quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

TORNEIRO MECÂNICO MIRIENSE INVENTA RABETA DE ALUMINIO



Por Antonio Marcos Ferreira & Jorge Teixeira¹
Foto-Pesquisador-Rabeta Ecologica
O miriense Gercinaldo Fonseca acaba de comercializar uma invenção que deve apresentar uma solução para construção naval de rabetas (para motores rabudos) sem a necessidade do desmatamento.
Esse tipo de veículo que atualmente é o principal meio de transporte ribeirinho (substituindo até mesmo as canoas tradicionais) traz enormes conseqüência ambientais para a natureza já que é construído a partir do derrubamento de árvores.
A minimização do problema do desmatamento pode estar na nova matéria prima para a construção das rabetas, conforme propõe o torneiro mecânico Gercinaldo Fonseca, morador do bairro da Cidade Nova, Igarapé-Miri, que utilizando os conhecimentos em metalurgia construiu um primeiro modelo desse tipo de rabeta utilizando o alumínio naval.
unnamed (1)
Gercinaldo enumera diversas vantagens da nova rabeta como por exemplo:
• Não precisa gastar material com calafeto
• O tempo de duração é muito maior
• E o que é melhor não precisa desmatar
unnamed
unnamed (2)
O miriense também já está desenvolvendo uma acessório chamado "olho que tubarão " que segundo ele vai minimizar o acidentes de rabetas, tão comum atualmente.
Quando perguntamos sobre a viabilidade de custo, Gercinaldo diz que o primeiro modelo foi comercializado pelo valor de R$ 3.500,00, mas garante que é vantajoso, já que uma rabeta do mesmo tamanho custa em média R$ 2.000,00 com tempo de duração de 6 meses a um ano, a rabeta de alumínio tem tempo de duração indeterminado, ainda assim ele acredita que é possível que com a produção em grande escala garanta o barateamento do produto.
Gercinaldo concluiu dizendo que durante muito tempo fez observações no intuito de compreender a realidade local, o que lhe somou ideias para a confecção desse tipo de rabeta, disse ainda que está muito confiante nos resultados do positivos proporcionados pelo seu invento.
¹Matéria produzida pela equipe de Imprensa da Rádio Comunitária Natureza FM 87,9 - Igarapé-Miri/PA