quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VEM AÍ A III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI

Paraenses são premiados na maior Feira de Ciências da América Latina

Os projetos "Matapi Ecológico" e “Farelo do Resíduo do Palmito para Suínos” renderam a dois alunos paraenses premiações na maior Feira de Ciências da América Latina, a 26ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de outubro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Além da Mostra, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, ocorreram paralelamente o 18º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet) e o 3º Salão da Inovação, evento que busca mostrar os avanços tecnológicos de empresas e instituições.
A Mostratec reuniu jovens cientistas, na faixa etária de 14 a 21 anos. Nesta edição da Feira foram apresentados 350 projetos, distribuídos por 13 áreas. Cada uma das categorias premiou os quatro melhores classificados, e os destaques gerais receberam prêmios de tecnologia, oferecidos por empresas e instituições do Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Iraque, Itália, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai.
Os estudantes paraenses foram bem sucedidos no evento. O projeto “Matapi Ecológico” conquistou o 1º lugar na categoria de Gerenciamento do Meio Ambiente, além do Prêmio Braskem de Tecnologia para Incentivo à Sustentabilidade, que entregou a cada integrante da equipe um computador. A aluna pesquisadora Regiane Silva, da Escola Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba (Região do Baixo Tocantins), que desenvolveu o projeto do matapi (objeto usado na captura do camarão em rios do Pará) sob a orientação do professor Gilberto Silva, foi credenciada para representar o Brasil na “Exporecerca Jove”, em março de 2012, em Barcelona (Espanha).
O projeto de Regiane visa a melhoria da captura do camarão na localidade onde ela mora, às margens do Rio Tauerá de Beja, na zona ribeirinha de Abaetetuba. Ela propôs uma mudança no matapi, que os ribeirinhos confeccionam de forma artesanal, com a tala do jupati e cipó retirados da mata, aumentando o espaçamento entre as talas. O novo matapi possibilita a saída dos camarões pequenos, respeitando seu ciclo de vida e capturando apenas os camarões adultos, trazendo mais lucro para quem trabalha com camarão.
Alternativa - Outro projeto premiado foi o “Farelo do Resíduo do Palmito para Suínos”, que credenciou o aluno Cleisionor Santos, da Escola Dalila Afonso, do município de Igarapé-Miri, para representar o Brasil na Expo-science AmLAT (Milset), em julho de 2012, em Assunção, no Paraguai. O projeto defende a produção alternativa do farelo para suíno, por meio do resíduo do palmito (“pé” e “talo”), para diminuir os impactos ambientais e sociais provenientes do beneficiamento do palmito em Vila Maiuatá, localidade do município. A pesquisa foi orientada pela professora Vânia Machado.
Já o projeto “Saúde na Escola” deu aos alunos pesquisadores Manoel Pedro e João Pantoja, da Escola Manoel Antônio de Castro, de Igarapé-Miri, o direito de representar o Pará na Feira de Ciências e Tecnologia, que acontecerá em Imperatriz, no Maranhão, em outubro de 2012. O objetivo do projeto é fazer um trabalho de educação preventiva das helmintíases (verminoses) na comunidade escolar do município, que não possui nenhum programa de educação preventiva relacionado a essa patologia. Em 2012, este projeto também participará do Foro Internacional, na categoria supra nível, no Chile. O trabalho tem como orientadores os professores Hélio Júnior e Josineide Costa.
Para Gilberto Silva, coordenador de Incentivo à Pesquisa, da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri, a participação de alunos e professores nesse tipo de evento é de grande importância, pois eles têm a oportunidade de conhecer outros alunos e professores do Brasil e de outros países. “Este intercâmbio cultural vivenciado por eles muda a visão de mundo, transformando-os em cidadãos críticos, com novos olhares para os problemas do meio onde vivem. A iniciativa desses alunos demonstra também que, muitas vezes, não é necessário ter laboratórios ou equipamentos sofisticados para desenvolver projetos de pesquisa importantes”, ressaltou.

fonte: Ascom/Seduc

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“RABETAS” E ‘’RABUDOS’’: TECNOLOGIA QUE PROPORCIONA AVANÇOS, FACILIDADE E MELHORIAS AOS RIBEIRINHOS OU PERIGO A PRÓPRIA VIDA?

Prof.Nildo Moraes¹

O numero de motores a gasolina ou a diesel conhecido como “rabudo” vem aumentando significativamente na zona ribeirinha da região. Sendo que a facilidade de adquiri-lo, das disponibilidades dos financiamentos e pela facilidade de manuseio contribui para o crescimento desses motores na região.
É um avanço da tecnologia que esta proporcionando aos ribeirinhos um meio de transporte rápido e pratico, substituindo até radicalmente nossas indígenas canoas pequenas (ou cascos) à remos.
No entanto, por serem fáceis de manuseá-los, qualquer garoto de 10 anos ou até menos faz uso desse meio de transporte. Causa pela qual, provavelmente vem acontecendo inúmeros acidentes no município.
Em varias localidades como: Panacauera, Anapu-zinho, Pindobal Meruu dentre outros; e mais recente, no inicio do mês de março, deste ano no rio Cambeua ocasionando a morte de uma mulher que chegou a ser levada ao hospital, mas devido aos graves ferimentos não resistiu e veio a falecer. Acidentes mais leves são muito comuns de acontecer, pela imprudência dos condutores e as disputas frequentes das porfias entre ‘’rabudos’’, comparado com os rachas. Os motores são conduzidos em alta velocidade, desrespeitando assim todos os limites.
No rio Mrutipucu acidentes acontecem também com frequência, já chegou a virar um casco em cima de um garoto, mas as consequências não foram tão desastrosas, havendo apenas ferimentos leves. Acidente ocasionado também devido as disputas entre rabudos.

¹Miriense, natural do Rio Murutipucu.Graduado em Educação Fisica pela UEPA- Universidade do Estado do Pará.

A LIBERDADE E O PLURIPARTIDARISMO

Ana Cláudia C.Miranda

Na obra “O que é Política?”, a autora Hannah Arendt, resume o seu pensamento sobre o assunto dizendo que o sentido da política é a liberdade.No Brasil a liberdade política foi uma das grandes conquistas depois do regime militar, o que possibilitou o surgimento de vários partidos.Mas qual a relação existente entre liberdade e pluripartidarismo?
Vivemos em um país que já passou por uma ditadura onde governantes eram escolhidos de maneira arbitrária. Assim com no nazismo e fascismo a ditatura brasileira implantada pelos militaria recusava o pluripartidarismo.
Hoje, a partir do processo de redemocratização podemos perceber a presença de vários partidos.Cada cidadão tem a liberdade para filiar-se a qualquer partido de acordo com sua afinidade, de acordo com sua formação política, assim como como votar em qualquer candidato,exercendo a sua cidadania. Homens e Mulheres podem usufruir dos seus direitos e deveres e partir da liberdade fazer suas opções.
Ser livre, no entanto, não significa a ausência de regras, mas a possibilidade agir, pensar, opinar, escolher algo que nos convém ser coagido.
Quando optamos pela filiação à algum partido estamos exercendo a nossa liberdade e manifestando a nossa proposta de abraçarmos uma ideologia que orientará as nossas escolhas. Assim podemos interferir na historia de nosso país, exercendo as nossas escolhas votando naqueles que apresentam as melhores propostas.

(Estudante do 3º ano, do Ensino Médio, na Escola Estadual Dalila Afonso Cunha,Vila Maiauatá,Igarapé-Miri/PA)



UM TRIBUTO A QUEM MERECE.

J. SANTIGO

ERAS PEQUENO.
MEIO ENCURVADO ANDAVAS,
MAS COM TEUS VERSOS FAZIAS
O BELO JOGO DAS PALAVRAS.
OH! POETA, DA ALEGRIA.
MANOELZINHO FARIAS

MOLDADO NO DURO TRABALHO,
NOS GRANDES ROÇADOS DAS CANAS,
TEUS VERSOS SERIOS NÃO TINHAM ATALHO.
E OUTROS, ERAM UM TANTO SACANAS,
MAS EM TODOS SE NOTAVA,
UMA PUJANTE ZOMBARIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

MENTE RÁPIDA E FUGAZ.
FALAVAS DE TODO MUNDO,
DO MENINO, VELHO OU RAPAZ.
POR ISSO SINTO NO FUNDO,
OUTRO, TEUS VERSOS NÃO FAZ.
PORQUE ELES TINHAM MAGIAS,
QUE O TEMPO HOJE NÃO TRAZ.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

TEU OLHO NEGRO E MIUDO.
ÁGIL NA ÓRBITA SE ESCONDIA,
QUANDO FALAVA CISUDO.
NAS PIADAS QUE OUSADIA!
NEM TU MESMO,
ILESO DELES SAIAS.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

MUITO HUMILDE.
NÃO SABIAS O TEU VALOR,
FAZIAS VERSOS, REPENTES,
COM O MAIS PROFUNDO AMOR.
NÃO TE VANGLORIAVAS,
HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII,
RIR SOMENTE QUERIAS.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

QUEM NUNCA TE OUVIU,
NÃO SABE O QUE PERDEU
É COMO O CEGO OLHAR A NOITE,
SEM SABER QUE ESCURECEU.
FICA SÓ A SAUDADE DOS VERSOS QUE DIZIAS,
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

TUA CHEGADA EM QUALQUER
LUGAR EM QUE IAS,
FAZIAM TRASBORDAR, RISOS
E AS VEZES NOSTALGIA.
DOS VERSOS RAPIDOS,
FALADOS COM MAESTRIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

SEJA NO SANTO ANTONIO,
LÁ NA BOCA DO FURINHO.
PRO JUARIMBÚ ONDE FOSTES,
SEMPRE DAVAS UM JEITINHO.
DE RIMAR SANTO OU DEMONIO,
CONTIGO A RIMA CRESCIA
SEMPRE COM ALEGRIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

NÃO QUERIA TE HOMENAGEAR,
ASSIM, DESSE JEITO.
POIS TEU CORAÇÃO JÁ NÃO BATE NO PEITO.
MAS TAMBÉM NÃO POSSO DEIXAR,
DE PRESTAR HONRA E RESPEITO.
PRA MIM ESTAS PALAVRAS,
TE DIZER PESSOALMENTE NECESSITARIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

FAÇO ESSA HOMENAGEM,
NA RIMA QUE TU FAZIAS.
PARA OS ERUDITOS, ELA É POBRE,
MAS ESPELHAM O TEU CORAÇAO NOBRE.
E EU NÃO VEJO NINGUÉM AO REDOR,
POIS, NELA FOSTES O MELHOR.
NOS DIAS DEPOIS DE TUA IDA, SÓ TRISTEZA,
NÃO MAIS ALEGRIA.
SEM OS TEUS VERSOS,
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

QUASE NÃO LIA,
POUCO OU QUASE NADA ESCREVIA.
MAS DE TUA MEMÓRIA,
OBRAS DE ARTE SAIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

POR AQUI IGUAL A TI NUNCA VI,
SENSO AGUÇADO, RÁPIDO NA FORMAÇÃO.
AS PALAVRAS NÃO ENGASGAVAM,
SAIAM DO CORAÇÃO.
PORTANTO ESTA HOMENAGEM, PRESTO A TI.
FOSTES, ÉS E SERÁS, O MELHOR REPENTISTA
DE IGARAPÉ-MIRI.


AQUI EU TERMINO
MAIS TERIA MUITO PRA FALAR.
FUI UM DOS QUE TEVE O PRAZER,
DE CONTIGO CONVIVER.
MUITAS COISAS A LEMBRAR,
COMO A RIMA DA PERNINHA DO SARARÁ.
COM A QUAL GARGALHAR ME FAZIAS.
OH! SAUDOSO POETA,
MANOELZINHO FARIAS.

.

PAROQUIA DE MAIAUATÁ: POSSIBILIDADE REAL OU SONHO IMPROVÁVEL?

Por Rosário Pantoja¹

No dia 26 de dezembro de 2010 a Igreja Católica em Vila Maiauatá , Igarapé-Miri, viveu momentos de festa Nessa data ocorreram as ordenações presbiteral e diaconal , respectivamente de Francinaldo dos Santos e Otávio Carvalho ( diácono permanente), ambos filhos da região de Maiauatá e frutos da Comunidade Cristã dessa vila . Pelo que me recordo, é o terceiro padre que sai da comunidade de Vila Maiauatá, juntamente com um diácono. Seria esse mais um motivo para se discutir a criação de uma paróquia para a região de Maiauatá?
Em principio quero aqui lembrar o quanto foi oportuno participar desta bonita cerimônia de ordenação e ouvir a pregação do Bispo da Prelazia de Cametá, Dom Jesus Maria, que na oportunidade manifestou muita preocupação com o quadro social e religioso de Igarapé-Miri.
Ele questionou: onde é que estamos falhando? Como cuidar melhor da juventude e das nossas famílias?Citou como exemplo Tucurui, cidade migratória, que já está com cem mil habitantes. Lá foram criadas duas áreas pastorais. Essa denominação “área pastoral”. Ele disse: assim também podemos pensar para região de Maiauatá.
Estaria ele fazendo uma provocação de um primeiro passo para a Criação da Paróquia de Maiauatá? Será que a região já merece este tratamento por parte da Igreja?
Sem dúvida alguma, eu particularmente acredito que sim. A população da área rural do município de Igarapé-Miri precisa ser mais assistida, nem só pelo poder público, como também pela Igreja. Algum tempo atrás conversei com o Pároco de Igarapé-Miri, ele me falou que para instalar uma nova paróquia, primeiramente é necessário criar condições de infra-estrutura, como organizar as comunidades e capelas em projetos de Perpétuo Socorro, Fátima, São Sebastião.
Mas eu vejo que isso para avançar depende da presença permanente do padre junto às lideranças das comunidades. O padre com suas motivações, animará todas as comunidades para realizar as obras necessárias, materiais e espirituais. Desafios que agora precisam ser encarados pela Prelazia e a Paróquia de Santana de Igarapé-Miri.

¹Historiador e Economista pela UFPA - Universidade Federal do Pará , natural de Vila Maiauatá/Igarapé-Miri. Atualmente reside na capital paraense,porém nunca perde uma chance de rever os seus familiares na sua vila centária.


CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA: CRIAR É PRECISO!


Prof. Antonio Marcos Q.Ferreira¹

O ano de 2009 foi especial para o município de Igarapé-Miri, já que foi o ano em que realizamos nossa I Conferência Municipal de Cultura (como etapa integrante da II CNC - Conferência Nacional de Cultura, convocada pelo MINC- Ministério da Cultura). Naquele momento discutimos inúmeras propostas fundamentais para o fortalecimento da cultura do nosso Município, assim como elegemos 18 (dezoito) Delegados (as) dos quais 11 (onze) garantiram a participação do Município na II Conferência Estadual de Cultura, sendo eles: Benedita dos Santos Miranda (Profa. Benoca - Secretária Municipal de Cultura), Lindalva Fonseca Costa, João Batista da Costa Pinheiro e Ângela Lopes Gonçalves, como representantes da esfera governamental; Antonio Marcos Quaresma Ferreira, Maria Antonia Nonato, Raimundo Moraes Franco e Silvio Antônio Pantoja Corrêa, como representes da Sociedade Civil.
Na II Conferência Estadual de Cultura, realizada em dezembro do mesmo ano no HANGAR, Centro de Convenções da Amazônia, Belém-PA, os Delegados(as) do nosso Município, foram somados aos Delegados dos demais municípios paraenses, com a incumbência de eleger as Propostas Estaduais que seriam encaminhadas para II CNC, onde conseguiríamos (graças à articulação da nossa Delegação junto aos Delegados do Baixo Tocantins), eleger o Representante da Região para a Conferência Nacional.
Como delegado eleito para a II Conferência Nacional de Cultura (realizada em março de 2010, em Brasília, DF), participei de decisões importantes, entre elas a aprovação das 32 Propostas prioritárias que deverão orientar as políticas culturais no (do) País, tanto no que diz respeito à aprovação de Leis em andamento como, a PEC 150, que propõe a vinculação à cultura de 2% (dois por cento) da Receita Federal, 1,5% (um e meio por cento) das Receitas estatuais e 1% (um por cento) das Receitas municipais, assim como a criação de outras, conforme o anseio das propostas.
No que tange aos municípios percebeu-se, na maioria deles, a ausência de ferramentas essenciais para o desenvolvimento cultural, como por exemplo os Conselhos de Cultura. Nesse sentido, por entendermos que a importância dessa ferramenta para o bom funcionamento da cultura estamos propondo e debatendo a criação do nosso Conselho Municipal de Cultura.
Compreendemos que a Cultura é a expressão da capacidade criativa de um povo, assim como expressão de identidades ligada à nossa história, comandada pela diversidade, pelo plural e diferenças étnicas e religiosas, que não devem ser razões de conflito e sim de enriquecimento para a Democracia. O Respeito às Diferenças, o reconhecimento de outros significados, relacionados às tradições e à multiplicidade de expressões culturais, artísticas e estéticas é o que nos permite diferentes interações que movimentam a Humanidade. Nossos eventos como: Festival do Açaí & Encontro das Cobras, Festival do Camarão, Semana dos Povos Indígenas, Feira da Cultura Ribeirinha, Carnaval Miriense, Carnaval do Sujo, na Vila Maiauatá... e outros, manifestam muito bem essa diversidade da Cultura Miriense.
Somos sabedores que a sociedade do século XXI evolui para a fase do saber e do conhecimento, mas ao mesmo tempo acaba construindo desigualdades sócio-culturais. O progresso é muito importante, e não podemos negar isso, mas é preciso que venha respeitando a História, os nossos significados, a nossa Memória, pois não podemos desumanizar os espaços.
Nesse sentido cabe à Gestão Municipal, como centro da execução das políticas culturais, fortalecer a participação de todos(as) na construção das política culturais, democratizando suas ações e garantindo a manifestação da Diversidade da produção cultural, presente na nossa identidade.
Assim, a criação do Conselho Municipal de Cultura, “unindo” integrantes dos Movimentos Sociais, da Sociedade Civil Organizada e das Esferas de Governo, representará para nós uma conquista fundamental, visto que garantirá a participação de todos na construção do Projeto-Político Cultural para os “Caminhos de Canoa Pequena”, que vincule suas estratégias às outras políticas públicas fundamentais para este Município, como Educação, desenvolvimento econômico, Turismo, Segurança e Meio Ambiente e assim por diante.

¹Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará,Graduando em Administração Pública também pela UFPA. Poeta, Prosador, Professor de Filosofia na Rede Pública do Estado (SEDUC PA) em Igarapé-Miri. Foi delegado regional da II Conferência Nacional de Cultura,realizada em março 2010, em Brasília É atualmente diretor do Núcleo de Cultura e Educação Popular do INCAM - Instituto Caboclo da Amazônia.

POLÍTICA & CIDADANIA: Entrevista com Roberto Pina Oliveira

OS IMPACTOS DA ERA LULA NO CONTEXTO REGIONAL DO BAIXO-TOCANTINS E AS PROJEÇÕES DO GOVERNO DILMA PARA A AMAZÔNIA, SEGUNDO O OLHAR DO EX-PRESIDENTE DO MODERT E ATUAL PREFEITO DE IGARAPÉ-MIRI, ROBERTO PINA OLIVEIRA (PT).


Por: Antonio Marcos Ferreira e Vanilza Moraes Ferreira

Roberto Pina Oliveira nasceu às margens do Rio Santo Antonio (Igarapé-Miri), formou-se no seios dos movimentos sociais e nas comunidades eclesiais de Base(CEBS). Foi um dos Fundadores do Partido dos Trabalhadores em Igarapé-Miri. Coordenou o MODERT (Movimento em Defesa da Região do Baixo-Tocantins) passando a ser também uma liderança política regional. Após disputar as eleições de 2000 e 2004, elegeu-se prefeito de Igarapé-Miri, em 2008, pelo Partido que ajudara a fundar, no município.



MATINTA: Prefeito, para começar esta entrevista que trata dos impactos do governo Lula e as projeções para o governo Dilma na nossa região, é imprescindível que iniciemos fazendo um resgate da história do partido dos trabalhadores. Fale-nos em que contexto surgiu o PT e que fatores estão atrelados à fundação do Partido? Cite os motivos da rejeição inicial à proposta petista?

PINA: A fundação do Partidos dos Trabalhadores no ano de 1980, está atrelada ao momento em que o país clamava pelo fim da ditadura militar, implantado no Brasil pós 64 por um discurso conservador anti-comunista. O que na verdade foi um discurso fantasioso para a implantação de um modelo ditatorial. O PT surgiu nesse contexto de luta pela abertura política. Em nível local, o PT surgiu no contexto de declínio da economia da cana-de-açúcar (fechamento dos engenhos), causando desemprego e conseqüentemente miséria na zona rural e juntamente a isso, o surgimento das CEB’s (Comunidades Eclesiásticas de Bases) que inspiradas no discurso da Teologia da Libertação apresentaram uma proposta de rejeição a toda injustiça social e política. É claro que iríamos encontrar resistência, éramos taxados de comunistas (como se o comunismo fosse alguma coisa demoníaca). É claro que no inicio o movimento era mais radical e isso era também motivo de rejeição inicial a nossa proposta.

MATINTA: Em se tratando do seu Partido Político, o PT, como se deu, de maneira geral, a caminhada do Partido dos Trabalhadores até a conquista do poder, sacramentada na eleição de Lula, em 2002?
PINA: Bem, tanto a ditatura militar, quanto a nova republica e finalmente o avança Brasil de FHC (PSDB) continuavam o modelo que não era coletivo e portanto não valorizava a classe trabalhadora. O PT sempre propôs diferente e quando chegou ao poder buscou consolidar suas propostas em políticas públicas. Em linhas gerais aqueles governos não tinham compromisso com o social, ao passo que o PT buscou ser vanguarda da classe trabalhadora, preocupando-se com o crescimento coletivo.

MATINTA: Em sua opinião, quais os principais impactos do governo LULA deixados aqui na Amazônia, no Pará, e mais especificamente na região do BaixoTocantins, inclusive em Igarapé-Miri?

PINA: Como já dissemos, o PT tem buscado em seus governos transformar as suas propostas em políticas publicas, beneficiando agora, principalmente o mais pobres.Lembra do salário mínimo? que sonhávamos chegar aos cem dólares? Hoje já a tempo já ultrapassou essa marca.O PT tem se diferenciado por ter propostas para o social e todas ações do governo Lula revelaram essa direção, o Bolsa Família promove essa diminuição da pobreza e traz esperança para os menos favorecidos que agora também podem cursar uma universidade por que o PROUNI, o FIES lhe dão essa oportunidade.

MATINTA: É sabido o quanto a figura de Lula é marcante nos Movimentos Sociais, nacionalmente falando. Qual a relação atual entre os governos do PT (nas três esferas) e os Movimentos Sociais? Ainda há autonomia desses Movimentos?

PINA: Há sim autonomia, os movimentos sociais, mais do que nunca agora desempenham um papel fundamental. É claro que a principio parece haver uma crise já que a classe trabalhadora também começa a assumir o poder. Mas de maneira alguma o governo pode interferir no movimento, o qual deve clamar a formação de novas lideranças garantindo o patrulhamento em defesa da sociedade.

MATINTA: Quais as projeções e previsões para o Governo de Dilma Roussef para a na nossa região (Baixo-Tocantins): continuidade ou início de um novo modelo? Como fica Igarapé-Miri nesse novo contexto?

PINA:Não tenho duvida que o governo federal agora com a Dilma terá como meta a continuidade. O país hoje possui um projeto de desenvolvimento e tanto é que já estamos entre os grandes. É claro que o país precisa investir no social e isso foi o que marcou o governo Lula e irá continuar com Dilma.Quanto a nossa região, e mais especificamente o nosso município, temos agora um novo cenário, que exige nossa capacidade de diálogo cobrando responsabilidade dos que ocupam gestão do Estado. Temos grandes problemas a resolver como pavimentação da PA 407 e a questão da água na Vila Maiauatá, além do problema da violência na cidade, que nós enquanto gestão municipal não somos omissos.Todo mundo sabe que estrutura de segurança do município era precária e hoje temos Delegacia de Policia Civil, novo Fórum e Quartel da Polícia Militar.É claro temos deficiências, mas temos que cobrar a responsabilidade do Governo do Estado.

MATINTA: Prefeito, sabemos que o Sr. foi uma das lideranças responsáveis pela criação do partido dos Trabalhadores no município de Igarapé-Miri, que a exemplo na esfera nacional também chegou ao poder tendo o Sr. como vitorioso na corrida à Prefeitura do Município (2008). Como se deu esse processo e o que o seu governo tem feito de diferente nesses dois anos?

PINA:Todos sabem que eu sou fruto de uma história de luta. Aprendi nos movimento sindical, nas CEBs(Comunidades Eclesiais de Base), no MODERT(Movimento em Defesa da Região Tocantina) e no Partido dos Trabalhadores, que a gente tem que buscar o diferencial. E com essa direção eu continuo, hoje, na gestão municipal. Protegemos o direito do servidor regularizando sua situação junto ao INSS,realizamos concurso público, estamos pagando os servidores em dia e garantimos a estabilidade do município.Hoje quase todas as Secretarias possuem prédios próprios inclusive a Educação ( que hoje posou uma bela sede e hoje já não está de aluguel), construímos e reformamos escolas em todos os cantos do município...Estamos cientes de que estamos cumprindo nosso papel.

MATINTA: Prefeito, em recente entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Brasil, o ator Vagner Moura, da rede Globo, fez uma crítica ao Partido dos Trabalhadores, resumindo-a na seguinte frase: “O PT construiu um projeto de Poder”. Até que ponto essa crítica é verdadeira? O que o PT fez de diferente no Brasil, que o distingue do modo de governar dos outros partidos?

PINA: Todos os partidos constroem projetos de poder inclusive o PT, o que diferencia é o compromisso que nos todos possuem, o Brasil governado pelo FHC era um o Brasil com o Lula, o PT e as alianças é outro. O PT trabalha pelo social, o Bolsa família é um dos exemplos que nossa meta é a diminuição e erradicação da miséria.PT também zela pela democracia e pelo controle social e suma o PT tem responsabilidade e compromisso com o Brasil, por país deu certo com Lula ( tanto é sua a provação foi incontestável) e vai continuar dando certo com Dilma.

MATINTA: Prefeito, faça as suas considerações para a REVISTA MATINTA e obrigado pela entrevista!

PINA: Quero parabenizar pela iniciativa da proposta de publicação da Revista . A MATINTA chega em uma boa hora em que carecemos de veículos populares e sérios. É importante democratizar a comunicação e uma Revista que vem com uma proposta de debate de idéias e valorização da Cultura da nossa gente merece nossos desejos de sucesso.Parabéns e vamos à luta.


terça-feira, 12 de julho de 2011

A MATINTA CHEGOU

EDITORIAL DA REVISTA EXPERIMENTAL POLITICOSSOCIAL DA REGIAO TOCANTINA

A Matinha chegou! Ouçam os seus assobios, sobre as terras do Baixo Tocantins, e sobre Igarapé-Miri, nosso ponto de partida. O que outrora foi uma Lenda, vivida no imaginário Popular da Amazônia, agora se constitui em um instrumento de comunicação a serviço da nossa gente. Trata-se da Revista Experimental do Projeto Laboratório de Imprensa Popular, para dizer com as palavras de Umberto Eco (2003) que “A escrita não perdeu a guerra para o audiovisual. Essa magnífica forma de comunicação teve sua revolução a partir do advento da impressa gráfica na Europa, no século XV, isso graças à capacidade e criatividade de Gutemberg. Tal criação teve fundamental importância para o surgimento de um primeiro modelo de jornal, regularmente publicado em 1910 na Alemanha, e do posterior desenvolvimento de veículos de comunicação cada vez mais aperfeiçoados.
Por ser uma ferramenta que consegue agregar diferentes tipos de textos compostos por um complexo número de linguagens, de gêneros discursivos e de ponto de vista de fatos e de idéias, a impressa é considerada por muitos críticos como uma quarta forma de poder. Quem não lembra do impeachment de Collor? Foi acima de tudo impulsionado graças à força emergente da imprensa, que nesse momento viria a contribuir significativamente com o processo de redemocratização do país, outrora iniciado e “se materializado” pela eleição indireta de Tancredo Neves. Valendo também aqui citar o exemplo de exercício da liberdade (tão importante também para a imprensa) protagonizado pelo movimento dos “caras pintadas”.
Na atualidade (pós ano 2000), a consagração da mídia digital nos dá a sensação de vivermos o cenário de um constante Reality Show, isto é, um Big Brother (fazendo aqui referência ao livro1984 de George Orwell) graças aos recursos audiovisuais, a exemplo da máquina fotográfica digital, celular com câmera... bem como a democratização da internet.
Ainda assim, é preciso recuperar as palavras de Umberto Eco, “a escrita não perdeu a guerra para o áudio visual”. Neste sentindo, o Projeto Laboratório de Impressa Popular, criado dentro da estrutura institucional do INCAM (Instituto Caboclo da Amazônia) a partir da proposta dos Núcleos de Cultura e Educação Popular; Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável.
Esse projeto apresenta-se como um instrumento de valorização e de possível redimensionamento do universo da escrita, assim como contribuir com o processo de democratização da comunicação, possibilitando e estimulando novos escritores e leitores ao exercício dessa dialética prática.
Assim nasce a Matinta, uma ferramenta de Comunicação Popular a serviços da nossa gente, para falar da nossa identidade, da nossa criatividade, da nossa realidade através de uma linguagem Popular.
Bem vindos a esse mundo de “INCAMtamento”, sonhos, realidades da imprensa popular do Baixo Tocantins!

Os editores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MOVIMENTO PELA PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA DO AÇAÍ (PA 407): UMA CAUSA JUSTA E NECESSÁRIA !



O município de Igarapé-Miri, cujas dinâmicas territoriais possuem fortes vocações produtivas, sobretudo no campo da agricultura, torna-se visceralmente dependente de alicerces estruturais, sob a pena de ter seus potenciais econômicos engessados e/ou relegados ao fracasso. Dona de um rico histórico de constituição já superior a 165 (cento e sessenta e cinco) anos, a “Princesinha do Baixo Tocantins” abriga 58 (cinquenta e oito) mil filhos, natos e adotivos (IBGE, 2010). E, a exemplo da formação do Brasil, um conjunto característico de riquezas culturais, étnicas e sociais, entre outras.
Tendo atravessado diversos ciclos econômicos, o “Caminho de Canoa Pequena” atualmente faz jus ao posto de “Capital Mundial do Açaí”, condição que o materializa como comunidade estratégica para as economias paraense e do Brasil. Além da atividade agrícola acima citada, Igarapé-Miri possui vocação nas áreas da pesca, aquicultura, indústria, comércio, serviço, turismo e para a economia popular e solidária, dentre outras mais, com grandes potencialidades a serem exploradas. Isso, portanto, qualifica o argumento sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura, conforme os conceitos expostos no primeiro parágrafo deste texto.
No rol das demandas infraestruturais de que carece o município, a necessidade de qualificação do transporte de pessoas e produtos pela Rodovia PA 407, elo entre a cidade de Igarapé-Miri e Vila Maiauatá (segundo maior distrito municipal, entre os 08 que compõem esse território – Lei Municipal nº. 4.948/06), apresenta-se como elemento de notória importância, dada à posição que essa estrutura de acesso ocupa na cadeia socioprodutiva miriense.
A posição estratégica que essa Rodovia ocupa na socioeconomia do município pode ser testemunhada pelos dados abaixo elencados, relativos à dinâmica funcional que envolve a referida PA 407:

O transporte de pessoas, pela PA 407 possui notória importância para a vida dos mirienses. As estatísticas da Cooperativa de Transporte Alternativo de Vila Maiauatá dão conta de que, em média, cerca de 600 cidadãos trafegam diariamente da referida Vila à Igarapé-Miri e vice-versa..

Às margens dessa Rodovia e/ou interligadas por ela atuam 06 (seis) Unidades Escolares Municipais de Ensinos Infantil e Fundamental (havendo uma que abriga o ensino médio do Estado – Escola Pólo). Não incluindo as escolas de Vila Maiauatá (que de algum modo também necessitam da PA, pelo menos para o transporte de professores, técnicos e gestores da educação e materiais diversos), aproximadamente 900 (novecentos) alunos todos os dias utilizam-se da Rodovia para o exercício de um direito humano básico e constitucionalmente referendado, a educação.

No aspecto da produção há registros de que circulam por essa Rodovia, em média, 98 toneladas de frutos de açaí diariamente (entre agosto e janeiro), o equivalente a 7.000 latas (14 kg)/dia. São 42.000 latas semanais (igual a 588 toneladas de frutos), responsáveis pela cifra de, aproximadamente, 950.000 latas em uma safra (ou 13.300 toneladas de frutos).

Do arranjo das sementes sabe-se que em 2010 apenas uma cooperativa da região escoou por essa PA cerca de 6.000 (seis mil) kg de sementes do extrativismo vegetal local para atendimento de contrato com a Natura/Cosméticos, fato que sinaliza boas perspectivas mercadológicas para o município, até para produtos antes não muito cobiçados;
A atividade de produção de cerâmica, histórica e cultural na economia do município, igualmente movimenta, em valores aproximados, 200 mil unidades a cada mês; C)Na cadeia produtiva do palmito destaca-se a Vila Maiauatá. Sua posição de pólo que articula diferentes e diversas regiões do município (e de outros vizinhos) gera uma produção anual (aproximada) de 2.688 toneladas de palmito em conserva.

A Rodovia PA 407 abriga, ainda, uma Unidade de Compostagem e Reciclagem (de resíduos sólidos), pequenos e médios estaleiros de construção naval e diversos empreendimentos comerciais familiares, estes últimos recebedores de gêneros alimentícios (em larga escala) e grandes responsáveis pelo abastecimento alimentar na região.
À luz desses apontamentos (e de muitos outros omitidos, a exemplo das diversas manifestações religiosas, esportivas e culturais que se servem dessa estrutura) torna-se evidente e justificável assegurar que a mencionada Rodovia PA 407 carece de investimentos em infraestrutura, especialmente no que diz respeito à construção e/ou manutenção de pontes (ao longo de seu percurso) e sua sonhada pavimentação asfáltica.
Nesse sentido, a constituição do “Movimento pela Pavimentação da PA 407 – de Vila Maiauatá a cidade de Igarapé-Miri” (aqui chamada, simbolicamente, de Rodovia do Açaí, dada sua posição nessa economia), de quem este texto é parte, representa um esforço integrado de um conjunto de organismos vivos da comunidade miriense (tanto da sociedade civil, quanto da esfera governamental) e que se qualifica como luta social por uma estrutura notória e estrategicamente relevante para o desenvolvimento sustentável de Igarapé-Miri: porque é preciso “desenvolver para crescer”.

(Texto produzido pelos integrantes do Movimento pela pavimentação da Rodovia do Açaí)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA/2011 SERÁ NO RIO MAIAUATÁ

O INSTITUTO CABOCLO DA AMAZÔNIA de Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável – INCAM, criado em 04 dezembro de 2009, no município de Igarapé-Miri (PA), com sua abrangência territorial voltada para a Amazônia, mais especificamente a Região do Baixo Tocantins, considerando o planejamento/2011 que tem em sua agenda a realização da FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI torna público que a III edição da referida Feira acontecerá nos dia 12 e 13 de agosto na localidade Baixo-Maiauatá - Comunidade São Benedito, com o tema: Ecologia, Cultura e Vida: Saberes e Práticas da Amazônia Miriense.
Ressaltamos que este projeto é de iniciativa do INCAM, mas necessita da parceria de outras entidades que também tem compromisso e responsabilidade nas questões apresentadas pela Feira, que apontam para uma reflexão sobre o resgate de identidade, discussão sobre educação popular, assim como discute alternativas para um desenvolvimento sustentável na região.


____________________________________
ANTONIO MARCOS QUARESMA FERREIRA
P/Coordenação da Feira da Cultura Ribeirinha

______________________________
ISAAC FONSECA ARAÚJO
Presidente do Incam

quinta-feira, 31 de março de 2011

O MARUIM DE MARÇO/2011

O MARUIM
Manifesto Cultural e Político-Social dos Poetas/Educadores Antonio Marcos Quaresma Ferreira & Israel Fonseca Araújo - a Interação Social mediada pela Palavra que pica e incomoda

Ano 1; Nº II, 04/12/10 (versão virtual); texto único em 2 páginas, tiragem ilimitada!

SEM MEDO DE SER FELIZ: MOVIMENTOS SOCIAIS CHORAM O FALECIMENTO DE “MANOEL LUIZ”, UM LÍDER NATO QUE AJUDOU A CONSTRUIR HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NESTE TORRÃO (IFA e AMF)
Os grandes meios de comunicação da região não registraram. Mas o dia 11/03/2011 foi um dia triste para os trabalhadores (sobretudo os do campo) do Município de Ig -Miri. Naquele dia faleceu no rio Mamangal-Grande o Trabalhador Rural, Sindicalista, ativista dos Movimentos Sociais, Fundador do Partido dos Trabalhadores em Ig.-Miri (ao lado de outros nomes, como Manoel Raimundo Pinheiro -Raimundo Velho e Roberto Pina Oliveira), animador das CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base ao também de Roberto Pina e Otávio Carvalho) e fui também um dos articuladores na fundação da Patoral da Juventude, nessas terras. Foi Homem Público (na acepção positiva da palavra) Manoel Luiz Ferreira Fonseca. Nascido e criado no rio em que faleceu, o ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Ig.-Miri e da Associação Mutirão tinha mais de três décadas atuando na organização dos trabalhadores(as) do campo e foi candidato a Prefeito de Igarapé-Miri, em 1992, pelo Partido Político que ajudara a fundar. A Igreja de Sant’Ana ficou pequena diante durante a celebração de despedida de Manoel Luiz. Foram muitas as homenagens, lideranças religiosas, políticas, de movimentos sindicais caminharam emocionados até o cemitério Bom Jesus onde o corpo de Manoel Luiz, descansa em Paz, na certeza de que sua luta será sempre lembrada nas conquistas dos trabalhadores que não cessarão em tê-lo com exemplo de humildade e perseverança.

INCAM (EM PARCERIA COM ESCOLA ENEDINA) REALIZA PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS DIAS NACIONAL E INTERNACIONAL DA POESIA (A.M.F): O evento que neste ano teve como tema “ Ortografias Poéticas”aconteceu no auditório da Escola Enedina Sampaio Melo, como ação integrante do Projeto “Com- Verso e Prosa” coordenado pelo Instituto Caboclo da Amazônia- Núcleo de Cultura e Educação Popular.
ESCOLA ENEDINA SOB NOVA DIREÇÃO (A.M.F): A equipe de transição já está trabalhando a todo vapor para a posse da nova direção da Escola Enedina Sampaio, que após a gestão da Profª Nazaré Rodrigues, será agora conduzida por uma trilogia que tem a frente a Profª. Joana Cellis, nós do Maruim, e como educadores enedinenses que somos desejamos sucesso à nova gestão.

O MAPARÁ FOI LONGE, MAS O TIME DA CURUZU LEVOU 1º TURNO (A.M.F): Depois do terminado o 1º turno do Campeonato Paraense o (meu) Leão que tome esperteza, por que depois da Saga do Marapá (Cametá E.C)no campo do Bacural onde um confronto desleal teve um resultado inesperado para o torcedor do Remo (que nem em Belém conseguiu vencer),as coisas não ficaram boas para o Time do Baenão. O Paisandu venceu o 1º Turno e o Leão (temos que ser realistas) ainda vai ter que remar muito para voltar a reinar....

PASSAGEM ENEDINA: O tempo passa... nada muda na entrada da Passagem que dá acesso ao Portão de Entrada da Escola Enedina. O lixo continua sendo jogado pelos morados da rua, sem nenhuma cerimônia, às vezes chegando quase interditar a passagem. Até quando?Ninguém sabe...

INCAM REALIZOU FÓRUM, LANÇOU 2 LIVROS E CONTAGIOU A SOCIEDADE MIRIENSE! (A.M.F.)
O Instituto Caboclo da Amazônia - Incam realizou no período de 13 a 15 de Janeiro o I FORUM MIRIENSE DE CULTURA, EDUCAÇÃO POPULAR, TECNOLOGIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O evento foi sediado na Casa da Cultura contou com a participação de educadores, estudantes, lideranças de movimentos sociais, além de segmentos do governo municipal e convidados das Universidades Estadual e Federal do Pará.. O encerramento foi marcado pelo lançamento das obras: ESCRITOS EM VERSO & PROSA e EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E SOCIEDADE. A primeira reúne trabalhos de estudantes, professores, pesquisadores(as)... militantes da Cultura - e foi organizada pelos poetas/educadores Antonio Marcos Ferreira e Israel Fonseca Araújo com a participação de 19 autores mirienses. A obra é prefaciada pelo Prof°. Dr. Paulo Sérgio de A. Corrêa (UFPA). A segunda obra possui um perfil parecido com Escritos em Verso & Prosa, já que trabalha a Diversidade. Seus escritos vêm de vários segmentos sociais, profissões, perfis profissionais, diferenciado dos “Escritos”, basicamente, pelo fato de ser constituída por 6 Artigos Acadêmicos (elaborados por ex-acadêmicos da UFPA e UEPA e pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA), e foi organizada pelo educador popular Isaac Fonseca Araújo, Presidente do Incam. Os Artigos versam, basicamente, sobre: O sentido da Política; Educação do Campo/Letramento; Literatura/Gênero/Análise Literária; Orçamento Participativo... As críticas até agora são bastante positivas, que bom!!!

BLOG ENEDINENSE: Você já acessou p blog da Escola Enedina? (http//: escolaenedinasampaio.blogspot.com) Se não, leia e depois me fale...A página ganhou um novo designer e está cada vez mais bonita. Levando as informações de tudo que acontece em uma das Escolas mais conceituadas de Igarapé-Miri. Dê uma passadinha e confira! (AMF)

INFORMAC
Grata foi a minha surpresa quando encontrei em meu “email” o Informativo co Colégio Estadual de Ensino Médio “Manoel Antonio de Castro”, o InforMAC, mais um bom veículo de comunicação genuinamente miriense, de responsabilidade do competentíssimo professor José Maria Ribeiro Pinto (Especialista em Abordagem Textual/UFPA – e em Mídias). O projeto é originário da Espaço Pedagógico do MAC (Biblioteca) e conta com as valiosíssimas colaborações de toda a família “mac-ana”, em especial das professoras das Línguas: Rejane Nonato, Aurora Pantoja e Clede Nonato. Os sinceríssimos votos de Sucessos a bela essa iniciativa, que só vem mostrar que a qualidade da Educação em Igarapé-Miri está, sim, melhorando – através de trabalhos em equipe, de iniciativas de articulação de forças por parte das Equipes Gestoras das Escolas, das boas propostas em curso em espaços pedagógicos (criados na gestão do prof. Mário Cardoso, às frente da Seduc-PA, em 2007) – dentre outras. Os Parabéns dO Maruim. (IFA)

CURTAS, QUASES GROSSAS:

(1) O Remanço do Incam – o Programa que valoriza a Nossa Terra – está fazendo estrondoso Sucesso nas manhãs de sábado (10 às 12h), em todo o território do Miri. Até lá pras bandas “de Cametá” a audiência é geral.

VENHA PARA A REDE COM “O MARUIM”
Participar das Edições dO Maruim é fácil: basta enviar um e-mail para poemeiro@hotmail.com ou antoniomarcospoeta@yahoo.com.br; você pode enviar Sugestões, Críticas, fotos, notícias (textos curtos), Frases, Pensamentos etc. (citar a fonte, sempre). Acompanhe O Maruim na grande rede: afolhademaiauata.blogspot.com; professorisraelaraujo.blogspot.com; twitter.com/omaruim.
VEM AÍ
A) ASSEMBLEIA-GERAL EXTRA-ORDINÁRIA DO INCAM (08/4), momento em que o Instituto avaliará a execução de seus Projetos em execução (como Feira da Cultura Ribeirinha – das Ilhas de Igarapé-Miri; Cultura Cabocla...) e visualizará Desafios para os próximos anos.
B) A Posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ig.-Miri (Comsean-IGM), dia 1.., no Centro de Formação “Açaí” – o Órgão é constituído por ... membros, sendo dois terços (2/3) da Sociedade Civil Organizada e um terço (1/3) do Poder Público Municipal. O Incam está na composição pelo primeiro segmento.
C) Assembléia para Criação do Conselho de Cultura (ainda com data Indefinida). Será que vai ser dessa vez!!!!
D) Será no dia 16 de abril o anúncio da sede/2011 da Feira da Cultura Ribeirinha das Ilhas de Igarapé-Miri. As inscrições das localidades interessadas seguem até o dia 11 de abril, no STTR e na Secretaria da Paróquia.

FRASE DE D(FEITO):
Navegar é preciso, viver também é preciso! ( A.Marcos)
(sobre os inúmeros acidentes de “rabetas” e “rabudos” cada vez mais constantes em nossa região)

Um cidadão comum, se quiser fazer concurso público para porteiro do congresso, precisa apresentar certidão negativa de antecedentes criminais, mas se quiser candidatar-se a Senador da Republica não precisa nada disso!(Um senador de Minas Gerais)
( Referindo-se a validade da Lei do “Ficha Limpa”, adiada só para 2012)

CRÉDITOS:
(A.M.F.) - Antonio Marcos Quaresma Ferreira: poeta, prosador, professor de Filosofia (SEDUC-PA); antoniomarcospoeta@gmail.com:afolhademaiauata.blogspot.com; escolaenedina.blogspot.com
(I.F.A.) - Israel Fonseca Araújo: poeta/cronista, professor de Língua Portuguesa (SEDUC-PA, SEMED – Ig.-Miri); poemeiro@hotmail.com; afolhademaiauata.blogspot.com; professorisraelaraujo.blogspot.com; recantodasletras/autores/professorisrael

sexta-feira, 18 de março de 2011

INCAM LANÇA EDITAL DA FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA 2011

Incam – Instituto Caboclo da Amazônia, de Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável – Programa Cidadania Cultural – Subprograma I

Núcleo de Cultura e Educação Popular
Núcleo de Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável

EDITAL Nº 002/2011

O INSTITUTO CABOCLO DA AMAZÔNIA de Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável – INCAM, criado em 04 dezembro de 2009, no município de Igarapé-Miri (PA), com sua abrangência territorial voltada para a Amazônia, mais especificamente a Região do Baixo Tocantins, torna público que se encontram abertas as inscrições para escolha da sede da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI que acontecerá no mês de Agosto/2011.

1 OBJETO:
O presente edital tem por objeto a realização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, no que tange à fase de escolha da comunidade-sede a receber a edição do referido evento, que acontecerá neste município de Igarapé-Miri, no mês de Agosto/2011.

2. DA FORMA E DO PRAZO DE INSCRIÇÃO
2.1- Poderá se inscrever toda e qualquer comunidade que satisfaça as condições estabelecidas no presente Edital. A comunidade/entidade interessada em sediar o evento deverá apresentar a ficha de inscrição preenchida junto com as demais exigências prescritas neste edital até o dia 11 de Abril de 2011.
OBSERVAÇÃO – Para os efeitos deste Edital, Comunidade é a denominação genérica atribuída a uma localidade do município de Igarapé-Miri (PA), localizada no meio rural/ribeirinho, instalada em posição sócio-geográfica regional representativa dos Distritos do município, a saber: Alto Meruú; Meruú-Açu; Maiauatá; Panacauera; Caji; Anapu e Pindobal.
2.2 - O presente edital estará disponível aos interessados a partir do dia 11 de Março de 2011, na sede do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri (STTR), localizado na Rua Padre Vitório, nº 850- CEP 68.430-000, Igarapé-Miri (Pará) e no endereço eletrônico http: afolhademaiauta.blogspot.com
2.3 - O cronograma da Escolha da Sede e realização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, obedece à tabela abaixo:

Eventos (Etapas)/Datas (Períodos)

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 11 de março a 11 de Abril de 2011
Análise das Inscrições e Visitas da Comissão Organizadora da III Feira da Cultura Ribeirinha às comunidades/entidades candidatas:12 de Abril a 15 de Abril de 2011
Divulgação do Resultado (definição da Sede): 16 de Abril de 2011
Realização da Feira da Cultura Ribeirinha (2011): Agosto de 2011

2.4 - O Período de realização do evento, assim com o tema da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI, será divulgado no dia a 16 de Abril de 2011, durante o Programa “REMANÇO DO INCAM”, do Instituto Caboclo da Amazônia (Projeto Cultura Cabocla), que vai ao ar aos sábados, das 10h às 12h, pela Rádio Comunitária Natureza FM (87,9). Após a divulgação da escolha da sede e período de realização do referido evento, o INCAM irá trabalhar junto a comunidade-sede as dinâmicas pedagógicas e metodológicas da temática e da própria organização da III FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA DAS ILHAS DE IGARAPÉ-MIRI.

3. CADA PROPOSTA (INSCRIÇÃO) DEVERÁ CONTER:
a) Ficha de inscrição (anexa ao Edital), devidamente preenchida;
b) Imagens do espaço, fotos e outros; certificando a eficiência da estrutura durante a realização de eventos desta natureza.
c) declaração do interessado/liderança responsável pela entidade/comunidade de que conhece e está de acordo com os termos do presente Edital.

4. DA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS (INSCRIÇÕES) E DA DIVULGAÇÃO:
4.1. As propostas serão analisadas por uma comissão formada por integrantes do Instituto Caboclo da Amazônia (Incam) e o resultado da seleção será publicado e divulgado nos principais meios de comunicação do município de Igarapé-Miri (PA) e da região.
4.2. Na seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:
a) disponibilidade dos espaços;
b) adequação das programações (palestras, oficinas, mesas redondas, exposições, apresentações culturais diversas) ao espaço solicitado;
c) contribuição ao enriquecimento sociocultural da comunidade.

5. DISPOSIÇÕES FINAIS:
Os casos não previstos neste edital serão submetidos à análise da Comissão Realizadora da III Feira da Cultura Ribeirinha, junto à Direção dos Núcleos de Cultura e Educação Popular e Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável, sob a orientação e deliberação da Diretoria Executiva do INCAM.


Igarapé-Miri, 11 março de 2011



ANTONIO MARCOS QUARESMA FERREIRA
Dir. Núcleo de Cultura e Educação Popular



FABIA MARIA CORRÊA
Dir. Núcleo de Tecnologia Social e Des. Sustentável



ISAAC FONSECA ARAÚJO
Presidente do Incam

terça-feira, 1 de março de 2011

CASO FACETE

CAROS LEITORES DE AFOLHADEMAIAUTA.BLOGSPOT.COM, DIANTE NA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG QUE TRATA SOBRE O CASO FACETE, A COORDENAÇÃO LOCAL (IGARAPÉ-MIRI) DA REFERIDA INSTITUIÇÃO NOS ENCAMINHOU ESTA NOTA DE ESCLARECIMENTO, ONDE A PUBLICAMOS A SEGUIR.

ATENCIOSAMENTE OS EDITORES!


SEGUE A NOTA:


NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FACETE

Nosso Estado de dimensões continentais sofre a baixa escolaridade e qualificação, o que provoca a marginalização da maioria dos paraenses frente às exigências do mercado de trabalho. As politicas públicas atuais não dão conta da demanda real do povo paraense.
Durante oito anos a FACETE, com competência, seriedade e comprometimento , vem concretizando o sonhos desses milhares de alunos em todo Estado do Pará. Por meio da FACETE, centenas de pessoas conseguiram formação, em seguida foram aprovadas e empossadas em concursos públicos. Outros mais propensos para a pesquisa e produção de conhecimento, já foram aceitos em programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado). Isso se deu porque a FACETE executa com sucesso os projetos pedagógicos de instituições parceiras que certificam os nossos alunos no Pará.
Atualmente, a FACETE está em busca de seu próprio credenciamento junto ao MEC. Técnicos vindos de Brasília estiveram em janeiro inspecionando e verificando a documentação necessária, onde concluíram a inspeção satisfeitos com o empenho técnico, operacional e moral da FACETE para o alcance do referido objetivo.
Já estamos a pleno vapor no preparo de nossa FACULDADE credenciada em Abaetetuba com infraestrutura de alta qualidade, com 26 salas de aulas climatizadas, carteiras confortáveis, biblioteca atualizada, laboratório de informática, estacionamento, praça de alimentação, etc. Além da aquisição de recursos didáticos pedagógicos de última geração.
É bem provável que esta caminhada seja a cauda de desespero, preocupação, ciúme dos concorrentes. Prova disso se seu no último dia 10 de fevereiro, quando a FACETE foi denunciada junto ao Ministério Público sob alegação de não possuir credenciamento junto ao MEC para ofertar cursos de graduação e pós-graduação: em sem seguida o MPF acatou a denuncia e encaminhou à Justiça Federal.
Ressaltamos que as nossas instituições parceiras é quem certificam os nossos alunos.A verdade é que o trabalho desenvolvido pela FACETE já permitiu a aprovação e posse de alunos em concursos públicos (incluindo IFPA e SEDUC-Pa), bem como tem oportunizado o desenvolvimento deste Estado priorizado as áreas carentes de atenção ao poder público no que tange à qualificação profissional.
Almejamos contar com o apoio e compreensão de todos os nossos alunos, professores, funcionários e amigos neste momento.

Atenciosamente,

A DIREÇÃO

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DENÚNCIA: Escola “Bom Jesus”, do rio das Flores, figura ao lado das matérias policiais, na mídia local - Unidade Escolar estaria sendo palco de...

O Jornal Miriense, órgão informativo publicado em Igarapé-Miri, região do Baixo Tocantins e demais localidades paraenses, amazônicas e nacionais, estampou em sua página 9, da edição nº 154, de 15 de fevereiro de 2011, um documento assinado pela Senhora Maria de Nazaré Melo Lobato, residente na Comunidade atendida pela Escola, em que várias supostas irregularidades são relatadas, todas elas intimamente relacionadas à Gestão dessa Unidade – que desde o início do ano letivo 2009 tem à frente a Senhora Andréia do Socorro Farias Oliva. Assim diz o texto publicado:
“A secretária da escola só chega às 9 horas da manhã e sai antes das 11 horas. Professores da Vila Maiauatá que são lotados na Escola Bom Jesus chegam às oito e meia e dez e meia da manhã já estão no pátio desocupados, prontos para viajar (grifos no original); Coordenador pedagógico passa metade do dia na mercearia enchendo a cara de cachaça e não faz seu trabalho; Diretora viaja para a cidade um dia sim e o outro também e não consegue melhorar nada na escola que está quase caindo; merenda é vendida na mercearia e alunos tem [sic] que levar dinheiro para comprar seu lanche; Barqueiro dá bofetada na cara de aluno da 5ª série e professor vê e denuncia porque está contra a lei. Diretora não age com o barqueiro porque o mesmo é seu esposo. Secretaria de Educação não faz nada para corrigir o crime do barqueiro e nem o Conselho Tutelar. Diretora viaja sozinha, gasta todo o dinheiro do Conselho da Escola e quebra o galho apresentando notas frias e diz que a mercadoria vem chegar e passa o ano inteiro e as mercadorias não chegam, e quando chegam, são coisas velas [sic] e não batem com o preço apresentados [sic] na nota fria expedida pelo seu Jorge lá de Belém, como o caso de um computador que ele vendeu que era velho, foi devolvido, mas o dinheiro, eles dois enrolaram. O seu Jorge que se cuide, que poderá ser preso a qualquer momento junto com a diretora Andréia Oliva. A Comunidade está esperando a resposta do prefeito Pina e do Janilson, junto com o Nielson, diretor de ensino, que pensam que a diretora e o coordenador pedagógico estão trabalhando na educação, eles estão é fazendo comércio da escola. Toda semana eles inventam um bingo na escola e obrigam cada aluno a comprar uma cartela por R$ 2,00 e depois o dinheiro desaparece. O tal Luis Gonzaga, coordenador pedagógico pensa que a comunidade é besta...”
Maria de Nazaré Melo Castro

A Comunidade Escolar e a sociedade miriense, em especial, esperam por respostas, investigações e, sobretudo, satisfações da parte das Autoridades competentes.

Prof. Israel Fonseca Araújo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Justiça Federal concede Liminar (parcial) obrigando a FACETE a Suspender Anúncios Publicitários e Paralisação de Matrículas...

A Juíza Federal Substituta LUCYANA SAID DAIBES PEREIRA, da 5ª Vara, da Seção Judiciária do Estado do Pará, concedeu Liminar Parcial, a partir de pedido do Ministério Público Federal (Procuradoria da República no Pará - PRPA), cujo pedido de Liminar fora assinado pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva (09/02/11), a partir de Procedimento Administrativo (PA nº 1.23.000.002072/2010-11) instaurado nessa Procuradoria, com a respectiva consulta ao Ministério da Educação (MEC), na qual obriga a FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – FACETE a paralisar a realização de “quaisquer anúncios publicitários com oferta de cursos de ensino superior” e, ainda, as “matrículas nos referidos cursos, suspendendo-se o início
ou, eventualmente, o curso do respectivo período letivo”, conforme especificado a seguir:
A partir de Consulta ao MEC, feita pela PRPA, assim manifestou-se o Ministério:

"[...] 4. Em pesquisa realizada no sistema e-MEC sobre a regularidade da
instituição, constata-se que a Faculdade de Educação Tecnológica do
Pará não está credenciada junto a este Ministério da Educação, como
Instituição de Ensino superior – IES.

6. Conforme será esclarecido a seguir, a mencionada instituição não
pode ministrar/ofertar cursos de educação superior no Brasil,
uma vez que não se encontra credenciada, não suportando,
portanto, os efeitos da supervisão e avaliação realizadas pelo MEC.

19. Importa esclarecer que a referida instituição pode ofertar cursos
livres, destacando-se que, por se tratar de instituição não educacional,
o registro torna-se prescindível, podendo apenas emitir certificado de
participação no curso, jamais diploma de nível superior. É
importante ressaltar que o certificado obtido nesses cursos livres não
pode ser chancelado por nenhuma outra IES sob pena de flagrante
desrespeito à legislação educacional vigente."
(Grifos do original – retirado do texto da Decisão Judicial)

Já a Justiça Federal, em Belém, na Liminar determina que a FACETE divulgue Nota na internet, em dois jornais de grande circulação e em outros espaços relevantes, em que afirme com os seguintes termos:

"A FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ - FACETE
INFORMA: POR ORDEM DO JUÍZO FEDERAL DA 5a VARA DA SECÃO
JUDICIÁRIA DE BELÉM, FOI DETERMINADA A PARALISAÇÃO DE
QUAISQUER ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COM OFERTA DE CURSOS DE ENSINO SUPERIOR (GRADUAÇÃO E/OU PÓS-GRADUAÇÃO LATU
SENSU E STRICTU SENSU), BEM COMO A PARALISAÇÃO DAS
MATRÍCULAS NOS REFERIDOS CURSOS, SUSPENDENDO-SE O INÍCIO
OU, EVENTUALMENTE, O CURSO DO RESPECTIVO PERÍODO LETIVO,
EM FACE DA DECISÃO PROLATADA NOS AUTOS DA AÇÃO CIVIL
PÚBLICA N0 4853-41.2011.4.01.3900, AJUIZADA PELO MINISTÉRIO
PÚBLICO FEDERAL".

Em seu sítio a Instituição divulgou a seguinte Nota:

"A Faculdade de Educação Tecnológica do Pará - FACETE informa: por ordem do juízo Federal da 5º Vara de seção judiciária de Belém, foi determinada a paralisação de quaisquer anúncios publicitários com ofertas de cursos de ensino superior (Graduação e/ou Pós-graduação Latu Sensu e Strictu Sensu), bem como a paralisação das matrículas nos referidos cursos, suspendendo-se o início ou, eventualmente, o curso de respectivo período letivo, em face da decisão prolatada nos autos da ação civil pública nº 4853-41.2011.4.01.3900, ajuizada pelo ministério público federal".
http://www.facete.com.br/Nota_informativa.html (acesso em 22/2/11)

Do pedido de Liminar, a Juíza citada só não concedeu totalmente a Liminar porque:

“Outrossim, INDEFIRO o pedido de suspensão temporária das atividades da ré, haja vista a possibilidade da mesma de ministrar cursos livres, isto é, sem valor oficial, os quais prescindem de credenciamento ou autorização pelo MEC.” (grifos no texto da Decisão)

A Procuradoria da República no Pará (PRPA) divulgou a seguinte Notícia em seu sítio (www.prpa.mpf.gov.br) - acesso em 22/2/1:

“Justiça proíbe empresa de manter cursos de graduação e de pós sem autorização do MEC
Facete terá que suspender atividades acadêmicas e anúncios sobre cursos irregulares


A Justiça Federal determinou na última sexta-feira, 18 de fevereiro, que a Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete) deve interromper imediatamente as atividades acadêmicas e as matrículas nos cursos de graduação e de pós-graduação que oferece sem autorização do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a Facete sequer está credenciada no MEC como instituição de ensino superior.
A juíza Lucyana Said Daibes Pereira, da 5ª Vara Federal em Belém, também determinou a suspensão imediata dos anúncios publicitários que a Facete esteja veiculando para promover os cursos. A Justiça Federal ainda obrigou a empresa a publicar em jornais paraenses, nas dependências da Facete e na internet nota com resumo da decisão liminar.
A ação do MPF havia sido encaminhada à Justiça Federal no último dia 10. Além dessas medidas urgentes, o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva pediu à Justiça que, ao final do processo, a Facete seja condenada ao pagamento de danos materiais e morais individuais e coletivos causados aos alunos e a toda a sociedade. Além do pagamento aos prejuízos que cada aluno teve individualmente, o MPF requereu o pagamento de R$ 200 mil pelos danos morais.
De acordo com material de propaganda ao qual o MPF teve acesso durante a investigação do caso, a Facete, que fica na passagem Jarbas Passarinho, em Ananindeua, oferece graduação em matemática, pedagogia, história, ciências sociais, geografia, filosofia, letras, ciências da religião, física e teologia e pós-graduação em psicopedagogia, educação inclusiva, gestão e supervisão escolar e ensino religioso.
“Entretanto, na resposta enviada a este Ministério Público, o Ministério da Educação afirma de forma clara e inequívoca que a Facete não está credenciada junto àquele ministério como instituição de ensino superior”, denunciou Mansur Silva. “Tal afirmação demonstra a completa violação, pela faculdade, dos preceitos constitucionais e legais que regem o ensino superior em nosso país”, criticou o procurador da República.
Caso a Facete não cumpra a decisão judicial, terá que pagar multa diária no valor de R$ 2 mil para cada item desobedecido.
Processo nº 4853-41.2011.4.01.3900 – 5ª Vara Federal em Belém
• Íntegra da decisão
• Íntegra da ação
• Acompanhe aqui a tramitação processual
Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 3299-0148 / 3299-0177
E-mail: ascom@prpa.mpf.gov.br
Site: www.prpa.mpf.gov.br”

A íntegra da Decisão está disponível em www.prpa.mpf.gov.br.

Texto: prof. Israel Fonseca Araújo
Co-editor do Blog afolhademaiauata.blogspot.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

INCAM REALIZOU FÓRUM, LANÇOU 2 LIVROS E CONTAGIOU A SOCIEDADE MIRIENSE!



















O Instituto Caboclo da Amazônia - Incam realizou no período de 13 a 15 de Janeiroo I FORUM MIRIENSE DE CULTURA, EDUCAÇÃO POPULAR, TECNOLOGIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O evento aconteceu na Casa da Cultura e na ESCOLA MUNICIPAL Manoel Antônio Castro (GRUPO) e contou com a participação de educadores, estudantes, lideranças de movimentos sociais, além de segmentos do governo municipal e convidados das Universidades Estadual e Federal do Pará.. O encerramento foi marcado pelo lançamento das obras: ESCRITOS EM VERSO & PROSA e EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E SOCIEDADE. A primeira reúne trabalhos de estudantes, professores, pesquisadores(as)... militantes da Cultura - e foi organizada pelos poetas/educadores Antonio Marcos Ferreira e Israel Fonseca Araújo com a participação de 19 autores mirienses. A obra é prefaciada pelo Prof°. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA) . A segunda obratambém lançada no evento possui um perfil parecido com Escritos em Verso & Prosa, já que trabalha a Diversidade. Seus escritos vêm de vários segmentos sociais, profissões, perfis profissionais, diferenciado dos “Escritos”, basicamente, pelo fato de ser constituída por 6 Artigos Acadêmicos (elaborados por ex-acadêmicos da UFPA e UEPA e pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA), e foi organizada pelo educador popular Isaac Fonseca Araújo, Presidente do Incam. Os Artigos versam, basicamente, sobre: O sentido da Política; Educação do Campo/Letramento; Literatura/Gênero/Análise Literária; Orçamento Participativo... As críticas até agora são bastante positivas, que bo

O MARUIM IV- FEVEREIRO

PRESIDENTE DO INCAM ASSUME A SEDET, DO “GOVERNO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR”
Por: Israel Fonseca Araújo

A notícia foi recebida com grande satisfação dentro do Instituto Caboclo da Amazônia, já que ISAAC FONSECA ARAÚJO,recém chegado aos 30 anos, foi designado para ocupar a “Pasta” do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a SEDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho). Presidente do Incam, Instituto Caboclo da Amazônia, o Secretário mais jovem do “Governo da Participação Popular” já está arregaçando ainda mais as mangas da camisa em prol do nosso Amado Município. PERCURSO: Originário do rio Mamangal-Grande, o Educador Isaac Fonseca (como costuma se identificar) já ocupava a Direção do DECOSOL – Departamento de Economia Solidária – da citada Secretaria, desde 2009. Em 2010, conquistou o 1º Lugar no Prêmio UEPA de Melhor TCC, 2010, cf. Jornal Miriense noticiou. Líder nato e determinado de berço, desde bem jovem já manifestava Liderança quando na Pastoral da Juventude, CEB's (Igreja Católica), depois Associação Mutirão de Ig.-Miri, STTR-Ig.-Miri. Em anos anteriores colaborou decisivamente para a criação da CAEPIM – Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé-Miri, além de ter sido bastante atuante quando dos debates prévios, estudos e posterior criação do Incam (2009). Isaac, assumiu no último dia 02/02/11 e o Blog dA Folha deseja sinceríssimos votos de Sucessos nessa sua nova Missão.

COLABOROU COM O MARUIM:“No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB [Código do Trânsito Brasileiro]. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.”
ProfªCrisolita Gonçalves dos Santos – Mestranda em Educação (UFPA)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO“ART. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.” (IFA)

INCAM REALIZOU FÓRUM, LANÇOU 2 LIVROS E CONTAGIOU A SOCIEDADE MIRIENSE! (A.M.F)
O Instituto Caboclo da Amazônia - Incam realizou no período de 13 a 15 de Janeiroo I FORUM MIRIENSE DE CULTURA, EDUCAÇÃO POPULAR, TECNOLOGIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O evento aconteceuna Casa da Cultura e naE.M. Manoel AntônioCastro (GRUPO) e contou com a participação de educadores, estudantes, lideranças de movimentos sociais, além de segmentos do governo municipal e convidados das Universidades Estadual e Federal do Pará.. O encerramento foi marcado pelo lançamento das obras: ESCRITOS EM VERSO & PROSA e EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E SOCIEDADE. A primeira reúne trabalhos de estudantes, professores, pesquisadores(as)... militantes da Cultura - e foi organizada pelos poetas/educadores Antonio Marcos Ferreira e Israel Fonseca Araújo com a participação de 19 autores mirienses. A obra é prefaciada pelo Prof°. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA) . A segunda obratambém lançada no evento possui um perfil parecido com Escritos em Verso & Prosa, já que trabalha a Diversidade. Seus escritos vêm de vários segmentos sociais, profissões, perfis profissionais, diferenciado dos “Escritos”, basicamente, pelo fato de ser constituída por 6 Artigos Acadêmicos (elaborados por ex-acadêmicos da UFPA e UEPA e pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA), e foi organizada pelo educador popular Isaac Fonseca Araújo, Presidente do Incam. Os Artigos versam, basicamente, sobre: O sentido da Política; Educação do Campo/Letramento; Literatura/Gênero/Análise Literária; Orçamento Participativo... As críticas até agora são bastante positivas, que bom!!!

NOSSO “REALZINHO”?

Em horário de almoço, comendo um “espetinho”, que não é de gato, fui pego de surpreso quando uma Senhora chega oferecendo “caça-palavras”, pelo que, numa jogada de Mercado, anuncia: “Caça-Palavras, só um realzinho...”. Estremeci de preocupação: nosso real já está tão desvalorizado assim?,diminuído?, mas não é o dólar que estava sendo desvalorizado constantemente? Sempre me socorre a Cecília [Meirelles]: “Ai, Palavras, Ai, Palavras; que potência a vossa!” (IFA)

CURTAS, QUASES GROSSAS:
(1) – A Presidente(a) Dilma vai mandar construir mais de 4.000 casas para desabrigados(as) na região serrana, no Rio, empresários (aposto que são somente homens), mais 2.000; a pergunta da população: por que investimentos de grande monta para o povo “carente”, só depois que a casa caiu?; ou será hábito de brasileiro(a) de só fechar a casa após o roubo? (IFA)
(2) – O asfaltamento continua, em Ig.-Miri! Parabéns, povo do Miri. Isso mesmo: nossos Parabéns não vão para os “políticos” de plantão e, sim, para a Sociedade (que é maior que eles!), Povo que estava de olho nessa “parada” (no sentido de que tinha ficado imóvel a obra). Obra pública não é dádiva de Gestor(a); é Obrigação de bem-servir a População, e digo que de acordo com o Artigo 37, Caput, da Constituição de 1988 (Moralidade, Legalidade, Impessoalidade, Publicidade e Eficiência) – estudemos bastante esse tópico. (IFA – grifos meus)
(3) – Vem aí o Cristo Alegria 2011, o primeiro grito já acontece neste final de semana na Comunidade Santa Bárbara. A Comunidade Católica miriense (agora sob a direção do Pároco Jucelino Neves) vem investindo neste novo modelo de entretenimento. O Ruah vai para as ruas com alegria ediversão sem bebida alcoólica .(AMF)
4) – O Remanço do Incam do ultimo sábado (12-02)entrevistou o músico evangélico Cristiano Paraguassu com seu CD de louvor saudade, uma interpretação que traz uma combinação entre bolero e arrocha e dá gosto de ouvir...legal!

SOBRE A PAIXÃO PELO FUTEBOL VERSUS ANTIPATIA PELA POLÍTICA (A.M.F):Após o clássico Corinthians e Palmeiras (06/02) pelo campeonato paulista (com vitória do meu timão diga-se de passagem) o goleiro Marcos respondendo ao jornalista da BAND o que achava da manifestação dos torcedores antes do inicio da partida quando gritavam: “ Se o Palmeiras não ganhar o pau vai quebrar...”ao que o sabiamente o goleiro Palmeirense responde e questiona: “ Seria bom que essa indignação também se desse no mundo da Política, por que será que ficamos tão revoltados quando nosso time perde e pouco estamos ligando para a corrupção no mundo da politica”. Que bom seria se amesma paixão que move o futebol também se desse na Política! Parabéns ao goleiro Marcos pela importante mensagem!

REVOLTA DE EDUCADORA(A.M.F): “Todo mundo vê, mas tá na hora de alguém começar a falar”. Denunciaacertadamente a Profª.Maria Alexandrino em recente participação por telefone no Programa sabatino“ Remanço do INCAM”.A indignação refere-se ao acumulo de caroços de Açaí nas ruas em frente às vitaminosas da cidade, assim como ao lixão que ninguém mais aguenta na esquina na Passagem Enedina...Tá na hora do poder público enxergar e da população fazer a sua parte!

VENHA PARA A REDE COM “O MARUIM”

Participar das Edições dO Maruim é fácil: basta enviar um e-mail para poemeiro@hotmail.com ou antoniomarcospoeta@yahoo.com.br; você pode enviar Sugestões, Críticas, fotos, notícias (textos curtos), Frases, Pensamentos etc. (citar a fonte, sempre). Acompanhe O Maruim na grande rede: afolhademaiauata.blogspot.com; twitter.com/omaruim.
FRASE DE D(EFEITO) “Eu que me queixava de não ter sapatos encontrei um homem que não tinha pés (Prov. chinês)
VEMAÍ
a) ASSEMBLEIA-GERAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO INCAM(25-02), momento em que o Instituto avaliará a execução de seus Projetos e se colocará Desafios para 2011.
B)Fórum Municipal para Criação do Conselho de Cultura (18-02). Será que vai ser dessa vez!!!!
CRÉDITOS:
(A.M.F.) - Antonio Marcos Quaresma Ferreira: poeta, prosador,professor de Filosofia (SEDUC-PA); antoniomarcospoeta@gmail.com:afolhademaiauata.blogspot.com\escolaenedina.blogspot.com
(I.F.A.) - Israel Fonseca Araújo: poeta/cronista, professor de Língua Portuguesa (SEDUC-PA, SEMED – Ig.-Miri); poemeiro@hotmail.com; afolhademaiauata.blogspot.com; recantodasletras/autores/professorisrael
__________________
Conheça mais os nossos Trabalhos em: afolhademaiauata.blogspot.com; escolaenedinasampaio.blogspot.com; recantodasletras.uol.com.br/professorisrael;

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PRESIDENTE DO INCAM É NOMEADO SECRETÁRIO DE GOVERNO EM IG.-MIRI

A notícia foi recebida com grande satisfação dentro do Incam – Instituto Caboclo da Amazônia. ISAAC FONSECA ARAÚJO, Licenciado Pleno em Letras (Português) pela Universidade do Estado do Pará e Aluno da Especialização em Letramento e Formação de Professores (UEPA), militante dos Movimentos Sociais há mais de uma década, assessor institucional, Professor de Educação Básica II/Letras (Quadro Permanente) da Secretaria Municipal de Educação, recém chegado aos 30 anos, foi designado para ocupar a “Pasta” do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (e empenhado o SIM, obviamente), a SEDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), também organizada através da Lei Municipal nº 4.989/2010, de 25 de março de 2010).
Presidente do Incam, Instituto Caboclo da Amazônia, o Secretário mais jovem do “Governo da Participação Popular” já está arregaçando ainda mais as mangas da camisa em prol do nosso Amado Município.

PERCURSO: Originário do rio Mamangal-Grande, o Educador Isaac Fonseca (como costuma se identificar) já ocupava a Direção do DECOSOL – Departamento de Economia Solidária – da citada Secretaria, desde 2009. Em 2010, conquistou o 1º Lugar no Prêmio UEPA de Melhor TCC, 2010, cf. Jornal Miriense noticiou. Líder nato e determinado de berço, desde bem jovem já manifestava Liderança quando na Pastoral da Juventude, CEB's (Igreja Católica), depois Associação Mutirão de Ig.-Miri, STTR-Ig.-Miri. Em anos anteriores colaborou decisivamente para a criação da CAEPIM – Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé-Miri, além de ter sido bastante atuante quando dos debates prévios, estudos e posterior criação do Incam (2009). Isaac, assumiu no último dia 02/02/11 e o Blog dA Folha deseja sinceríssimos votos de Sucessos nessa sua nova Missão.


Texto: prof. Israel Fonseca Araújo
Secretário-Geral do Incam

domingo, 30 de janeiro de 2011

INCAM LANÇA DUAS OBRAS DE ESCRITORES(AS) DE IGARAPÉ-MIRI, DURANTE FÓRUM, EM JANEIRO (2011)

Aconteceu no último dia 15 de janeiro de 2011, no Auditório “José Plácido Gonçalves” da Casa da Cultura, o Lançamento de duas Obras, Organizadas pelos integrantes do Incam – Instituto Caboclo da Amazônia, cujos trabalhos de 24 (vinte e quatro) são todos de igarapemirienses. A Iniciativa do Incam teve apoio, para “Escritos em Verso...” do Secretário Municipal de Educação de Igarapé-Miri, prof. Janilson Oliveira Fonseca.
O Lançamento se deu durante o Encerramento do I Fórum Miriense e Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Instituto. São os Livros (1) “Escritos em Verso & Prosa – 1ª Antologia Miriense de Poemas, Contos, Lendas, Artigos (e outros Gêneros Textuais)” e (2) “Educação do Campo, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade” organizados por Antonio Marcos Ferreira e Israel Fonseca Araújo (1) e Isaac Fonseca Araújo (2) e pertencentes ao Subprograma PROJETOS EDITORIAIS DO INCAM.
Os Livros foram muito bem recebidos, durante a Cerimônia de Lançamento (contou com a presença de vários dos(as) integrantes dos Projetos) e, após esse momento, pela Crítica local e regional.

INICIATIVA: Escritos em Verso & Prosa vem de uma ideia conjunta de Antonio Marcos e Israel, quando ainda organizavam o Lançamento de sua Obra CONTRASTES – poemas que nascem na Amazônia, e inicialmente reuniria trabalhos seus e de mais algumas pessoas – publicados no “Jornal Miriense”, nA Folha de Maiauatá e no Blog afolhademaiauata.blogspot.com; posteriormente o Projeto foi estendido, incorporado pelo Incam e chegou à marca de 19 Autores(as) na Publicação, trazendo a Diversidade Textual e o Fortalecimento da Leitura/Escrita na Escola Básica de Ig.-Miri como principais Eixos Sustentadores da proposta. Já “Educação do Campo, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade” é a concretização de um Projeto de Isaac Fonseca, que visa dar publicidade a resultados de Pesquisas acadêmicas, cujos trabalhos foram empreendidos pelos(as) Mirienses Antonio Marcos Ferreira, Isaac Fonseca Araújo, Israel Fonseca Araújo, Gracialda Costa de Matos, Paulo Sérgio de Almeida Corrêa & Tatiandra Machado dos Santos, Rafael Fonseca Oliveira e Mário Sérgio Pinheiro – resultados de monografias da UFPA e UEPA, sobretudo.

ONDE ADQUIRIR – As Obras já estão sendo comercializadas em Igarapé-Miri (PA) e em algumas cidades do Baixo-Tocantins. Em Ig.-Miri, “Escritos em Verso & Prosa” pode ser adquirida: na BIG FARMA; FARMÁCIA “SANT’ANA”; LIVRARIA “FÉ EM DEUS”; DIGI COMPANY; CYBER DO DIRLEY (em frente ao MAC); PONTO DO CADERNO (próx. ao BANCO DO BRASIL); “CORETO” DA PARÓQUIA DE SANT’ANA a R$ 12,00 (preço de Lançamento – local). Em breve, nas Livrarias de Belém (PA). Contatos: institutocaboclo@hotmail.com; 9119-9261 e 9196.5746.

Diretoria Executiva do Incam concede entrevista ao Sem Censura Pará, da Tv Cultura

Aconteceu na última terça, 18/1, a Entrevista que o “Sem Censura Pará” (TV Cultura) exibiu ao Vivo para “todo o Estado” com os educadores Isaac Fonseca e Israel Araújo, respectivamente Presidente e Secretário-Geral do Incam – Instituto Caboclo da Amazônia. Ao lado do Deputado Federal Diplomado Arnaldo Jordy (PPS) e da profª Dra. Nazaré Sarges (UFPA), os integrantes da Comitiva do Incam discorreram sobre o Programa Cidadania Cultural (inclui vários Projetos, como: Projeto Cultura Cabocla; Feira da Cultura Ribeirinha – das Ilhas de Igarapé-Miri; Projetos Editoriais do Incam) e o I Fórum Miriense de Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável – realizado pela Entidade entre os dias 13 e 15/01/11.
No entanto, a proposta principal foi falar do Lançamento de duas Obras, Organizadas pelo Incam, cujos trabalhos de 19 integrantes foram escritas por Mirienses, lançadas em Ig.-Miri, no Encerramento do Fórum, dia 15/01, no Auditório “José Plácido Gonçalves” da Casa da Cultura. São os Livros “Escritos em Verso & Prosa – 1ª Antologia Miriense de Poemas, Contos, Lendas, Artigos (e outros Gêneros Textuais)” e “Educação do Campo, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade” organizados pelos integrantes do Incam: Antonio Marcos Ferreira e Israel Fonseca Araújo (1ª obra) e Isaac Fonseca Araújo (2ª obra) e pertencentes ao Subprograma PROJETOS EDITORIAIS DO INCAM.
Os Livros foram muito bem recebidos, durante a Cerimônia de Lançamento (contou com a presença de vários dos(as) integrantes dos Projetos) e, após esse momento, pela Crítica local e regional.
A Entrevista foi conduzida pelos jornalistas Linda Ribeiro e Kid Reis.
ONDE ADQUIRIR – As Obras já estão sendo comercializadas em Igarapé-Miri (PA) e em algumas cidades do Baixo-Tocantins. Em Ig.-Miri, “Escritos em Verso & Prosa” pode ser adquirida: na BIG FARMA; FARMÁCIA “SANT’ANA”; LIVRARIA “FÉ EM DEUS”; DIGI COMPANY; CYBER DO DIRLEY (em frente ao MAC); PONTO DO CADERNO (próx. ao BANCO DO BRASIL); “CORETO” DA PARÓQUIA DE SANT’ANA a R$ 12,00 (preço de Lançamento – local). Em breve, nas Livrarias de Belém (PA). Contatos: institutocaboclo@hotmail.com; 9119-9261 e 9196.5746.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

I FORUM MIRIENSE DE CULTURA , EDUCAÇÃO POPULAR, TECNOLOGIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DE 13 À 15 DE JANEIRO DE 2011, EM IGARAPÉ-MIRI
LOCAL: CASA DA CULTURA E ESCOLAS DE IGARAPÉ-MIRI
INSCRIÇÕES ABERTAS, NO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE IGARAPÉ-MIRI E NA CASA DOS CONSELHOS

CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS,ATIVIDADES CULTURAIS E LANÇAMENTO DE LIVROS!
NÃO PERCA!!!!!!

REALIZAÇÃO:INCAM-INSTITUTO CABOCLO DA AMAZÔNIA DE CULTURA, EDUCAÇÃO POPULAR, TECNOLOGIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEL