segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“RABETAS” E ‘’RABUDOS’’: TECNOLOGIA QUE PROPORCIONA AVANÇOS, FACILIDADE E MELHORIAS AOS RIBEIRINHOS OU PERIGO A PRÓPRIA VIDA?

Prof.Nildo Moraes¹

O numero de motores a gasolina ou a diesel conhecido como “rabudo” vem aumentando significativamente na zona ribeirinha da região. Sendo que a facilidade de adquiri-lo, das disponibilidades dos financiamentos e pela facilidade de manuseio contribui para o crescimento desses motores na região.
É um avanço da tecnologia que esta proporcionando aos ribeirinhos um meio de transporte rápido e pratico, substituindo até radicalmente nossas indígenas canoas pequenas (ou cascos) à remos.
No entanto, por serem fáceis de manuseá-los, qualquer garoto de 10 anos ou até menos faz uso desse meio de transporte. Causa pela qual, provavelmente vem acontecendo inúmeros acidentes no município.
Em varias localidades como: Panacauera, Anapu-zinho, Pindobal Meruu dentre outros; e mais recente, no inicio do mês de março, deste ano no rio Cambeua ocasionando a morte de uma mulher que chegou a ser levada ao hospital, mas devido aos graves ferimentos não resistiu e veio a falecer. Acidentes mais leves são muito comuns de acontecer, pela imprudência dos condutores e as disputas frequentes das porfias entre ‘’rabudos’’, comparado com os rachas. Os motores são conduzidos em alta velocidade, desrespeitando assim todos os limites.
No rio Mrutipucu acidentes acontecem também com frequência, já chegou a virar um casco em cima de um garoto, mas as consequências não foram tão desastrosas, havendo apenas ferimentos leves. Acidente ocasionado também devido as disputas entre rabudos.

¹Miriense, natural do Rio Murutipucu.Graduado em Educação Fisica pela UEPA- Universidade do Estado do Pará.

A LIBERDADE E O PLURIPARTIDARISMO

Ana Cláudia C.Miranda

Na obra “O que é Política?”, a autora Hannah Arendt, resume o seu pensamento sobre o assunto dizendo que o sentido da política é a liberdade.No Brasil a liberdade política foi uma das grandes conquistas depois do regime militar, o que possibilitou o surgimento de vários partidos.Mas qual a relação existente entre liberdade e pluripartidarismo?
Vivemos em um país que já passou por uma ditadura onde governantes eram escolhidos de maneira arbitrária. Assim com no nazismo e fascismo a ditatura brasileira implantada pelos militaria recusava o pluripartidarismo.
Hoje, a partir do processo de redemocratização podemos perceber a presença de vários partidos.Cada cidadão tem a liberdade para filiar-se a qualquer partido de acordo com sua afinidade, de acordo com sua formação política, assim como como votar em qualquer candidato,exercendo a sua cidadania. Homens e Mulheres podem usufruir dos seus direitos e deveres e partir da liberdade fazer suas opções.
Ser livre, no entanto, não significa a ausência de regras, mas a possibilidade agir, pensar, opinar, escolher algo que nos convém ser coagido.
Quando optamos pela filiação à algum partido estamos exercendo a nossa liberdade e manifestando a nossa proposta de abraçarmos uma ideologia que orientará as nossas escolhas. Assim podemos interferir na historia de nosso país, exercendo as nossas escolhas votando naqueles que apresentam as melhores propostas.

(Estudante do 3º ano, do Ensino Médio, na Escola Estadual Dalila Afonso Cunha,Vila Maiauatá,Igarapé-Miri/PA)



UM TRIBUTO A QUEM MERECE.

J. SANTIGO

ERAS PEQUENO.
MEIO ENCURVADO ANDAVAS,
MAS COM TEUS VERSOS FAZIAS
O BELO JOGO DAS PALAVRAS.
OH! POETA, DA ALEGRIA.
MANOELZINHO FARIAS

MOLDADO NO DURO TRABALHO,
NOS GRANDES ROÇADOS DAS CANAS,
TEUS VERSOS SERIOS NÃO TINHAM ATALHO.
E OUTROS, ERAM UM TANTO SACANAS,
MAS EM TODOS SE NOTAVA,
UMA PUJANTE ZOMBARIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

MENTE RÁPIDA E FUGAZ.
FALAVAS DE TODO MUNDO,
DO MENINO, VELHO OU RAPAZ.
POR ISSO SINTO NO FUNDO,
OUTRO, TEUS VERSOS NÃO FAZ.
PORQUE ELES TINHAM MAGIAS,
QUE O TEMPO HOJE NÃO TRAZ.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

TEU OLHO NEGRO E MIUDO.
ÁGIL NA ÓRBITA SE ESCONDIA,
QUANDO FALAVA CISUDO.
NAS PIADAS QUE OUSADIA!
NEM TU MESMO,
ILESO DELES SAIAS.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

MUITO HUMILDE.
NÃO SABIAS O TEU VALOR,
FAZIAS VERSOS, REPENTES,
COM O MAIS PROFUNDO AMOR.
NÃO TE VANGLORIAVAS,
HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII,
RIR SOMENTE QUERIAS.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

QUEM NUNCA TE OUVIU,
NÃO SABE O QUE PERDEU
É COMO O CEGO OLHAR A NOITE,
SEM SABER QUE ESCURECEU.
FICA SÓ A SAUDADE DOS VERSOS QUE DIZIAS,
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

TUA CHEGADA EM QUALQUER
LUGAR EM QUE IAS,
FAZIAM TRASBORDAR, RISOS
E AS VEZES NOSTALGIA.
DOS VERSOS RAPIDOS,
FALADOS COM MAESTRIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

SEJA NO SANTO ANTONIO,
LÁ NA BOCA DO FURINHO.
PRO JUARIMBÚ ONDE FOSTES,
SEMPRE DAVAS UM JEITINHO.
DE RIMAR SANTO OU DEMONIO,
CONTIGO A RIMA CRESCIA
SEMPRE COM ALEGRIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

NÃO QUERIA TE HOMENAGEAR,
ASSIM, DESSE JEITO.
POIS TEU CORAÇÃO JÁ NÃO BATE NO PEITO.
MAS TAMBÉM NÃO POSSO DEIXAR,
DE PRESTAR HONRA E RESPEITO.
PRA MIM ESTAS PALAVRAS,
TE DIZER PESSOALMENTE NECESSITARIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

FAÇO ESSA HOMENAGEM,
NA RIMA QUE TU FAZIAS.
PARA OS ERUDITOS, ELA É POBRE,
MAS ESPELHAM O TEU CORAÇAO NOBRE.
E EU NÃO VEJO NINGUÉM AO REDOR,
POIS, NELA FOSTES O MELHOR.
NOS DIAS DEPOIS DE TUA IDA, SÓ TRISTEZA,
NÃO MAIS ALEGRIA.
SEM OS TEUS VERSOS,
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

QUASE NÃO LIA,
POUCO OU QUASE NADA ESCREVIA.
MAS DE TUA MEMÓRIA,
OBRAS DE ARTE SAIA.
OH! POETA, MANOELZINHO FARIAS.

POR AQUI IGUAL A TI NUNCA VI,
SENSO AGUÇADO, RÁPIDO NA FORMAÇÃO.
AS PALAVRAS NÃO ENGASGAVAM,
SAIAM DO CORAÇÃO.
PORTANTO ESTA HOMENAGEM, PRESTO A TI.
FOSTES, ÉS E SERÁS, O MELHOR REPENTISTA
DE IGARAPÉ-MIRI.


AQUI EU TERMINO
MAIS TERIA MUITO PRA FALAR.
FUI UM DOS QUE TEVE O PRAZER,
DE CONTIGO CONVIVER.
MUITAS COISAS A LEMBRAR,
COMO A RIMA DA PERNINHA DO SARARÁ.
COM A QUAL GARGALHAR ME FAZIAS.
OH! SAUDOSO POETA,
MANOELZINHO FARIAS.

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PAROQUIA DE MAIAUATÁ: POSSIBILIDADE REAL OU SONHO IMPROVÁVEL?

Por Rosário Pantoja¹

No dia 26 de dezembro de 2010 a Igreja Católica em Vila Maiauatá , Igarapé-Miri, viveu momentos de festa Nessa data ocorreram as ordenações presbiteral e diaconal , respectivamente de Francinaldo dos Santos e Otávio Carvalho ( diácono permanente), ambos filhos da região de Maiauatá e frutos da Comunidade Cristã dessa vila . Pelo que me recordo, é o terceiro padre que sai da comunidade de Vila Maiauatá, juntamente com um diácono. Seria esse mais um motivo para se discutir a criação de uma paróquia para a região de Maiauatá?
Em principio quero aqui lembrar o quanto foi oportuno participar desta bonita cerimônia de ordenação e ouvir a pregação do Bispo da Prelazia de Cametá, Dom Jesus Maria, que na oportunidade manifestou muita preocupação com o quadro social e religioso de Igarapé-Miri.
Ele questionou: onde é que estamos falhando? Como cuidar melhor da juventude e das nossas famílias?Citou como exemplo Tucurui, cidade migratória, que já está com cem mil habitantes. Lá foram criadas duas áreas pastorais. Essa denominação “área pastoral”. Ele disse: assim também podemos pensar para região de Maiauatá.
Estaria ele fazendo uma provocação de um primeiro passo para a Criação da Paróquia de Maiauatá? Será que a região já merece este tratamento por parte da Igreja?
Sem dúvida alguma, eu particularmente acredito que sim. A população da área rural do município de Igarapé-Miri precisa ser mais assistida, nem só pelo poder público, como também pela Igreja. Algum tempo atrás conversei com o Pároco de Igarapé-Miri, ele me falou que para instalar uma nova paróquia, primeiramente é necessário criar condições de infra-estrutura, como organizar as comunidades e capelas em projetos de Perpétuo Socorro, Fátima, São Sebastião.
Mas eu vejo que isso para avançar depende da presença permanente do padre junto às lideranças das comunidades. O padre com suas motivações, animará todas as comunidades para realizar as obras necessárias, materiais e espirituais. Desafios que agora precisam ser encarados pela Prelazia e a Paróquia de Santana de Igarapé-Miri.

¹Historiador e Economista pela UFPA - Universidade Federal do Pará , natural de Vila Maiauatá/Igarapé-Miri. Atualmente reside na capital paraense,porém nunca perde uma chance de rever os seus familiares na sua vila centária.


CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA: CRIAR É PRECISO!


Prof. Antonio Marcos Q.Ferreira¹

O ano de 2009 foi especial para o município de Igarapé-Miri, já que foi o ano em que realizamos nossa I Conferência Municipal de Cultura (como etapa integrante da II CNC - Conferência Nacional de Cultura, convocada pelo MINC- Ministério da Cultura). Naquele momento discutimos inúmeras propostas fundamentais para o fortalecimento da cultura do nosso Município, assim como elegemos 18 (dezoito) Delegados (as) dos quais 11 (onze) garantiram a participação do Município na II Conferência Estadual de Cultura, sendo eles: Benedita dos Santos Miranda (Profa. Benoca - Secretária Municipal de Cultura), Lindalva Fonseca Costa, João Batista da Costa Pinheiro e Ângela Lopes Gonçalves, como representantes da esfera governamental; Antonio Marcos Quaresma Ferreira, Maria Antonia Nonato, Raimundo Moraes Franco e Silvio Antônio Pantoja Corrêa, como representes da Sociedade Civil.
Na II Conferência Estadual de Cultura, realizada em dezembro do mesmo ano no HANGAR, Centro de Convenções da Amazônia, Belém-PA, os Delegados(as) do nosso Município, foram somados aos Delegados dos demais municípios paraenses, com a incumbência de eleger as Propostas Estaduais que seriam encaminhadas para II CNC, onde conseguiríamos (graças à articulação da nossa Delegação junto aos Delegados do Baixo Tocantins), eleger o Representante da Região para a Conferência Nacional.
Como delegado eleito para a II Conferência Nacional de Cultura (realizada em março de 2010, em Brasília, DF), participei de decisões importantes, entre elas a aprovação das 32 Propostas prioritárias que deverão orientar as políticas culturais no (do) País, tanto no que diz respeito à aprovação de Leis em andamento como, a PEC 150, que propõe a vinculação à cultura de 2% (dois por cento) da Receita Federal, 1,5% (um e meio por cento) das Receitas estatuais e 1% (um por cento) das Receitas municipais, assim como a criação de outras, conforme o anseio das propostas.
No que tange aos municípios percebeu-se, na maioria deles, a ausência de ferramentas essenciais para o desenvolvimento cultural, como por exemplo os Conselhos de Cultura. Nesse sentido, por entendermos que a importância dessa ferramenta para o bom funcionamento da cultura estamos propondo e debatendo a criação do nosso Conselho Municipal de Cultura.
Compreendemos que a Cultura é a expressão da capacidade criativa de um povo, assim como expressão de identidades ligada à nossa história, comandada pela diversidade, pelo plural e diferenças étnicas e religiosas, que não devem ser razões de conflito e sim de enriquecimento para a Democracia. O Respeito às Diferenças, o reconhecimento de outros significados, relacionados às tradições e à multiplicidade de expressões culturais, artísticas e estéticas é o que nos permite diferentes interações que movimentam a Humanidade. Nossos eventos como: Festival do Açaí & Encontro das Cobras, Festival do Camarão, Semana dos Povos Indígenas, Feira da Cultura Ribeirinha, Carnaval Miriense, Carnaval do Sujo, na Vila Maiauatá... e outros, manifestam muito bem essa diversidade da Cultura Miriense.
Somos sabedores que a sociedade do século XXI evolui para a fase do saber e do conhecimento, mas ao mesmo tempo acaba construindo desigualdades sócio-culturais. O progresso é muito importante, e não podemos negar isso, mas é preciso que venha respeitando a História, os nossos significados, a nossa Memória, pois não podemos desumanizar os espaços.
Nesse sentido cabe à Gestão Municipal, como centro da execução das políticas culturais, fortalecer a participação de todos(as) na construção das política culturais, democratizando suas ações e garantindo a manifestação da Diversidade da produção cultural, presente na nossa identidade.
Assim, a criação do Conselho Municipal de Cultura, “unindo” integrantes dos Movimentos Sociais, da Sociedade Civil Organizada e das Esferas de Governo, representará para nós uma conquista fundamental, visto que garantirá a participação de todos na construção do Projeto-Político Cultural para os “Caminhos de Canoa Pequena”, que vincule suas estratégias às outras políticas públicas fundamentais para este Município, como Educação, desenvolvimento econômico, Turismo, Segurança e Meio Ambiente e assim por diante.

¹Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará,Graduando em Administração Pública também pela UFPA. Poeta, Prosador, Professor de Filosofia na Rede Pública do Estado (SEDUC PA) em Igarapé-Miri. Foi delegado regional da II Conferência Nacional de Cultura,realizada em março 2010, em Brasília É atualmente diretor do Núcleo de Cultura e Educação Popular do INCAM - Instituto Caboclo da Amazônia.

POLÍTICA & CIDADANIA: Entrevista com Roberto Pina Oliveira

OS IMPACTOS DA ERA LULA NO CONTEXTO REGIONAL DO BAIXO-TOCANTINS E AS PROJEÇÕES DO GOVERNO DILMA PARA A AMAZÔNIA, SEGUNDO O OLHAR DO EX-PRESIDENTE DO MODERT E ATUAL PREFEITO DE IGARAPÉ-MIRI, ROBERTO PINA OLIVEIRA (PT).


Por: Antonio Marcos Ferreira e Vanilza Moraes Ferreira

Roberto Pina Oliveira nasceu às margens do Rio Santo Antonio (Igarapé-Miri), formou-se no seios dos movimentos sociais e nas comunidades eclesiais de Base(CEBS). Foi um dos Fundadores do Partido dos Trabalhadores em Igarapé-Miri. Coordenou o MODERT (Movimento em Defesa da Região do Baixo-Tocantins) passando a ser também uma liderança política regional. Após disputar as eleições de 2000 e 2004, elegeu-se prefeito de Igarapé-Miri, em 2008, pelo Partido que ajudara a fundar, no município.



MATINTA: Prefeito, para começar esta entrevista que trata dos impactos do governo Lula e as projeções para o governo Dilma na nossa região, é imprescindível que iniciemos fazendo um resgate da história do partido dos trabalhadores. Fale-nos em que contexto surgiu o PT e que fatores estão atrelados à fundação do Partido? Cite os motivos da rejeição inicial à proposta petista?

PINA: A fundação do Partidos dos Trabalhadores no ano de 1980, está atrelada ao momento em que o país clamava pelo fim da ditadura militar, implantado no Brasil pós 64 por um discurso conservador anti-comunista. O que na verdade foi um discurso fantasioso para a implantação de um modelo ditatorial. O PT surgiu nesse contexto de luta pela abertura política. Em nível local, o PT surgiu no contexto de declínio da economia da cana-de-açúcar (fechamento dos engenhos), causando desemprego e conseqüentemente miséria na zona rural e juntamente a isso, o surgimento das CEB’s (Comunidades Eclesiásticas de Bases) que inspiradas no discurso da Teologia da Libertação apresentaram uma proposta de rejeição a toda injustiça social e política. É claro que iríamos encontrar resistência, éramos taxados de comunistas (como se o comunismo fosse alguma coisa demoníaca). É claro que no inicio o movimento era mais radical e isso era também motivo de rejeição inicial a nossa proposta.

MATINTA: Em se tratando do seu Partido Político, o PT, como se deu, de maneira geral, a caminhada do Partido dos Trabalhadores até a conquista do poder, sacramentada na eleição de Lula, em 2002?
PINA: Bem, tanto a ditatura militar, quanto a nova republica e finalmente o avança Brasil de FHC (PSDB) continuavam o modelo que não era coletivo e portanto não valorizava a classe trabalhadora. O PT sempre propôs diferente e quando chegou ao poder buscou consolidar suas propostas em políticas públicas. Em linhas gerais aqueles governos não tinham compromisso com o social, ao passo que o PT buscou ser vanguarda da classe trabalhadora, preocupando-se com o crescimento coletivo.

MATINTA: Em sua opinião, quais os principais impactos do governo LULA deixados aqui na Amazônia, no Pará, e mais especificamente na região do BaixoTocantins, inclusive em Igarapé-Miri?

PINA: Como já dissemos, o PT tem buscado em seus governos transformar as suas propostas em políticas publicas, beneficiando agora, principalmente o mais pobres.Lembra do salário mínimo? que sonhávamos chegar aos cem dólares? Hoje já a tempo já ultrapassou essa marca.O PT tem se diferenciado por ter propostas para o social e todas ações do governo Lula revelaram essa direção, o Bolsa Família promove essa diminuição da pobreza e traz esperança para os menos favorecidos que agora também podem cursar uma universidade por que o PROUNI, o FIES lhe dão essa oportunidade.

MATINTA: É sabido o quanto a figura de Lula é marcante nos Movimentos Sociais, nacionalmente falando. Qual a relação atual entre os governos do PT (nas três esferas) e os Movimentos Sociais? Ainda há autonomia desses Movimentos?

PINA: Há sim autonomia, os movimentos sociais, mais do que nunca agora desempenham um papel fundamental. É claro que a principio parece haver uma crise já que a classe trabalhadora também começa a assumir o poder. Mas de maneira alguma o governo pode interferir no movimento, o qual deve clamar a formação de novas lideranças garantindo o patrulhamento em defesa da sociedade.

MATINTA: Quais as projeções e previsões para o Governo de Dilma Roussef para a na nossa região (Baixo-Tocantins): continuidade ou início de um novo modelo? Como fica Igarapé-Miri nesse novo contexto?

PINA:Não tenho duvida que o governo federal agora com a Dilma terá como meta a continuidade. O país hoje possui um projeto de desenvolvimento e tanto é que já estamos entre os grandes. É claro que o país precisa investir no social e isso foi o que marcou o governo Lula e irá continuar com Dilma.Quanto a nossa região, e mais especificamente o nosso município, temos agora um novo cenário, que exige nossa capacidade de diálogo cobrando responsabilidade dos que ocupam gestão do Estado. Temos grandes problemas a resolver como pavimentação da PA 407 e a questão da água na Vila Maiauatá, além do problema da violência na cidade, que nós enquanto gestão municipal não somos omissos.Todo mundo sabe que estrutura de segurança do município era precária e hoje temos Delegacia de Policia Civil, novo Fórum e Quartel da Polícia Militar.É claro temos deficiências, mas temos que cobrar a responsabilidade do Governo do Estado.

MATINTA: Prefeito, sabemos que o Sr. foi uma das lideranças responsáveis pela criação do partido dos Trabalhadores no município de Igarapé-Miri, que a exemplo na esfera nacional também chegou ao poder tendo o Sr. como vitorioso na corrida à Prefeitura do Município (2008). Como se deu esse processo e o que o seu governo tem feito de diferente nesses dois anos?

PINA:Todos sabem que eu sou fruto de uma história de luta. Aprendi nos movimento sindical, nas CEBs(Comunidades Eclesiais de Base), no MODERT(Movimento em Defesa da Região Tocantina) e no Partido dos Trabalhadores, que a gente tem que buscar o diferencial. E com essa direção eu continuo, hoje, na gestão municipal. Protegemos o direito do servidor regularizando sua situação junto ao INSS,realizamos concurso público, estamos pagando os servidores em dia e garantimos a estabilidade do município.Hoje quase todas as Secretarias possuem prédios próprios inclusive a Educação ( que hoje posou uma bela sede e hoje já não está de aluguel), construímos e reformamos escolas em todos os cantos do município...Estamos cientes de que estamos cumprindo nosso papel.

MATINTA: Prefeito, em recente entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Brasil, o ator Vagner Moura, da rede Globo, fez uma crítica ao Partido dos Trabalhadores, resumindo-a na seguinte frase: “O PT construiu um projeto de Poder”. Até que ponto essa crítica é verdadeira? O que o PT fez de diferente no Brasil, que o distingue do modo de governar dos outros partidos?

PINA: Todos os partidos constroem projetos de poder inclusive o PT, o que diferencia é o compromisso que nos todos possuem, o Brasil governado pelo FHC era um o Brasil com o Lula, o PT e as alianças é outro. O PT trabalha pelo social, o Bolsa família é um dos exemplos que nossa meta é a diminuição e erradicação da miséria.PT também zela pela democracia e pelo controle social e suma o PT tem responsabilidade e compromisso com o Brasil, por país deu certo com Lula ( tanto é sua a provação foi incontestável) e vai continuar dando certo com Dilma.

MATINTA: Prefeito, faça as suas considerações para a REVISTA MATINTA e obrigado pela entrevista!

PINA: Quero parabenizar pela iniciativa da proposta de publicação da Revista . A MATINTA chega em uma boa hora em que carecemos de veículos populares e sérios. É importante democratizar a comunicação e uma Revista que vem com uma proposta de debate de idéias e valorização da Cultura da nossa gente merece nossos desejos de sucesso.Parabéns e vamos à luta.