segunda-feira, 24 de maio de 2010

DIRETORIA DO SINTEPP RETOMA AS NEGOCIAÇÕES DO PCCR E PEDE MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS FILIADOS NAS LUTAS DA CATEGORIA



Professores da rede municipal de Igarapé-Miri realizam no dia 11 de maio uma caminhada pelas ruas da cidade organizada pelo SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – Sub Sede Igarapé-Miri). O objetivo do movimento foi chamar a atenção do poder público para a retomada da discussão sobre o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração). Segundo o sindicato, PCCR vem sendo debatido desde o mês de outubro de 2009, e pela Lei 11.738, já deveria ter sido aprovado até dezembro de 2009, todavia governo sindicato até então não conseguiram entrar em consenso.
Após a elaboração de uma nova proposta de Plano construída pela categoria de educadores do município a qual em seguida foi encaminhada pelo sindicato ao Poder Executivo, uma comissão do SINTEPP foi recebida pelo prefeito Roberto Pina e ao final da reunião foi construída uma agenda de reuniões para negociações.
O SINTEPP mantém uma proposta de cargo único que segundo representante do SINTEPP será um avanço enorme na educação do município. A categoria também foi até a câmara municipal e falou aos vereadores sobre sua preocupação com relação ao regime jurídico que naquele dia estava na pauta da casa para reformulação.
A diretoria do SINTEPP aproveita para pedir maior participação dos filiados nas lutas e desafios da categoria.

ASSOCIAÇÃO MUTIRÃO : 20 anos de sonhos, conquistas e desafios

Vinte anos se passaram desde 1990, trabalhadores e trabalhadoras, representantes de organizações sindicais e eclesiais de base pensaram num projeto que viesse dar suporte para os trabalhadores, buscando uma economia sustentável em substituição a monocultura da cana-de-açúcar. Foi nesse momento que surgiu a iniciativa política fruto do acúmulo de vivências e organização que levou a construção de um projeto alternativo de superação do período da estagnação e do êxodo rural para retomada da economia local com organização de processos produtivos reconstruindo os rumos do desenvolvimento do município. Este projeto foi batizado com o nome de “PROJETO MUTIRÃO”.
A história do início do projeto data os dias 30 e 31 de maio de 1990, onde 68 pessoas reunidas na comunidade Tracuateua realizaram o primeiro mutirão na sede da associação com trabalhos de voluntários e solidários que daí em diante continuou mensalmente e sempre aumentando mais pessoas ( um mutirão de dois dias por mês que durou 10 anos: 1990- 2000). Com essa organização os trabalhadores conseguiram comprar uma área 545 hectares localizado às margens do Rio Meruú- Açu/ Ponta Negra com apoio financeiro de uma ONG católica denominada MANITESE ( italiana), que ajudou na construção da infraestrutura: barcos e centro de formação.
Em 2000 foi feita uma avaliação dos 10 anos de mutirão e processo de reflexão a respeito da prática desenvolvida pela associação, sua organização social e cultural.
Em 2004 os produtores de açaí de Igarapé-Miri conquistaram a certificação orgânica do produto. Em comemoração a essa conquista foi realizada em novembro de 2004 a I Festa do Açaí Orgânico que atualmente é um dos principais festivais do município. Em 2008 através do “Projeto Produzir” foram formadas mais de 420 famílias agroextrativista, a estas famílias foram distribuídas cerca de 10 mil mudas de vegetais permanentes.
Ao completar 20 anos de história o Projeto Mutirão continua sendo materialização da luta contínua pela valorização da qualidade de vida e pela consolidação de um novo projeto de desenvolvimento para o município.

sábado, 1 de maio de 2010

CULTURA



ANAPU VAI SEDIAR A II EDIÇÃO DA FEIRA DA CULTURA RIBEIRINHA


A Diretoria Executiva do Instituto Caboclo da Amazônia (INCAM) reuniu, neste domingo (25), com representantes do Conselho de Distrital do Anapu, juntamente com a Comunidade Católica de ALTO ANAPU, para anunciar o nome da localidade como sede II Edição da Feira da Cultura Ribeirinha, das Ilhas de Igarapé-Miri. O evento, que teve sua primeira edição no ano passado no distrito Maiauatá (Comunidade de Mamangalzinho), surgiu com a proposta de contribuir com o resgate e apropriação da tradição cultural das comunidades ribeirinhas do município de Igarapé-Miri. A decisão da escolha da comunidade como sede Feira Ribeirinha deste ano foi anunciada pela diretoria executiva do INCAM, representada pelos Senhores: Profº Isaac Fonseca Araújo (Presidente), Profº Israel Araújo (Secretário-Geral) e Profº Antonio Marcos Ferreira (Diretor do Núcleo Cultura e Educação Popular), na comitiva também estavam a professora Vanilza Moraes (esposa de Antonio Marcos e integrante do Núcleo de Cultura) e Sra. Keila Santos (Esposa de Isaac Araújo). A Feira Ribeirinha deste ano acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto e debaterá a temática "Água, Economia e Desenvolvimento Sustentável". A Diretoria do Instituto sai de Anapu bastante entusiasmada com a empolgação das várias dezenas de pessoas presentes à citada Reunião. A perspectiva é que em 2010 seja superado o sucesso do Evento de 2009, do Distrito Maiauatá.