sábado, 4 de julho de 2009

Política e sociedade

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO REVELA QUE POPULAÇÃO QUER INVESTIMENTO NO SOCIAL

Um Seminário realizado pela equipe do Governo Pina (Governo da Participação Popular) no dia 11 de junho no colégio Estadual Manoel Antonio de Castro (MAC) revelou os números resultantes das plenárias do orçamento participativo, realizadas recentemente nos oito distritos administrativos do município, revelou que a população de Igarapé-Miri quer mesmo investimentos prioritários em políticas sociais. Segundo Mirta Carvalho, da equipe de planejamento do governo, dos oito distritos administrativos do município, cinco deles elegeram políticas sociais como prioridade. A dinâmica das plenárias foi encaminhada por quatro grupos de trabalhos que discutiram as temáticas: Políticas Sociais, Gestão Pública, Desenvolvimento Socioeconômico e Infraestrutura e transporte. Nas plenárias no distrito Cidade a principal prioridade (que precisa de ação imediata do município) apontada pela comunidade foi infraestrutura e transporte,em segundo lugar ficaram Políticas Sociais e Gestão Pública em terceiro. No distrito Maiauatá que corresponde a Vila e adjacências, Políticas Sociais ficou em 1º lugar, seguido de Infraestrutura e Desenvolvimento.As dos demais distritos votaram nas prioridades máximas seguintes: Meruu Açu: Políticas Sociais; Anapu: Infraestrutura ; Panacauera: Políticas Sociais; Caji: infraestrutura; e Alto Meruu: Políticas Sociais.O resultado das plenárias servirá de orientação para a aplicação dos recursos do governo municipal. Segundo Mirta, as plenárias farão parte de uma política de diálogo constante com a comunidade durante o governo Pina e que deverá (se houver boa intenção dos governos posteriores) consolidar-se como política permanente no município de Igarapé-Miri.

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO

Açaí de Igarapé-Miri foi manchete no Globo Repórter

Estudos dizem que o fruto da Amazônia ajuda a prevenir o câncer, diabetes e doenças cardíacas.

A edição especial sobre a Amazônia do programa Globo Repórter da Rede Globo de Televisão, que foi ao ar no ultimo dia 12 de junho, visitou Igarapé-Miri (município conhecido como capital mundial do Açaí)para falar do açaí. Um fruto que já conquistou o povo brasileiro e tem chegado até outros países da América e Europa.A reportagem lembrou que até pouco tempo (mais ou menos 10 anos) o açaí era uma fruta sem valor, e a extração do palmito (dessa palmeira) era a única utilidade do produto. Foi o momento e que produtores mirienses descobriram que a palmeira em pé poderia dar mais lucro e pediram ajuda Universidade Federal do Pará, com o intuito de encontrar uma fórmula para transformar o açaí em dinheiro.Para o professor Ailton Pires de Lima do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema), não é fácil rimar desenvolvimento sustentável com preservação da natureza. Mas foi o que aconteceu na região. "Nós entendemos que o primeiro problema deles é que estavam muito presos aos atravessadores. Alguns comerciantes levavam o produto deles sem nenhuma garantia. Muitas vezes, diziam que não conseguiam comercializar e pagavam o que queriam", lembra o professor.
Com ajuda da Universidade produtores mirienses construíram uma pequena fábrica de beneficiamento do açaí "Na pequena indústria, começamos a comercializar açaí com por um valor bem melhor. Isso nos ajudou muito e nos motivou ainda mais. Criamos uma cooperativa. Depois veio outra, e mais outra. Hoje temos várias no município",comemoram João Serrão e Raimunda Almeida (Mundinha). Já são mais de 20 mil famílias trabalhando com o açaí na região.As cooperativas se organizaram para beneficiar os frutos e conseguir preços bem melhores. O agricultor Marco Noda que herdou a plantação hoje tem cem mil pés de açaí. Com isso, dá para abastecer o mercado durante seis meses, na entressafra.Segundo ele, manejar tudo para a entressafra compensa. O produtor abriu até um canal aberto para facilitar o transporte da produção na época das chuvas.
A reportagem mostrou como na hora do almoço, o Mercado do Ver o Peso, em Belém, fica lotado de pessoas consumindo o produto com peixe frito. Segundo a reportagem, ao contrário do que se pensava, açaí não combate a anemia, mas tem muitas outras propriedades. E para quem só pensa nas calorias de um bom pote de açaí... "Um copo contendo aproximadamente 100ml equivale a 67 calorias. Ou seja, é um fruto que contribui com o valor energético. Por outro lado, a quantidade de fibra, em torno de 6,7%, também é extremamente importante", afirma a nutricionista Lúcia Yuyama, coordenadora de pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).O açaí é também, antioxidante. Uma pesquisa mostra que tomar aproximadamente 100ml de açaí por dia é equivalente à proteção de um copo de vinho. O perfil de gorduras do açaí é muito parecido com o do óleo de oliva, que é reconhecido por ter um perfil propício para a saúde. O açaí ajuda a prevenir doenças que estariam relacionadas ao coração. Segundo o diz o professor Jesus N.S. de Souza, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA.
Nós teríamos que pensar sempre no número de calorias que seriam ingeridas durante o dia. Se você tiver uma dieta balanceada, com número máximo de calorias, poderia utilizar o açaí, limitando uma quantidade diária". Para saber o que de fato nosso organismo aproveita dessa fruta, um grupo de pesquisadores testou o que acontece quando comemos açaí. Cada voluntário consumiu 500ml do produto, durante 24 horas eles fizeram exames de sangue e urina. E os resultados foram animadores. "A quantidade absorvida é pouca em relação ao que tem no açaí. Mas essa quantidade é suficiente para beneficiar a saúde. Podemos prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes", revela Camila Bastos, engenheira de alimentos da UFPa.

ENCANTO LITERÁRIO

UMA VOZ

Há uma voz parada no ar
E no coração a vontade de falar
Essa voz que penetra os ouvidos
Há alguém permanente presente
E as retinas lutam nos seus olhos
Para enxergá-los diferente
Mas essa voz
E esse alguém
Só falam uma coisa
Um coração disposto a amá-los!


Marcio Silva Pantoja (Estudante do 1º ano da Enedina Sampaio)