(A.M.F.) - Antonio Marcos Quaresma Ferreira: poeta, prosador, professor de Filosofia (SEDUC-PA); antoniomarcospoeta@gmail.com:afolhademaiauata.blogspot.com; escolaenedina.blogspot.com
(I.F.A.) - Israel Fonseca Araújo: poeta/cronista, professor de Língua Portuguesa (SEDUC-PA, SEMED – Ig.-Miri); poemeiro@hotmail.com; afolhademaiauata.blogspot.com; professorisraelaraujo.blogspot.com; recantodasletras/autores/professorisrael
quinta-feira, 31 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
INCAM LANÇA EDITAL DA FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA 2011
Incam – Instituto Caboclo da Amazônia, de Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável – Programa Cidadania Cultural – Subprograma I
Núcleo de Cultura e Educação Popular
Núcleo de Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável
EDITAL Nº 002/2011
O INSTITUTO CABOCLO DA AMAZÔNIA de Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável – INCAM, criado em 04 dezembro de 2009, no município de Igarapé-Miri (PA), com sua abrangência territorial voltada para a Amazônia, mais especificamente a Região do Baixo Tocantins, torna público que se encontram abertas as inscrições para escolha da sede da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI que acontecerá no mês de Agosto/2011.
1 OBJETO:
O presente edital tem por objeto a realização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, no que tange à fase de escolha da comunidade-sede a receber a edição do referido evento, que acontecerá neste município de Igarapé-Miri, no mês de Agosto/2011.
2. DA FORMA E DO PRAZO DE INSCRIÇÃO
2.1- Poderá se inscrever toda e qualquer comunidade que satisfaça as condições estabelecidas no presente Edital. A comunidade/entidade interessada em sediar o evento deverá apresentar a ficha de inscrição preenchida junto com as demais exigências prescritas neste edital até o dia 11 de Abril de 2011.
OBSERVAÇÃO – Para os efeitos deste Edital, Comunidade é a denominação genérica atribuída a uma localidade do município de Igarapé-Miri (PA), localizada no meio rural/ribeirinho, instalada em posição sócio-geográfica regional representativa dos Distritos do município, a saber: Alto Meruú; Meruú-Açu; Maiauatá; Panacauera; Caji; Anapu e Pindobal.
2.2 - O presente edital estará disponível aos interessados a partir do dia 11 de Março de 2011, na sede do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri (STTR), localizado na Rua Padre Vitório, nº 850- CEP 68.430-000, Igarapé-Miri (Pará) e no endereço eletrônico http: afolhademaiauta.blogspot.com
2.3 - O cronograma da Escolha da Sede e realização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, obedece à tabela abaixo:
Eventos (Etapas)/Datas (Períodos)
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 11 de março a 11 de Abril de 2011
Análise das Inscrições e Visitas da Comissão Organizadora da III Feira da Cultura Ribeirinha às comunidades/entidades candidatas:12 de Abril a 15 de Abril de 2011
Divulgação do Resultado (definição da Sede): 16 de Abril de 2011
Realização da Feira da Cultura Ribeirinha (2011): Agosto de 2011
2.4 - O Período de realização do evento, assim com o tema da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, será divulgado no dia a 16 de Abril de 2011, durante o Programa “REMANÇO DO INCAM”, do Instituto Caboclo da Amazônia (Projeto Cultura Cabocla), que vai ao ar aos sábados, das 10h às 12h, pela Rádio Comunitária Natureza FM (87,9). Após a divulgação da escolha da sede e período de realização do referido evento, o INCAM irá trabalhar junto a comunidade-sede as dinâmicas pedagógicas e metodológicas da temática e da própria organização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI.
3. CADA PROPOSTA (INSCRIÇÃO) DEVERÁ CONTER:
a) Ficha de inscrição (anexa ao Edital), devidamente preenchida;
b) Imagens do espaço, fotos e outros; certificando a eficiência da estrutura durante a realização de eventos desta natureza.
c) declaração do interessado/liderança responsável pela entidade/comunidade de que conhece e está de acordo com os termos do presente Edital.
4. DA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS (INSCRIÇÕES) E DA DIVULGAÇÃO:
4.1. As propostas serão analisadas por uma comissão formada por integrantes do Instituto Caboclo da Amazônia (Incam) e o resultado da seleção será publicado e divulgado nos principais meios de comunicação do município de Igarapé-Miri (PA) e da região.
4.2. Na seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:
a) disponibilidade dos espaços;
b) adequação das programações (palestras, oficinas, mesas redondas, exposições, apresentações culturais diversas) ao espaço solicitado;
c) contribuição ao enriquecimento sociocultural da comunidade.
5. DISPOSIÇÕES FINAIS:
Os casos não previstos neste edital serão submetidos à análise da Comissão Realizadora da III Feira da Cultura Ribeirinha, junto à Direção dos Núcleos de Cultura e Educação Popular e Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável, sob a orientação e deliberação da Diretoria Executiva do INCAM.
Igarapé-Miri, 11 março de 2011
ANTONIO MARCOS QUARESMA FERREIRA
Dir. Núcleo de Cultura e Educação Popular
FABIA MARIA CORRÊA
Dir. Núcleo de Tecnologia Social e Des. Sustentável
ISAAC FONSECA ARAÚJO
Presidente do Incam
Núcleo de Cultura e Educação Popular
Núcleo de Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável
EDITAL Nº 002/2011
O INSTITUTO CABOCLO DA AMAZÔNIA de Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável – INCAM, criado em 04 dezembro de 2009, no município de Igarapé-Miri (PA), com sua abrangência territorial voltada para a Amazônia, mais especificamente a Região do Baixo Tocantins, torna público que se encontram abertas as inscrições para escolha da sede da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI que acontecerá no mês de Agosto/2011.
1 OBJETO:
O presente edital tem por objeto a realização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, no que tange à fase de escolha da comunidade-sede a receber a edição do referido evento, que acontecerá neste município de Igarapé-Miri, no mês de Agosto/2011.
2. DA FORMA E DO PRAZO DE INSCRIÇÃO
2.1- Poderá se inscrever toda e qualquer comunidade que satisfaça as condições estabelecidas no presente Edital. A comunidade/entidade interessada em sediar o evento deverá apresentar a ficha de inscrição preenchida junto com as demais exigências prescritas neste edital até o dia 11 de Abril de 2011.
OBSERVAÇÃO – Para os efeitos deste Edital, Comunidade é a denominação genérica atribuída a uma localidade do município de Igarapé-Miri (PA), localizada no meio rural/ribeirinho, instalada em posição sócio-geográfica regional representativa dos Distritos do município, a saber: Alto Meruú; Meruú-Açu; Maiauatá; Panacauera; Caji; Anapu e Pindobal.
2.2 - O presente edital estará disponível aos interessados a partir do dia 11 de Março de 2011, na sede do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri (STTR), localizado na Rua Padre Vitório, nº 850- CEP 68.430-000, Igarapé-Miri (Pará) e no endereço eletrônico http: afolhademaiauta.blogspot.com
2.3 - O cronograma da Escolha da Sede e realização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, obedece à tabela abaixo:
Eventos (Etapas)/Datas (Períodos)
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 11 de março a 11 de Abril de 2011
Análise das Inscrições e Visitas da Comissão Organizadora da III Feira da Cultura Ribeirinha às comunidades/entidades candidatas:12 de Abril a 15 de Abril de 2011
Divulgação do Resultado (definição da Sede): 16 de Abril de 2011
Realização da Feira da Cultura Ribeirinha (2011): Agosto de 2011
2.4 - O Período de realização do evento, assim com o tema da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, será divulgado no dia a 16 de Abril de 2011, durante o Programa “REMANÇO DO INCAM”, do Instituto Caboclo da Amazônia (Projeto Cultura Cabocla), que vai ao ar aos sábados, das 10h às 12h, pela Rádio Comunitária Natureza FM (87,9). Após a divulgação da escolha da sede e período de realização do referido evento, o INCAM irá trabalhar junto a comunidade-sede as dinâmicas pedagógicas e metodológicas da temática e da própria organização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI.
3. CADA PROPOSTA (INSCRIÇÃO) DEVERÁ CONTER:
a) Ficha de inscrição (anexa ao Edital), devidamente preenchida;
b) Imagens do espaço, fotos e outros; certificando a eficiência da estrutura durante a realização de eventos desta natureza.
c) declaração do interessado/liderança responsável pela entidade/comunidade de que conhece e está de acordo com os termos do presente Edital.
4. DA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS (INSCRIÇÕES) E DA DIVULGAÇÃO:
4.1. As propostas serão analisadas por uma comissão formada por integrantes do Instituto Caboclo da Amazônia (Incam) e o resultado da seleção será publicado e divulgado nos principais meios de comunicação do município de Igarapé-Miri (PA) e da região.
4.2. Na seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:
a) disponibilidade dos espaços;
b) adequação das programações (palestras, oficinas, mesas redondas, exposições, apresentações culturais diversas) ao espaço solicitado;
c) contribuição ao enriquecimento sociocultural da comunidade.
5. DISPOSIÇÕES FINAIS:
Os casos não previstos neste edital serão submetidos à análise da Comissão Realizadora da III Feira da Cultura Ribeirinha, junto à Direção dos Núcleos de Cultura e Educação Popular e Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável, sob a orientação e deliberação da Diretoria Executiva do INCAM.
Igarapé-Miri, 11 março de 2011
ANTONIO MARCOS QUARESMA FERREIRA
Dir. Núcleo de Cultura e Educação Popular
FABIA MARIA CORRÊA
Dir. Núcleo de Tecnologia Social e Des. Sustentável
ISAAC FONSECA ARAÚJO
Presidente do Incam
terça-feira, 1 de março de 2011
CASO FACETE
CAROS LEITORES DE AFOLHADEMAIAUTA.BLOGSPOT.COM, DIANTE NA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG QUE TRATA SOBRE O CASO FACETE, A COORDENAÇÃO LOCAL (IGARAPÉ-MIRI) DA REFERIDA INSTITUIÇÃO NOS ENCAMINHOU ESTA NOTA DE ESCLARECIMENTO, ONDE A PUBLICAMOS A SEGUIR.
ATENCIOSAMENTE OS EDITORES!
SEGUE A NOTA:
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FACETE
Nosso Estado de dimensões continentais sofre a baixa escolaridade e qualificação, o que provoca a marginalização da maioria dos paraenses frente às exigências do mercado de trabalho. As politicas públicas atuais não dão conta da demanda real do povo paraense.
Durante oito anos a FACETE, com competência, seriedade e comprometimento , vem concretizando o sonhos desses milhares de alunos em todo Estado do Pará. Por meio da FACETE, centenas de pessoas conseguiram formação, em seguida foram aprovadas e empossadas em concursos públicos. Outros mais propensos para a pesquisa e produção de conhecimento, já foram aceitos em programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado). Isso se deu porque a FACETE executa com sucesso os projetos pedagógicos de instituições parceiras que certificam os nossos alunos no Pará.
Atualmente, a FACETE está em busca de seu próprio credenciamento junto ao MEC. Técnicos vindos de Brasília estiveram em janeiro inspecionando e verificando a documentação necessária, onde concluíram a inspeção satisfeitos com o empenho técnico, operacional e moral da FACETE para o alcance do referido objetivo.
Já estamos a pleno vapor no preparo de nossa FACULDADE credenciada em Abaetetuba com infraestrutura de alta qualidade, com 26 salas de aulas climatizadas, carteiras confortáveis, biblioteca atualizada, laboratório de informática, estacionamento, praça de alimentação, etc. Além da aquisição de recursos didáticos pedagógicos de última geração.
É bem provável que esta caminhada seja a cauda de desespero, preocupação, ciúme dos concorrentes. Prova disso se seu no último dia 10 de fevereiro, quando a FACETE foi denunciada junto ao Ministério Público sob alegação de não possuir credenciamento junto ao MEC para ofertar cursos de graduação e pós-graduação: em sem seguida o MPF acatou a denuncia e encaminhou à Justiça Federal.
Ressaltamos que as nossas instituições parceiras é quem certificam os nossos alunos.A verdade é que o trabalho desenvolvido pela FACETE já permitiu a aprovação e posse de alunos em concursos públicos (incluindo IFPA e SEDUC-Pa), bem como tem oportunizado o desenvolvimento deste Estado priorizado as áreas carentes de atenção ao poder público no que tange à qualificação profissional.
Almejamos contar com o apoio e compreensão de todos os nossos alunos, professores, funcionários e amigos neste momento.
Atenciosamente,
A DIREÇÃO
ATENCIOSAMENTE OS EDITORES!
SEGUE A NOTA:
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FACETE
Nosso Estado de dimensões continentais sofre a baixa escolaridade e qualificação, o que provoca a marginalização da maioria dos paraenses frente às exigências do mercado de trabalho. As politicas públicas atuais não dão conta da demanda real do povo paraense.
Durante oito anos a FACETE, com competência, seriedade e comprometimento , vem concretizando o sonhos desses milhares de alunos em todo Estado do Pará. Por meio da FACETE, centenas de pessoas conseguiram formação, em seguida foram aprovadas e empossadas em concursos públicos. Outros mais propensos para a pesquisa e produção de conhecimento, já foram aceitos em programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado). Isso se deu porque a FACETE executa com sucesso os projetos pedagógicos de instituições parceiras que certificam os nossos alunos no Pará.
Atualmente, a FACETE está em busca de seu próprio credenciamento junto ao MEC. Técnicos vindos de Brasília estiveram em janeiro inspecionando e verificando a documentação necessária, onde concluíram a inspeção satisfeitos com o empenho técnico, operacional e moral da FACETE para o alcance do referido objetivo.
Já estamos a pleno vapor no preparo de nossa FACULDADE credenciada em Abaetetuba com infraestrutura de alta qualidade, com 26 salas de aulas climatizadas, carteiras confortáveis, biblioteca atualizada, laboratório de informática, estacionamento, praça de alimentação, etc. Além da aquisição de recursos didáticos pedagógicos de última geração.
É bem provável que esta caminhada seja a cauda de desespero, preocupação, ciúme dos concorrentes. Prova disso se seu no último dia 10 de fevereiro, quando a FACETE foi denunciada junto ao Ministério Público sob alegação de não possuir credenciamento junto ao MEC para ofertar cursos de graduação e pós-graduação: em sem seguida o MPF acatou a denuncia e encaminhou à Justiça Federal.
Ressaltamos que as nossas instituições parceiras é quem certificam os nossos alunos.A verdade é que o trabalho desenvolvido pela FACETE já permitiu a aprovação e posse de alunos em concursos públicos (incluindo IFPA e SEDUC-Pa), bem como tem oportunizado o desenvolvimento deste Estado priorizado as áreas carentes de atenção ao poder público no que tange à qualificação profissional.
Almejamos contar com o apoio e compreensão de todos os nossos alunos, professores, funcionários e amigos neste momento.
Atenciosamente,
A DIREÇÃO
Assinar:
Postagens (Atom)