sábado, 24 de janeiro de 2009

20 DE JANEIRO EM VILA MAIAUATÁ: COMUNIDADE REUNIU ROMEIROS DE DIVERSOS RECANTOS, DURANTE A TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO



A Vila de Maiauatá é a sede do 2º distrito do município de Igarapé-Miri. Localizada à margem do rio Meruú Açu na pequena baía formada pelo encontro das águas dos rios Meruú e rio Maiauatá.
A constituição do distrito ocorreu em 30 de dezembro de 1943, através do decreto Lei 4.505. A privilegiada localização permite ao porto de Vila Maiauatá ser um importante entreposto comercial para as ilhas e cidades da região baixo-tocantina.
Segundo o historiador Eládio Lobato, durante a penúltima década do século XIX chegaram à localidade os senhores Gil Braz Alves, Feliciano Martins e José Valloes e estabeleceran-se na Ilha de Concórdia (antigo nome de Vila Maiauatá). Os novos moradores oriundos do Estado do Maranhão, descendentes de europeus, logo iniciaram uma devoção a Santo Antonio, que teve curta duração. No ano de 1900 deram início a devoção à Virgem de Nazaré (hoje padroeira da comunidade católica de Vila Maiauatá).
A festa de São Sebastião teve seu início em 1925, com o coronel Sebastião Pantoja, patriarca de uma das grandes famílias residentes às proximidade do então povoado de Concórdia. A festa era realizada na Casa-Grande, de propriedade do patriarca, com uma vasta programação religiosa e com bailes dançantes no encerramento. Os bailes eram repletos de muito respeito, onde se exigia do cavalheiro trajes de gala (inclusive paletó e gravata).
Com o tempo, a festa de São Sebastião, transformou-se na mais tradicional programação religiosa e opção turística de Vila Maiauatá, realizando-se sempre no mês de janeiro, encerrando-se no dia 20, com Missa matinal e procissão vespertina. A festa secular estende-se pelos dias 21 e 22 com o tradicional bloco do sujo, atraindo visitantes de Igarapé-Miri, Abaetetuba, Belém e outras cidades da região. Os brincantes saem às ruas com os corpos pintados, relembrando a tradição das origens indígenas, onde cada brincante transforma-se em “Bicho Folharal” de Vila Maiauatá.

(Por Profº. e Econ. Rosário Pantoja e Profº. Antonio Marcos Ferreira)Obs: Registro de evento na Paratur
Igarapé-Miri
Nome do Evento: Festival de São Sebastião com carnaval do sujo tradicional
Data/período do evento: 12 a 22 de janeiro
Localidade: Distrito de Vila Maiauatá
Entidade promotora: Comunidade Cristã de Vila Maiauatá e Paróquia de Santana
Fone/Fax: (91)3155-1156/81493315/96099801

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

EM APENAS UM MÊS APOS LANÇAMENTO, "CONTRASTES, poemas que nascem na Amazônia ", JÁ TEM 1ª EDIÇÃO QUASE ESGOTADA. AUTORES JÁ PENSAM EM NOVA TIRAGEM


Publicado no dia 14 de novembro de 2008, conforme foi veiculado pela imprensa da região, a obra literária CONTRASTES, poemas que nascem na Amazônia,de autoria dos poetas/professores Antonio Marcos Ferreira & Israel Fonseca Araújo , já tem 90 % da 1 ª edição esgota. A procura tem surpreendido até mesmo os autores que estão muito satisfeitos com a esse primeiro momento da obra. Os autores já pensam em divulgar o trabalho em outros municípios, já que a crítica tem sido plenamente positiva. Para o escritor Eron de Carvalho ( da Academia Interiorana de Letras e da União Brasileira de Trovadores, Contrastes, embora com uma proposta universal, possui um conteúdo leve, que aproxima-se do leitor, A professora Gilmara Matos (Com Mestrado em Estudos Lingüísticos e Literários) diz que a obra é simplesmente impressionante e deve por mérito incontestável fazer parte do acervo da leituras paradidáticas da região.Já o Escritor Nazareno Gomes, diz, a forma como os autores falam da Amazônia é digna de admiração e reconhecimento,parabéns,diz.Da mesma forma J.Anestor da Associação Artística Ananin, também teceu comentário positivo a respeito da obra,”Ótimo trabalho, afirma” . Entrevistados por uma importante Rádio da Capital ao autores reafirmaram a proposta de um segunda edição da obra.


Informações para= aquisicao(091) 91965746 Falar com Antonio Marcos Ferreira ou(091)81849473 falar com Israel Araújo, ou pelo e-mail antoniomarcospoeta@gmail.com

VEREADORES TAMBÉM FORAM DIPLOMADOS: VILA PELA PRIMEIRA VEZ CONTA COM QUATRO VEREADORES E O PRESIDENTE DA CÂMARA.

A câmara municipal de Igarapé-Miri recebeu os vereadores diplomados em ato cerimonial para o mandato de 4 anos. Com 50 % de renovação os novos e reeleitos parlamentares terão a missão de representar os interesses coletivos. Os vereadores diplomados foram: Wladimir Santa Maria/Fuxico e Constância (do DEM), Miguel Dílson/JHAY Elivelto Miranda (PT),Toninho Quaresma, Santury e Mendonça (PMDB) , Carmozinha (PV) , Maria José e João do Carmo(PSB).Pela 1ª Vez na Historia a Vila de Maiauatá terá quatro parlamentares e o presidente da Câmara: Sendo Eles:Wladimir Santa Maria, Miguel Dílson/JHAY Toninho e Santury. Outro fator relevante para a Terra de Concórdia foi a eleição de Jhay/PT para a presidência da câmara municipal dos vereadores, “que bom que além do executivo teremos também o legislativo a nosso favor, diz Jhay,este foi um fator de suma importância para o andamento das propostas onde buscaremos defender a ética e transparência no exercício do nosso mandato, conclui o vereador.Os vereadores Toninho e Santury, afirmaram que pretendem trabalhar em parceria com o governo defendendo sempre os interesses de todos, o vereador Wladimir, disse a nossa redação, que não pretende fazer o oposição radical, porém vai priorizar aquilo que for melhor para o povo.(Reportagem:Antonio Marcos Ferreira)

ROBERTO PINA É DIPLOMADO E EMPOSSADO NOVO PREFEITO DE IGARAPÉ-MIRI


Aconteceu no final do mês de dezembro na sede do poder legislativo (auditório da câmara municipal dos vereadores) a diplomação do novo prefeito de Igarapé-Miri, Roberto Pina de Oliveira, o evento foi acompanhado por um grande contingente formado por autoridades, imprensa local e publico em geral. Já a festa de posse do novo prefeito foi realizada no dia 1° de Janeiro na Praça Sarges Barros após ato cerimonial e foi marcada por um clima de festa popular feita por eleitores que vestiram a camisa da chapa “Com a força do povo”. A posse do novo prefeito também foi marcada por mais três atos, sendo uma Missa na Igreja de Santana, um Culto Evangélico no colégio Estadual Manoel Antonio de Castro (MAC)) e uma Celebração Ecumênica em Vila Maiauatá que pela primeira vez também teve o “gostinho” de participar dos atos de posse de um prefeito. A lista dos secretários já foi anunciada por Roberto Pina, dentre os que aparecem na lista estão o nome do Vice-prefeito (Francisco Pantoja), que assumirá a Secretaria de Saúde, Professora Benoca que assumirá a secretaria de Cultura e o Professor Janilson Oliveira, que assumirá a Educação no município de Igarapé-Miri. Boa Sorte e Bom Trabalho à nova gestão municipal, é o que deseja a equipe da FOLHA (Por Antonio Marcos)