sábado, 27 de novembro de 2010

ESTREIA - 2 POEMAS DE SILVIANNE RAIOL

PALAVRAS...
Silvianne Raiol Pinheiro


Apenas pra dizer o quanto tu
Me sufocas de saudade, a forma
Mais linda que encontro para demonstrar
O que sinto. Palavras, um gesto, uma atitude
São minhas doces e meigas palavras que te
Levam o meu sorriso e uma lágrima – Quero
Estar contigo! Palavras, um sonho, desejo,
Reencontrar o tesouro que um dia eu achei,
O tesouro – Te amar! Um simples toque de carinho
E já lhe digo tudo... essa nossa energia
De romantismo. Mas nem com palavras
Explico, o que é isso? – É o amor que pressinto,
Diferente, ou igual, natural, mas
Único e verdadeiro do meu jeito. Um amor
Banal? – Não amor total, me entrego no
Profundo e espero!... Não mais chorar, porque
Sou tua, será que o que é meu ainda
Guarda? Ou não devo mais esperar, e não
Vai me convencer se for pra não pensar, só
Quero estar junto a você seja pro que for,
Onde for...

___________________


CARTA DE DESPEDIDA
Silvianne Raiol Pinheiro


Esta simples folha de papel
Leva a minha eterna saudade e
Minha única esperança de te encontrar
De novo, já que foi assim vamos aceitar
Que nossos mundos se separam e
Teve que se assim
Quem me dera poder ficar pra sempre
Em sua imaginação “perdida”
Sei que não vai ser fácil pra nós dois
Caminharmos sozinhos
Sem a companhia encantadora e amável
Que é a nossa, agora a minha saudade
Se transforma em um pequeno oceano de
Lágrimas e a minha esperança torna-se
Uma busca contínua...

_______________


SILVIANNE RAIOL PINHEIRO,filha de Sílvia Mariana Raiol Pinheiro,cursa o 1º Ano do Ensino Médio, na Escola Estadual “Enedina Sampaio Melo”, onde veio a publicar seus singelos Poemas, em que expressa sentimentos como: o Amor, Amizade, a Vida, Reflexão..., como os que estão reunidos nesta Exposição. Contato: silvianneraiol@hotmail.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O MARUIM - 6 de novembro de 2010

Manifesto Cultural e Político-Social dos Poetas/Educadores Antonio Marcos Quaresma Ferreira & Israel Fonseca Araújo

A Interação Social mediada pela Palavra que pica e incomoda
Ano 1; Nº I, 06 de novembro de 2010; texto único em 2 páginas, tiragem ilimitada!1


QUEM GANHOU, GANHOU... QUEM NÃO GANHOU FOI NA BALSA.... (sobre a vitória de Jatene, Aqui; Dilma, Lá)
(Prof. Antonio Marcos Ferreira)

O título deste breve texto nos lembra com saudosismo a expressão criada e sacramenta por aquele que foi o maior nome da nossa literatura de cordel: O poeta Manoel Machado. Ele de maneira alegórica e cômica sempre esperava o final de cada período eleitoral para escrever e distribuir por Igarapé-Miri seus folhetos intitulados “A Balsa dos Derrotados”, que levaria em seu porão todos os preteridos pela vontade popular. Mas na democracia é assim, uns ganham, outros perdem. Aliás é importante salientar que este nosso conceito de democracia foi criado na antiguidade grega por Péricles, e muito bem fomentado pelos filósofos sofistas que perceberam que nesse sistema se dava melhor que tinha melhor discurso e logo conseguiram um jeito de se beneficiar com isso: transformaram-se nos “grandes” professores na arte da retórica, e consequentemente na arte da política. Mas Platão construiu uma crítica a esses pseudo-professores, nessa democracia somente os melhores discursos acabavam sendo os vencedores, e quem garante que os melhores discursos se transformam em melhores governos? Muitos governantes constroem discursos carregados de fantasia e levam o povo a seguir suas paixões. Afinal, qual é o futuro da democracia de um povo que não pensa?... Como poderão governar pessoas dominadas pela paixão?
Livrando-se dos discursos fantasiosos a democracia tem muito mais vantagens, do que consequências negativas... E vamos confiantes nesses fatores positivos, caminhando e nos consolidando como uma das maiores democracias do mundo... E quem ganhou, ganhou... Quem não ganhou foi na Balsa... Mas por aqui todos tiveram motivos para chorar e para festejar... Se por um lado chorou o eleitor que apostou na reeleição da Ana Julia (para o governo do estado) e não viu isso se realizar, esse mesmo eleitor provavelmente foi para as ruas comemorar a vitória de Dilma Russeff (a primeira PRESIDENTA do Brasil). Da mesma forma o inverso aconteceu. Quem chorou com a segunda derrota de Serra diante de um candidato do Partido dos Trabalhadores, deve ter comemorado o retorno do tucano Simão Jatene ao governo do Pará.
Para concluir, não acredito que um eleitor (que foi na Balsa) por ter votado em Ana Júlia, seria capaz cometer a ridícula e i-lógica decisão de pegar a Balsa duas vezes votando também no perdedor José Serra... Por outro lado, quem seguiu a orientação do derrotado Domingos Juvenil (PMDB, no primeiro turno), e decidiu pela i-lógica e estratégica opção de votar em Jatene aqui e Dilma Lá, esse eleitor apesar de ter sido incoerente, não foi na Balsa!

Eleição de Jatene “anestesiará” Crescimento de Igarapé-Miri?
Prof. Israel Fonseca Araújo (IFA)

Corre à boca pequena uma certa convicção, a de que os Opositores(as) de Roberto Pina (PT) agora estão com a “faca e o queijo nas mãos”... Tradução: com Simão Jatene (PSDB) eleito para governar Pará pelos próximos 4 (quatro) anos o Município de Igarapé-Miri seria deixado alheio ao crescimento regional, o que traria grandes prejuízos para a sua Gestão Municipal e, logo, o sepultaria eleitoralmente. Há quem chegue a dizer, pelas ruas da Cidade, que “o Pina não ganha mais nem para Vereador”. Pergunto: 1) Vereador não tem a sua Nobreza e Dignidade?; 2) Quem não enche a Prefeitura de centenas de Empregos Contratados não tem mais futuro político-eleitoral?. Com a palavra, o Prefeito.
Os espaços “estaduais” a serem preenchidos aqui no “Miri” não são muitos: 3 Escolas Estaduais, COSANPA e outros, que, segundo informações, já estão divididos desde setembro último. Outras informações da Rádio Esquina dão conta de que vários Educadores(as) de Igarapé-Miri deverão ser “aproveitados/as” na URE 3 (Abaetetuba) e na SEDUC-Sede. Aguardem!

VEM AÍ...

05 a 07 de novembro: Festival do Açaí/II Encontro das Cobras-Grandes;
06 e 07 de novembro: Provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), envolvendo inúmeros inscritos(as), desde discentes que estão concluindo o Ensino Médio até pessoas que já concluíram esse Nível de Ensino, há alguns anos. Boa Sorte! é o desejo dO Maruim
06 de Novembro: Lançamento do Livro “Encontro das Cobras-Grandes...”, de João Maria Quaresma Júnior (J. Santiago);
Outro Feriadão: isso mesmo: dias 13, 14 e 15/11/2010 – e haja curtição em Igarapé-Miri!

DEZEMBRO – Fórum do Incam – Instituto Caboclo da Amazônia.

VENHA PARA A REDE COM “O MARUIM”

Participar das Edições dO Maruim é muito fácil: basta enviar um e-mail para poemeiro@hotmail.com ou antoniomarcospoeta@yahoo.com.br; você pode enviar Sugestões, Críticas, fotos, notícias (textos curtos), Frases, Pensamentos/Citações (citar a fonte, sempre). Acompanhe O Maruim na grande rede: afolhademaiauata.blogspot.com;

INAUGURAÇÃO: COMPANHIA DE POLICIAMENTO EM IG.-MIRI (AMF)
O MARUIM esteve à recente inauguração do novo Quartel da Política Militar de Igarapé-Miri. Um importante empreendimento público para o Município, não só pelo prédio em si, mas pelas novas viaturas e novos policiais para Igarapé-Miri: tomara que comecemos a reverter os índices de furtos e impunidades, consequentes da histórica desatenção dos governos quem nunca se preocuparam com segurança!

Mais uma Vez...
LADO BOM DE IGARAPÉ-MIRI É EXIBIDO NA MÍDIA PARAENSE
(IFA)

Foi no último dia 04 de novembro (dia do Inventor(a)) que o Programa “Sem Censura Pará”, da TV Cultura, entrevistou o Historiador João Maria Quaresma Júnior (J. Santiago) para tratar do 19º Festival do Açaí de Igarapé-Miri (NE), momento em que o Diretor de Memória da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer falou sobre vários aspectos de nosso Município: Cultura, Economia & Negócios, História e outros. J. Santiago esteve bastante à vontade do outro lado da questão (ele também tem experiência com o Rádio...), sendo entrevistado pela jornalista Renata Ferreira – que apresenta o Programa – e deixou o Povo do Pará bem informado acerca de nosso Município, tendo, ainda, afirmado que Igarapé-Miri está de braços abertos para receber (até) trinta mil pessoas de fora (CORAJOSO!). Parabéns ao Governo da Participação Popular; isso mostra que há pessoas querendo levantar a auto-estima de nosso Povo.

(Poema)

VERSOS DE AÇAÍ
Antonio Marcos Ferreira)

Moleques de bocas pretas
Correm no meio da mata
Na mata do velho solo
Dos engenhos e da cachaça
Cana hoje não existe
Hoje a terra é de açaí
O maior produtor do mundo
É igarapé-Miri
Cultura que conquistou
O Pará e o Brasil
O que fruto tão pai-d’égua
Mais gostoso tu já viu?
Caboclas com panos da testa
Com as mãos pretas no aguidal
Vão amassando e peneirando
O fruto do açaizal
Pra servir como sorvete
Como creme o picolé
Mas para o bom caboclo da região
O bom mesmo é o pirão na hora da refeição!

____________________
SEDUC-PA: 05 SECRETÁRIOS EM MENOS DE 4 ANOS

Isso mesmo: cinco titulares na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) somente nesta Gestão de Ana Júlia de Vasconcelos Carepa (2007/2010). Nunca vi fato semelhante em nenhum outro Governo. Dá, líquido, 0,8 Secretário(a) por ano de trabalho – caso a professora Ana Lúcia Santos (ex-Diretora do Colégio “São Francisco Xavier”, de Abaeteuba) não peça para sai ou seja demitida antes. Menos de 01 (um) Secretário(a)/ano. Sabendo que foram, nessa ordem: Mário Cardoso, Iracy Gallo, Socorro Coelho, Luís Cavalcante e, agora, Ana Lúcia, é possível afirmar que as Mulheres estão em alta nessa Pasta, já que representam 60% (sessenta por cento) de Titulares num universo de cinco Nomes. O professor Cavalcante disse que pediu para sair porque que “já cumpriu” a sua missão na Secretaria, tendo entregado mais de 50 “espaços escolares” à comunidade escolar. E ele afirmou que, agora, depois de um período de descanso, voltará a lecionar na Escola “Palmira Gabriel” e que continuará inabalada a sua amizade com Ana Lúcia Carepa. (Na quarta, 03/11) P. S.: Nesta quinta, 04/11, a Titular da Saúde (Silvia Camaru) também pediu para deixar o cargo. Um auxiliar seu, assumiu.

ACONTECE NO MIRI...
 Copa dos Funcionários Públicos (Futebol) – Organização: DEMEL – Depto Municipal de Esporte e Lazer;
 Copa Rural de Futebol – Org.: Mizael (Brasil) Nonato – baluartes de nosso Esporte Amador. Os PARABÉNS dO Maruim
 Dia 19 de novembro de 2010: Inauguração do Prédio do Fórum de Igarapé-Miri, construído no mesmo lugar do antigo (destruído por ações de vandalismo em dezembro de 2008). Trata-se de uma belíssima obra, que em muito dignificará a nossa Sociedade Miriense.
Frases de (d)efeito:

“A vida é triunfo aos fortes/ E, aos tímidos, pesada cruz.”
(“PROVÉRBIOS”/IFA)

“O sentido da política é a liberdade!” (Hannah Arendt, na obra O que é Política?);



CRÉDITOS:
Antonio Marcos Quaresma Ferreira: poeta, professor de Filosofia (Seduc-PA), Dir. do Núcleo de Cultura e Educação Popular do Incam; antoniomarcospoeta@yahoo.com.br
Israel Fonseca Araújo: poeta/cronista, professor de Língua Portuguesa (Seduc-PA, SEMED – Ig.-Miri), Secretário-Geral do Incam; poemeiro@hotmail.com
__________________


Conheça mais os nossos Trabalhos em: afolhademaiauata.blogspot.com; escolaenedinasampaio.blogspot.com; recantodasletras.uol.com.br/professorisrael;

________________
1 O nome Maruim é uma nobre e feliz lembrança da professora Maria Alexandrino Corrêa, pensado inicialmente para uma Revista Semestral do Incam, mas que foi “tomada” de assalto intelectual por estes editores. Aqui ficam os nossos mais sinceros agradecimentos. (N.E.)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OPINIÃO

Admitir ou ignorar: Somos uma corrente de corruptos

Eu lia uma entrevista do cientista político, Bolívar Lamonier, concedida ao jornal "O Estado de São Paulo". Que afirma "o Brasil é essencialmente corrupto e precisamos encarar isso..."
Ainda segundo Lamonier, há vários motivos para tal fato. Primeiro é o crescimento econômico, lá nos anos 50, desenvolvimentista, acreditávamos que o enriquecimento do país levaria a uma população mais bem educada, isto é, teríamos um estado impessoal, no qual todos que quebrassem a lei seriam punidos, o Brasil enriqueceu e nada disso aconteceu. E sempre que ha um momento de crescimento econômico e modernização, o que é o caso do Brasil, surgem novas oportunidades de corrupção. E é assim em todo lugar, afirma o cientista, França, Japão e no próprio EUA.
A diferença entre eles (EUA) e o Brasil é que nós, os brasileiros, temos o conceito do Bom Selvagem de Jean Jacques Rosseau. "o homem é bom, mas a sociedade o corrompe". Aqui, no Brasil, a elite é ruim, mas o povo é essencialmente bom. Essa impressão é profundamente superficial, pois vamos simplificar, quando você encontra um objeto de valor, você o devolve ao dono, ou ainda, quando você passa um troco errado á uma pessoa, sabendo que o valor é injusto para com a mesma você o devolve, entrega as autoridades? E então, o povo é Bom?
Já os norte-americanos, a cabeça deles não é Russeau, mas a de Thomas Hobbes. Para eles, as pessoas são más. É preciso vigiar o comportamento a toda hora. E preciso cumprir a lei, porque se não cumprir a transgressão será generalizada. Na política, não tem que achar que as pessoas são boas ou más. Tem que olhar as transgressões. E nesse ponto estamos distantes de eliminar, ou pelo menos, diminuir a corrupção nesse país.
Na verdade, nada indica que estamos a caminhos de um mundo melhor, corrupção e clientelismo não estão dando sinais de terem diminuído. acho que estão aumentando...os fatos são evidentes, nós brasileiros temos uma vontade incansável de ter uma vida melhor do que a de nossos pais e as oportunidades de corrupção aparecem, junto com o crescimento econômico, modernização do país - especialmente para a copa de 2014, grandes obras e licitações. Ah! Eu queria ser um "passarinho" dentro desses gabinetes, quantos acordos de campanha estão em jogo. E por ultimo, as imposições para quem transgride as leis. Tudo isso contribui. É... o futuro não nos anima quando o assunto é política!!!

"baseado na entrevista do cientista político ao jornal O

Estado de S. Paulo"

josiel_farias@hotmail.com
Graduando em gestão de Recursos Humanos

A palavra corrupção: sinonimos de depravação, suborno, alteração, sedução. Mas vamos ficar com a última, sedução, parece que quando chegamos lá (administração pública, principalmente) somos seduzidos por quê?